O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o restabelecimento da prisão de Roberto Jefferson.
Na decisão, Moraes argumenta que Jefferson descumpriu as medidas cautelares impostas a ele. O ex-deputado está em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, desde janeiro deste ano.
“Diante do exposto, em face do reiterado desrespeito às medidas restritivas estabelecidas, restabeleço a prisão de Roberto Jefferson Monteiro Francisco, a ser efetivada pela Polícia Federal”, decidiu Moraes. “Ele deve ser recolhido, imediatamente, ao estabelecimento prisional.” O ministro ainda ordenou a busca e apreensão na casa de Jefferson.
Na manhã deste domingo, 23, vídeos que circulam nas redes sociais mostravam agentes da Polícia Federal (PF) na casa de Jefferson. O ex-deputado trocou tiro com a polícia.
Relacionadas
De acordo com Moraes, em diversas ocasiões Jefferson descumpriu as medidas cautelares impostas pela Justiça durante o cumprimento da prisão domiciliar. “Ele recebeu visitas, passou orientações aos dirigentes do PTB, concedeu entrevistas ao canal Jovem Pan, compartilhou notícias fraudulentas”, entre outros pontos elencados pelo magistrado.
A decisão também citou o vídeo do ex-deputado com ofensas à ministra Cármen Lúcia. “O vídeo contém agressões abjetas em face da ministra Cármen Lúcia com teor, machista, misógino e criminoso”, comunicou Moraes.
O jurista Fabricio Rebelo explica que Roberto Jefferson teve a prisão decretada por descumprir as medidas cautelares. “Ele já estava em prisão domiciliar e desrespeitou seus termos”, escreveu Rebelo em seu Twitter. “Isso leva à revogação do benefício e gera o novo encarceramento. Entendo que a prisão originária, advinda de um inquérito ilegal, já era irregular em si mesma, mas, ao agir como agiu, ele sabia exatamente o que estava fazendo e o que aconteceria.”
Relacionadas
De acordo com Moraes, as condutas de Jefferson podem configurar em novos crimes, “entre eles os delitos de calúnia, difamação, injúria e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito”.
“Ele recebeu visitas, passou orientações aos dirigentes do Partidp, concedeu entrevistas a um canal de TV e compartilhou notícias fraudulentas”
Parece um certo preso famoso de Curitiba.
Após repudiar o ataque armado de Roberto Jefferson contra agentes da Polícia Federal, o presidente Jair Bolsonaro negou que tivesse qualquer relação com Jefferson.
“Não tem uma foto dele comigo, nada”, disse uma live aos seus seguidores na tarde deste domingo.
A afirmação, no entanto, é falsa — e as redes sociais foram tomadas de imagens de Bolsonaro ao lado do ex-deputado do PTB.
Apoiador voraz de Bolsonaro, Roberto Jefferson foi preso em agosto de 2021 sob a acusação de ataque contra os poderes da República e o estado democrático de direito, mas estava em prisão domiciliar. Antes disso, porém, se encontrou com Bolsonaro algumas vezes.
Em novembro do ano passado, o PTB compartilhou uma foto de Jefferson ao lado de Bolsonaro para divulgar uma entrevista em que ex-deputado expressa sua vontade de ver Bolsonaro de volta ao partido. Pouco antes, em abril, compartilhou um retrato em que Jefferson aparece ao lado de Bolsonaro durante um encontro no Palácio do Planalto.
Embora tente se desvincular de Jefferson, apoiadores de Bolsonaro contrários à prisão de Jefferson se reuniram em frente à casa do ex-deputado.
Daniel Silveira, perdoado pelo presidente após ser condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaças à democracia e aos ministros do Supremo Tribunal Federal, convocou os seguidores nas redes sociais para se reunirem na casa de Jefferson, mas voltou atrás após receber “ordens para recuar”.
Parabéns aos membros do STF.
Vocês estão preparando uma ditadura que se aproxima através de suas atitudes.
Vocês libertaram o Lula da prisão com o objetivo de que concorresse à eleição
Vocês estão dando o roteiro para o Lula de como deve proceder.
A Polícia e o exército cumprem ordens, sejam corretas ou não, caso contrário serão presos. No futuro serão brutais com o povo.
E QUEM VAI SEGURAR TAMBÉM AS MILÍCIAS LULISTAS QUE SÃO CAPAZES DE MATAR?
A VENEZUELA ESTÁ CHEIA DE MILICIANOS DO GOVERNO DE MADURO QUE MATAM E DENUNCIAM QUEM ESTÁ CONTRA O GOVERNO.
PREPAREM-SE BRASILEIROS.
A DITADURA É IMPLACÁVEL.
Por que será que o imperador alopécico pinta e borda e o resto da patota do stf não tuge nem muge? Afinal das contas o stf está sofrendo um tremendo desgaste e sua credibilidade e prestígio já se encontram nas profundezas das Fossas Marianas. Parece que os ministros estão com um complexo de lemingue, aquele ratinho da Noruega com tendência suicida…
Ele tinha razão mas perdeu com as atitudes tresloucadas q cometeu. Fez bem o presidente em deixar isso bem claro.
Roberto Jefferson é uma pessoa doente e frágil que diante de uma perseguição injusta decidiu heroicamente resistir. Se for abatido será nossa Mariele, só que de verdade.
E se o Roberto Jeferson surtou devido à perseguição ilegal e inconstitucional que vem sofrendo?
Jefferson esta certo,querem amordaçar os brasileiros,