Auxiliares do presidente da República têm admitido que ele não deixará de ouvir as redes sociais, apesar de entreveros com ministro
![Mandetta perde espaço no governo](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/03/GoogleDrive_Presidente-da-República-Jair-Bolsonaro-e-o-ministro-da-Saúde-Luiz-Henrique-Mandetta-durante-coletiva-à-imprensa-Foto-Isac-NóbregaPR.jpg)
Uma intensa mobilização em apoio ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ajudou de forma decisiva a mantê-lo no cargo. Desde domingo, o presidente Jair Bolsonaro vinha emitindo sinais de que poderia exonerá-lo no início desta semana. Mas Bolsonaro preferiu, por enquanto, manter o auxiliar no cargo.
Análise da consultoria Bites apontou que, até as 20h30 de ontem, foram registrados 489 mil posts pró-Mandetta, o equivalente a 21% de todos os referentes ao ministro desde 6 de março. No Google, durante um período de quatro horas, o interesse pelo ministro nas consultas realizadas no Brasil era o dobro daquelas relacionadas ao próprio presidente da República.
Por outro lado, o movimento a favor da demissão do ministro tentou uma reação e chegou a criar um conjunto de hashtags contrárias a Mandetta. Contudo, todo o conjunto de hashtags de caráter negativo ao ministro alcançou 81 mil citações no Twitter — quase cinco vezes menos que as favoráveis ao auxiliar de Bolsonaro.
Outro dado que fornece um sinal do movimento pró-Mandetta nas redes é o fato de o artigo do jornal O Globo que dava como certa a exoneração do ministro ter sido o mais compartilhado entre 321 mil textos publicados nos últimos sete dias, incluindo-se mídia tradicional e alternativa.
Durante a crise envolvendo o ministro, auxiliares do presidente afirmaram a Oeste que um dos fatores que poderiam influenciar na manutenção ou exoneração de Mandetta era justamente o comportamento observado nas redes sociais.
Perdeu a oportunidade de fazer uma boa troca no Ministerio Dra Yamaguchi já..
“Pois hão de se arrepender, todos os que apoiaram o ortopedistazinho político. O Nhonho/Botafogo e o Batoré estão estourando champagne francês. Tinha que demitir e colocar a Dra. Yamaguchi no lugar.