O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse nesta sexta-feira, 11, que o presidente Jair Bolsonaro autorizou uma nova operação das Forças Armadas para combater crimes ambientais na Amazônia. Segundo ele, foram liberados R$ 50 milhões para a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que deve durar dois meses.
O vice-presidente chefia o Conselho Nacional da Amazônia Legal que, entre outros assuntos, trata do combate aos crimes ambientais na região amazônica. “Conversei com o presidente ontem. Ele autorizou. Estamos fechando o planejamento”, disse Mourão.
Leia mais: “Bolsonaro diz que palavra final sobre máscara cabe a governadores e prefeitos: ‘Não apito nada’”
Mourão acrescentou já ter conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que teria garantido os recursos. O início da missão pode se dar já na próxima semana. Desde 2019, foram autorizadas duas operações das Forças Armadas na Amazônia, chamadas Verde Brasil 1 e 2. A mais recente delas se encerrou em abril.
“Preciso que o Ibama e o ICMBio cheguem junto, porque senão não tem sucesso”, afirmou. Para que a operação com as Forças Armadas na Amazônia seja efetivada é preciso a publicação no Diário Oficial da União.
Tem que começar banindo essas ONG’S muitas das quais nada fazem na Amazônia…
Esse Mourão é perigoso…