O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar de Brasília a São Paulo. A viagem ocorreu em 26 de março, um dia antes da final do Campeonato Paulista. Na ocasião, o Corinthians, time para o qual o ministro torce, e o Palmeiras, maior rival, se enfrentaram na Neo Química Arena, em Itaquera, na zona leste da capital paulista. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A viagem com a aeronave da FAB ocorreu por razões de segurança, de acordo com informações do site da Força Aérea. A Folha confirmou que Moraes estava a bordo.
Horas depois de participar de uma sessão da 1ª Turma do STF, onde se deu a abertura de um processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de uma suposta tentativa de golpe, Moraes partiu para São Paulo. Já na capital paulista, o magistrado participou remotamente de julgamentos da Corte no dia seguinte.
Alexandre de Moraes utilizou uma aeronave da FAB para ir ao jogo do Corinthians na final do Campeonato Paulista, na última quarta-feira.
— Herrera 𝕏 (@HerreraNews1) April 1, 2025
O ministro justificou o uso do avião como medida de segurança, possivelmente em razão dos eventos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. pic.twitter.com/GK0TFMAoGI
Alexandre de Moraes e Dino nas arquibancadas
À noite, Moraes, assistiu à final do Campeonato Paulista ao lado do ministro Flávio Dino, que, apesar de ser botafoguense, vestia a camisa do time paulista. O jogo terminou com um empate sem gols, suficiente para garantir ao Corinthians o trigésimo primeiro título estadual diante de quase 50 mil torcedores.
Desde os atos do 8 de janeiro, o uso de aeronaves da FAB por ministros do STF tornou-se mais comum. Detalhes desses voos são mantidos em sigilo. No site da Força Aérea, não há menção explícita do STF como a instituição responsável por solicitar as aeronaves.
O sigilo no uso de aeronaves da FAB
Em abril de 2024, o Tribunal de Contas da União autorizou que detalhes dessas viagens fossem mantidos sob sigilo por razões de segurança. Essa medida tem sido usada para proteger a identidade dos passageiros, mesmo quando juízes pegam caronas em voos requisitados por outras autoridades.
Em declarações anteriores sobre o uso das aeronaves da FAB, o STF afirmou que pedidos de “apoio” seguem “rigorosamente a legislação vigente”, conforme o decreto nº 10.267/2020. O tribunal destacou que “a principal motivação para solicitações é a garantia da segurança das autoridades com base em análises técnicas”.
Segurança? O cara mais amado do Brasil, que transita à vontade junto a seus súditos e escravos psicológicos, adorado por crianças, jovens, adultos, idosos de todas as profissões, especialmente os patriotas, segurança para quê? E, ainda, junto ao balofo mais querido e fofo da republiqueta, Flávio Dino!
Como Corinthiano me envergonha ver um fascista com nossa camisa , não merecemos isso.
As pessoas estão curtindo as publicações pelo teor do assunto. Portanto, a maioria das notícias são marcadas como não gostei, e as colunas de opiniões o contrário. Eu avalio a importância da notícia e a qualidade do texto no que tange a informar. Independente de ver os ministros gastando ainda mais nosso dinheiro para ir a estádio de futebol, ou ter que ver Flávio Dino fardado de corintiano, marquei como gostei, porque a informação é importante, ainda que dê náusea.
*MANDAVA REALIZAR O JOGO EM BRASILIA E SEM PUBLICO!*
A gaviões da fiel repudiou a presença desse ser maléfico como“ torcedor “ do Corinthians e esperamos que essa figura nunca mais apareça nos nossos jogos. E não adianta mandar “amigos” postar mensagens de apoio . A nação corintiana não o querem usando nossa amada camisa