O senador Sergio Moro (União-PR) se manifestou, nesta segunda-feira, 17, sobre a denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O caso se refere a um suposto crime de calúnia cometido pelo ex-juiz da Lava Jato, que, em vídeo divulgado nas redes sociais, acusou o ministro Gilmar Mendes de vender habeas corpus.
Em coletiva de imprensa, Moro afirmou que alguém editou o vídeo e tirou sua declaração de contexto. O objetivo seria indispor o senador contra o Supremo Tribunal Federal. De acordo com o ex-juiz, o vídeo não representa seus pensamentos. “Uma fala infeliz, no contexto de uma brincadeira, mas claramente manipulada e editada por aquelas mesmas pessoas”, disse. “Aqui, evidentemente, não me refiro ao procurador-geral da República, mas àqueles que buscam me incriminar falsamente em outros processos.”
A retaliação a Sergio Moro
A denúncia, feita pelo Ministério Público Federal, se deu logo depois de o advogado de Gilmar, Rodrigo Mudrovitsch, apresentar à PGR uma representação contra Moro. O documento cita possíveis práticas dos crimes de calúnia e injúria.
O crime de calúnia está previsto no Código Penal, e a pena aos condenados é de detenção de seis meses a dois anos. Essa punição pode aumentar se a calúnia atingir funcionários públicos, em virtude de suas funções, ou os presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF. A pena também pode ser agravada caso ocorra na presença de várias pessoas, ou por meios que facilitem a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria.
Espera se que Moro e outros que puniram os crimes serão presos. Os criminosos ja soltos juntam a outros que serao descondenados. Aí será onfim da liberdade, da justiça e da Democracia.
É coisa típica do Moro dizer e depois dizer que não disse, que foi mal interpretado, que colocaram a coisa fora do contexto, etc., etc. Já vimos isso acontecer com o Bolsonaro. A coragem do Moro acaba onde começa a coragem do outro lado. Moro tem muitas virtudes e péssimos defeitos.
Falar a verdade no Brasil virou crime. De mamando a caducando saber que o beiçola e muitos outros vendem até a mãe.
Alô… Alguém aí?
Curioso. Quem irá julgar a suposya ofensa? O suposto “ofendido”?
DE ACORDO COM O CÓDIGO PENAL, O DELITO DE CALÚNIA, SE ACASO COMETIDO, NÃO COMPORTA PENA DE PRISÃO, MAS RESOLVE-SE POR IMPOSIÇÃO DE UMA INDENIZAÇÃO. QUALQUER ESTUDANTE DO DIREITO SABE DISSO. SENDO A PESSOA ACUSADA DE TER COMETIDO O DELITO, NO CASO O MINISTRO GILMAR MENDES, QUE EXERCE FUNÇÃO PÚBLICA, É ADMITIDA A MEDIDA DE “EXCEÇÃO DE VERDADE” OU SEJA, O ACUSADOR TEM O DIREITO DE PROVAR A ACUSAÇÃO. QUALQUER ESTUDANTE DO DIREITO TAMBÉM SABE DISSO.
ERRATA: O MINISTRO GILMAR MENDES NÃO COMETEU DELITO ALGUM, ISSO SE APLICA AO SENADOR SÉRGIO MORO (…SENDO A PESSOA ACUSADA DE TER COMETIDO O DELITO, NO CASO O MINISTRO GILMAR MENDES,…)
Incrível como as coisas andam acontecendo no Brasil ,claramente vemos atos de pessoas mal intencionadas que podem pegar uma fala e mudar o contexto dela ,isso é fato e já vimos por várias vezes ,mas o que me deixa de queixo caído é a forma como a justiça trata as pessoas que pensam diferente deles ,ou seja liberdade de expressão como esta na constituição não pode mais nesse país, vemos todos os dias uma justiça injusta ,não sei quais os motivos desse procurador pedir a prisao do Senador Sérgio Moro ,hoje vimos que não se pode mais tecer opiniões pois você estará sujeito a pena de multa e prisão sem sequer ter um processo sem que você possa se defender juridicamente falando o procurador da República virou inquisitor quer dizer manda prender sem sequer dar a chance do Senador ser ouvido ? Estamos vendo o absurdo dos absurdos enquanto traficantes são soltos sabe se lá porque ,mesmo sabendo antecipadamente que o mesmo irá fugir , mais ainda agora resolveram que vão devolver todos os bens apreendidos também..e o poste mijando no cachorro ..só nos resta agora é fazer o L porque já vimos do que eles são capazes …. Senador tenha fé e foco estamos juntos com o senhor e não importa o que eles façam o mal jamais vencerá o bem …gosto de ver isso pois quanto mais nos batem mais nos fortalecemos haja visto que a maioria do povo brasileiro são pessoas de bem .infelizmente o que a gente vê e percebe como políticos podem explorar a fraqueza das pessoas para seus objetivos explorar a pobreza e tantas outras coisas apenas pelo poder ,depois que estão lá se fartam …povo sem educação e massa de manobra …
Será que é o jogador oculto que não respeita as regras querendo intimidar o juiz? – De novo.