O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória a Jean de Brito da Silva, de 27 anos, nesta terça-feira, 18, preso no 8 de janeiro. Catador de materiais reciclados, o jovem tem autismo e deficiência intelectual moderada. O juiz do STF atendeu a um pedido da defesa, que ressaltou na ação as comorbidades do jovem. Oeste revelou o caso de Silva, há pouco mais de uma semana.
Silva foi detido durante os protestos na Praça dos Três Poderes. Segundo a defesa do manifestante, a polícia o prendeu perto do Palácio do Planalto, onde ele tentava ajudar um grupo de idosas que fugia de bombas de efeito moral. Naquela ocasião, agentes tentavam conter a ação de vândalos ao patrimônio público. Os advogados de Silva garantem que ele não destruiu nada.
A partir de agora, Silva vai ter de usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras medidas restritivas, como não se aproximar de outros manifestantes do 8 de janeiro em liberdade provisória, além de não poder acessar redes sociais.
O catador de materiais reciclados chegou a Brasília depois de embarcar em um ônibus com manifestantes contrários a Lula. Seu objetivo era “protestar contra o aborto”. O comboio saiu de Juara, no interior de Mato Grosso, a pouco mais de 650 quilômetros ao norte da capital do Estado, Cuiabá. O jovem não comunicou a seus pais, com quem vive desde que nasceu, da viagem. A família, que o procurava, tomou conhecimento do caso só após a prisão de Silva.
Leia também: “Esquecidos no cárcere”, reportagem publicada na Edição 173 da Revista Oeste
Privar a liberdade de um jovem altista q nao fez nada é ser desumano. Qdo petistas em protestos, quebravam vitrines, destruiam onibus, containers de lixo ninguem ia preso. Nunca pensei q o nosso Brasil ia passar por isto.
Êxodo 23:6,7
Não cometerás injustiça contra nenhuma pessoa pobre, quando esta comparecer diante do tribunal.…
Levítico 19:15
Não cometerás injustiça no julgamento. Não farás acepção de pessoas com relação ao pobre, nem te deixarás levar por preferência pelo que tem poder: segundo a justiça julgarás o teu próximo.
Miquéias 3:1-3,9-12
Então eu disse: Ouvi, rogo-vos, ó chefes de Jacó, e vós, ó príncipes da Casa de Israel: Não sois vós conhecedores do direito?…
Deuteronômio 1:17
Não façais acepção de pessoas no julgamento: ouvireis de igual modo o pequeno e o grande. A ninguém temais, porque a sentença é de Deus. Se a causa for muito difícil para vós, vós a dirigireis a mim, para que eu a ouça!
2 Crônicas 19:7
Que o temor de Yahweh, o SENHOR, desde agora esteja convosco; tende portanto muito cuidado no que fazeis, porque não há injustiça ou parcialidade no SENHOR nosso Deus, e ele não aceita qualquer espécie de suborno!”
Jó 34:19
Não é verdade que ele não faz discriminação em benefício de príncipes, nem estima o rico mais que o pobre; pois todos são obra de suas mãos?
Provérbios 18:5
Não é direito favorecer os ímpios para privar da justiça o justo.
Gálatas 2:6
E aqueles que pareciam ser influentes, ainda que o tenham sido no passado, isso não faz diferença para mim, pois Deus não julga segundo as aparências humanas. Esses, que pareciam ser muito importantes, nada me acrescentaram.
Isaías 10:1 NBV-P
Ai dos juízes desonestos! Ai das autoridades que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores.
Nao fique preocupado que no tempo certo DEUS IRA DAR A DEVIDA RESPOSTA PARA A SUA VIDA. Todos os envolvidos com a Justiça na Palavra de Deus receberam uma resposta.
Ai dos juízes injustos e dos que decretam leis injustas, que não deixam haver justiça para os pobres, para as viúvas e para os órfãos. Sim, porque a verdade é que até chegam a roubar as viúvas e os órfãos.
Que farão vocês quando vier castigar-vos nesse dia em que vos trouxer a desolação duma terra distante? Para quem hão-de vocês voltar-se a pedir ajuda? Onde vão vocês pôr os vossos tesouros de forma a ficarem em segurança?
Isaías 10:1,3
Força Sr Ministro Alexandre, nao fique preocupado com o povo ignorante que passa todo o tempo atacando, reprovando, e passa todos os dias comentando as suas açoes. Nao fiq
Com todo respeito aos digníssimos do supremo, mas a impressão que se tem é de uma ação de recolhimento de um ‘bando’ de animais, numa espécie de carrocinha, sendo depositados num canto qualquer, sem nenhuma preocupação com tais ‘bichos’. Mas, lógico, apenas impressão.
Que atitude mais humana a de Moraes: prende um autista por 7 meses e, num rasgo de benevolência, liberta-o , com a condição do uso de “tornozeleira eletrônica” . Oremos a nosso guru togado 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Que benevolência!
O cabeça de ovo é malévolo! Tem requintes de crueldade! Tudo errado, ilegal, injusto, inconstitucional,desde 8 de janeiro! Mas ele insiste no absurdo! Está assando a sua batata! Seu futuro é negro! Escolheu seu carma: vai apodrecer em vida!
A manchete está incorreta. O certo seria dizer: Moraes MANTÉM autista preso desde 09/01. Liberdade provisória concedida mas com tornozeleira eletrônica. Pela manchete, parece que Moraes foi benevolente.
O capitão só tirou esse coitado da masmorra porque saiu na mídia. Coitados dos outros que ainda estão lá. Prisão perpétua. E os que saíram mas estão com tornozeleira também estão condenados até a morte.
Esse é mais daqueles q iam derrubar a república. Ali tinha gente com Bíblia na mão, vendedor de algodão doce, senhorinhas e um coitado de um autista. Revolução à brasileira. Incrível!
Se o rapaz tem deficiência intelectual ele não deveria ser considerado inimputável? como ele pode ter ficado preso mais de seis meses e ainda sim ter que ir usar tornozeleira eletronica, sem dizer que ele nem foi detido na cena do crime, ou seja, não tem evidência nenhuma que ele invadiu ou quebrou alguma coisa
O CABEÇA DE OVO DEVERIA TER UMA TORNOZELEIRA COMO BRINCO.
Inacreditavel um autista com tornozeleira. É por isso q o povo está indignado com esse ditador, monstro. Justiça divina no comando.
Inacreditável mesmo. Mais inacreditável é o silêncio de quem poderia conter esse excesso: o senado e o próprio STF