O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) publicou nesta terça-feira, 19, em seu perfil no Twitter, uma homenagem ao Dia do Exército. Na postagem, Mourão diz que o regime militar de 1964 foi uma “revolução democrática”.
O Exército, com uma história de vitórias, desde Guararapes, quando índios, brancos e negros combateram os holandeses, passando pela Guerra do Paraguai, 2ª GM e pela Revolução Democrática de 1964 até os dias atuais, preserva a soberania e contribui com o Brasil. Parabéns ao EB! pic.twitter.com/a7UsSI9IVk
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) April 19, 2022
Mourão participou da cerimônia em comemoração ao Dia do Exército — a data marca os 374 anos da instituição. No evento, ocorreu também a imposição da Ordem do Mérito Militar e da Medalha Exército Brasileiro.
Comentando sobre os áudios com relatos de episódios de tortura do regime militar, Mourão afirmou que o material é parte do passado. As gravações, obtidas pelo jornal O Globo, de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) e reveladas no domingo17 mostram sete ministros conversando sobre episódios de tortura
“Isso aí é história, né? Já passou. É a mesma coisa que voltar para a ditadura do Getúlio. São assuntos já escritos em livros, debatidos intensamente. Passado. Faz parte da história do país. Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. Vai trazer os caras de volta do túmulo?”, disse a jornalistas no Palácio do Planalto.
Dia do Exército
Em comunicado, o comandante do Exército, general Marco Freire Gomes, defendeu a ideia de que a Força é, nos momentos decisivos, a garantia da soberania e a independência de um povo. O final do documento leva o lema adotado pelo presidente Jair Bolsonaro: Brasil acima de tudo.
“Lembremos que as Forças Armadas são um bem inalienável da nação e vetor dissuasório imprescindível, no concerto internacional. O cidadão, ao respeitar e valorizar seus soldados, em essência, está investindo na garantia de seu bem maior, a sua liberdade”, afirma.
Participando do evento, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as Forças Armadas “sabem como proceder” e “o que é melhor para o seu povo”. “As Forças Armadas não dão recados. Elas estão presentes”, afirmou.
Relacionadas
Só acho que falhou por não ter feito uma faxina completa, ficou muito lixo para trás. Já passou da hora das FFAAs reconstituírem a democracia no Brasil. É evidente o caos e desequilíbrio entre os poderes. Quando isso acontece a intervenção é a única medida eficaz.
Esses VAGABUNDOS DA ESQUERDA que passaram a viver financeiramente a partir de uma decisão de COMISSÃO DA VERDADE, formada por esses ESQUERDOPATAS, de que teriam sido perseguidos e torturados pela DITADURA MILITAR.
Eu estudava no LICEU-MA e nunca tive um colega prezo .
O que esses BANDIDOS faziam era atacar BANCOS ,SEQUESTRAR EMBAIXADORES ,só atividades CRIMINOSAS.
Graças ao EXERCITO BRASILEIRO não somos hoje uma VENEZUELA uma CUBA , NICARAGUA ou CORÉIA do NORTE.
Nunca fomos uma DITADURA ,nossos governantes mudavam a cada 4 anos ,o que não acontece em nenhum dos países que eles adoram ,mas nenhum quer ir morar lá.
Nunca mais nosso país teve um período de tanto progresso como aquele. Onde foram construídas mais de DEZ Hidroelétricas, Estradas cortando o pais ,nossa ECONOMIA passou a nona ECONOMIA do mundo.
Costumo dizer em que LUGAR do MUNDO um DITADOR muda a cada quatro anos.
Só temos motivos para nos ORGULHAR do EXÉRCITO BRASILEIRO.
👏👏👏👏👏👏
Seria mais apropriado dizer: Contra-revolução democrática.
Ou um contra-golpe democrático?
EXATAMENTE.
DEMOCRACIA MILITAR.
E SE TIVER QUEM TEM CULHÃO NAS FFAA, QUE RESTITUA A ORDEM NESSA BANDALHEIRA QUE ESTOU VENDO.
UMA CONSTITUIÇÃO ONDE O CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS VEM SOFRENDO AGRESSÕES HÁ PELO MENOS 3 ANOS E 4 MESES, SEM PODER FAZER NADA.
SÓ PORQUE FAZ O QUE O POVO QUER E ELE PROMETEU.
DIAS SOMBRIOS, MAS CONTINUAMOS NA “PERSISTÊNCIA” CONTRA A RESISTÊNCIA DO ZÉ.
DIA 21.04: EXACERBEMOS NOSSAS LIBERDADES!!!
Liberdade que, NA VERDADE, PODE SER tarde demais
Entenderam bem o recado, autoridades que praticam atos antidemocráticos.
Parabéns aos Exército Brasileiro! As instituições que respeitam as leis são as mais admiradas pelos brasileiros do bem.