O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta terça-feira, 20, o pedido de Jair Bolsonaro para não depor presencialmente na Polícia Federal (PF), sobre o caso da suposta trama de um golpe de Estado.
A defesa do ex-presidente informou que ele não teve acesso integral aos autos, e, por isso, se manterá em silêncio, durante a oitiva da PF. Dessa forma, os advogados solicitaram a Moraes a dispensa do depoimento presencial à sede da PF.
“A defesa tem conhecimento da Súmula Vinculante 14 do STF e da jurisprudência pacificada em relação à colaboração premiada, porém insiste nos mesmos argumentos já rejeitados em decisão anterior, onde ficou absolutamente claro que o investigado teve acesso integral à todas as diligências efetivadas e provas juntadas aos autos e que não há motivos para qualquer adiamento do depoimento marcado pela PF para o dia 22 de fevereiro próximo”, escreveu Moraes, na decisão.
Pedido de Bolsonaro a Moraes
No pedido negado agora por Moraes, a defesa esclareceu um ponto destacado por Moraes. “Ante todo o exposto, uma vez que o peticionário fará uso do direito ao silêncio nos termos da presente manifestação, requer seja dispensado do comparecimento pessoal, conforme já discutido previamente com vossa excelência em outras oitivas, notadamente em virtude de preocupações relacionadas à logística e segurança apresentadas pela autoridade policial”, argumentaram os advogados Paulo Bueno, Fabio Wajngarten e Daniel Tesser.
Leia também: “Prova? Para que prova?”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 204 da Revista Oeste
O erro de Bolsonaro foi ser humilde como a pomba, mas não prudente como a serpente. Que Deus ajude o Brasil. É bom que nos arrependamos logo, ou então, colheremos os frutos de nossos erros.
Boa noite. Primeiramente, parabéns jornalistas e comentaristas do OESTE SEM FILTRO pelo trabalho de jornalismo independente! Senhores comentaristas, os senhores acreditam que o ex-presidente Bolsonaro irá sair livre do depoimento na Polícia Federal? Eu não acredito! É ARMADILHA! Espero que eu esteja errado, mas algo me diz que ele irá cair em uma armadilha! Deus ajude o Brasil e os brasileiros! Deus perdoe esses algozes de nosso País, pois eles não sabem o que estão plantando, e o que irão colher lá na frente! Ezriel Cardoso de Uberlândia MG!
Quando dos inquéritos relativos ao lula e sua eventual detenção ou prisão, o juiz ( à época) Sérgio Moro bem pontuou: trata-se de ex presidente e assim é prudente haver cautela. Com plena certeza que tal realidade bem se aplica ao atual funcionário público envolvido em análoga situação.