O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira, 5, para condenar nove supostos integrantes do núcleo de executores do 8 de janeiro.
Ainda é necessário que os demais juízes do STF depositem suas decisões no plenário virtual da Corte. Eles têm até 12 de abril para isso.
Desde o início das apurações que envolvem os protestos em Brasília, o STF dividiu as pessoas nos seguintes núcleos: executores, financiadores, autores intelectuais e autoridades públicas envolvidas.
Veja a lista de supostos executores do 8 de janeiro que Moraes votou para condenar
- Frederico Rosario Fusco de Oliveira: 14 anos;
- Marileide Marcelino da Silva: 14 anos;
- Paulo Augusto Bugarah: 17 anos;
- Maria Irani Teixeira Bomfim: 14 anos;
- Lindinalva Pereira de Castro: 14 anos;
- Givair Batista Souza: 14 anos;
- Rodrigo de Oliveira Barbosa: 14 anos;
- Margarete Pires Salviano: 14 anos;
- Luis Carlos de Carvalho Fonseca: 17 anos.
Condenados
O STF já condenou mais de 130 pessoas por causa do 8 de janeiro. As penas chegam a 17 anos, além de uma “multa solidária” proporcional em cima dos danos na Praça dos Três Poderes avaliados em aproximadamente R$ 30 milhões.
Paralelo ao julgamento, mais de mil ações penais contra pessoas detidas no Quartel-General do Exército em Brasília foram suspensas. Isso porque a Procuradoria-Geral da República tenta firmar um acordo de não persecução penal no qual os réus assumem crimes, se comprometem a pagar uma multa e a cumprir outras determinações, para se livrar da tornozeleira eletrônica e de demais medidas cautelares.
Leia também: “Esquecidos no cárcere”, reportagem publicada na Edição 207 da Revista Oeste
Povo brasileiro de VERDADE, os convoco para acabar com essa ditadura implantada pelo Luladrão/STF/STJ/TSE/TCU
Tem que condenar esses FDS do STF, STJ, TSE e TCU.
segundo a nossa injustiça, esses são condenados por um golpe que não ocorreu e que não tinha nenhuma coordenação. No Brasil estamos oferecendo a ditaduras pelo mundo a justiça da condenação sem crime especificado. até na justiça do Stalin os inocentes eram acusados de algo palpável.
Não sei. Depois de ouvir as falas Missao dada Missão Cumprida, Perdeu Mané, Cala Boca já Morreu,…entre outras tudo fica obscuro nessas condenações de pessoas q estavam protestando livre em areas de quartéis autorizadas por eles. Tenho um sentimento de trvanche do tipo mexeu com um mexeu com todos. Coisa feia….
Não reúno dúvida de que a Providência penalizará o carrasco. Questão de tempo, que virá!!
Não sei se devem ou não ser penalizados. Onde foi o dano causado e a reanagressao desses réus. Mas a meu ver primeiro não se trata de crime de hoje de estado. Não houve levante não houve armas etc. 14 …17 anos. A gente não vê traficantes, milicianos, bandidos comnpensas tão altas. Não sei…sou leigo mas é o que vejo no dia a dia.
Aos 78 anos não entendo mais o que é ANTIDEMOCRÁTICO e GOLPISMO. Vandalismos semelhantes de alguns patriotas que se manifestaram sempre pacíficamente e sem antecedentes criminais, sequer foram julgados em passado recente quando os envolvidos eram da esquerda e extrema esquerda e violentos. Fui tucano desde a fundação do partido até 2019 ano que se revelaram maus caráteres como FHC, DORIA e companheiros unicamente por ódio ao governo Bolsonaro e aos bolsonaristas ex tucanos como eu. Que vergonha ter votado nessa gente especialmente Alckimin que não se envergonha de dizer que é cristão e enaltece no altar de uma missa em homenagem a Flavio Dino (comunista cristão?) com a seguinte demência: “quis o destino que Flavio Dino na hora certa e no momento certo fosse o Ministro da Justiça e Segurança para ajudar a salvar nossa democracia e evitar o golpismo”. Como consegue dormir esse CRISTÃO Alckimin sabendo que seus irmãos de fé possivelmente ex tucanos estão sendo injustamente julgados como golpistas em última instância com requintes de perversidade, por terem opinião ?
Também acho!
Os dois mudinhos indicados por Bolsonaro deveriam ter dignidade e votar pela absolvição, mesmo sabendo que serão votos vencidos.
Já fazem parte da corja. Mal abrem a boca.