Uma professora de educação básica da escola municipal de Rifaina, interior de São Paulo, protocolou uma ação no Ministério Público (MP) pedindo ao órgão que recomende o fim do “pai-nosso” na instituição. A prefeitura da cidade informou que a recomendação será cumprida.
A docente afirma que os alunos da Escola Municipal de Educação Básica João Etchebehere, com idades entre 5 e 10 anos, são chamados a rezar diariamente o pai-nosso com as professoras antes do início das aulas.
Em resposta, o MP recomendou o fim de todas as atividades que consistem em prática religiosa ou propagação de elementos religiosos, sob a justificativa de que, embora ela seja alegadamente facultativa, é vedado aos entes federativos e seus órgãos estabelecerem cultos religiosos ou igrejas.
“É vedado aos entes federativos e seus órgãos estabelecerem cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança”, escreveu o promotor de Justiça Alex Facciolo Pires.
Pires alega que as instituições públicas devem adotar uma postura neutra no campo religioso, sem apoiar ou discriminar nenhuma religião. Afirma também que é irrelevante o fato de os pais concordarem com a prática dentro do recinto.
“As instituições públicas devem adotar uma posição neutra no campo religioso, buscar a imparcialidade nesses assuntos e não apoiar ou discriminar nenhuma religião. O fato de nenhum pai ou mãe de aluno ter reclamado do posicionamento da escola é irrelevante.”
Relacionadas
Pq o MP não vai fazer uma visitinha na FioCruz pra ver um exemplo de neutralidade nas questões LGBT-A/Z e Esquerdismo.
É a coisa mais linda a decoração dessa que se diz uma instituição pública.
Vcs não tem o que fazer e ganham mt bem pra isso.
Solicito à edição da “Revista Oeste” que inclua um comando, ou botão, nestas seções de comentários <> nos moldes daqueles que existem nas demais redes públicas e sociais, fóruns inclusos. Quem reivindica qualidade tem que primeiro praticar de dentro para fora esta qualidade. Liberdade de expressão sim, mas deboche à opinião do outrem por viés não outro senão de cunho suspeito, merece as devidas explicações.. Obrigado.. Lindemberg O. de Almeida.
Se pode pai nosso, tem que poder também, uma saudação pros orixás do candomblé, um ponto de umbanda, um mantra budista e etc….tem que contemplar todas as crenças porque o país não é uma teocracia. Ou pode todos ou não pode nada . O país é laico
Irineu, você não sabe…
O Estado não é laico. A humanidade possui uma construção história e cultural. O cristianismo faz parte dessa construção. O que eles querem na verdade é desconstruir a história, para implementar um Estado dono de uma verdade única e inquestionável, onde as pessoas não têm direito a nada, retirando os direitos fundamentais e colocando no lugar narrativas e impostos.
só no seu cabeção
Se pode pai nosso, tem que poder também, uma saudação pros orixás do candomblé, um ponto de umbanda, um mantra budista e etc….tem que contemplar todas as crenças porque o país não é uma teocracia. Ou pode todos ou não pode nada . O país é laico
Irineu, você não sabe…
01- “As instituições públicas devem adotar uma posição neutra no campo religioso,” =>
R1A.: Muitas instituições públicas no Brasil, e no mundo sobretudo ocidental foram criadas por inspiração doutrinária de origens fundamentadas no cristianismo, por exemplo as Universidades (termo católico – significa – universal, para toda a humanidade) e o próprio Poder Judiciário, do que deriva este que foi batizado de “Ministério público”, teve suas origens lá no Direito Romano, que por sua vez veio do Direito praticado nos juris pagãos do mesmo Império Romano pré-Edito de Milão, de Constantino, que introduziu o conceito combatido posteriormente lá pelos modernistas pós-revolução francesa laica e republicana…
R1B.: A palavra “ministério”, tem sua origem e nominação trazida de textos bíblicos… quem nunca leu uma carta apostólica, escrita por apóstolo São Paulo por exemplo, Rom 12:7 “Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério.” e outros apóstolos…” ou sugiro estudarem um pouco da “História que não foi contada” de Prof . Dr. Felipe de Aquino, onde o mesmo detalha aspectos da história da Igreja e seus Santos com simplicidade e exatidão… Quer dizer, um “Ministério” civil quer ditar as regras sobre toda uma jurisdição onde caberia um longuíssimo e dificílimo debate desigual de ideias em uma sociedade que precisa de 90% de amparo e 10% de censura. Como foi lido em feliz comentário anterior, presos sendo soltos, condenados sendo inocentados historicamente e ilegalmente, será que o MP está se “dedicando ao seu ministério” como exorta profeticamente São Paulo em sua Epístola aos Romanos?
02- “…buscar a imparcialidade nesses assuntos …”
R2A.: Estaria tal “imparcialidade” definida nos “Estatutos” desta Escolinha primária, ou em códigos “sagrados” como “Estatutos de Servidores públicos do município de Rifaina”, interior de São Paulo, que em si são documentos importantes e que todo município deve ter em sua constituição jurídica, estatutos tem sua importância e devem, ou deveriam ser obedecidos integralmente, sobretudo quanto aos direitos trabalhistas e de remunerações e cargos carreiras de funcionários públicos – professores do ensino básico inclusive -, porém Estatutos não possuem autoridade legislativa de barrar cláusulas pétreas constituintes de nossa pátria como a liberdade religiosa, o livre culto a Deus e a importância e relevância da prática cristã na história do nosso País, que foi logo de início denominado por seus reveladores de “Ilha de Vera Cruz”, em seguida de “Terra de Santa Cruz”, e depois de Brasil…se não pode-se mais rezar 1 pai-nosso em escolas e órgãos públicos, cria-se o ambiente perfeito para proibição de mesmas orações publicamente em eventos de carácter público sob os mais diversos pretextos, como em jogos de futebol por exemplo: há a FIFA é laica, há a CBF é laica, há ESSE ESTÁDIO MUNICIPAL é laico , e depois nossas casas, se você se faz valer de medicamentos ou serviços públicos , SUS por exemplo, a sua casa é do estado, ouse sua casa é fiduciária, ou seja, adquirida como garantia de um financiamento por órgão público, banco federal, idem, nos proibirão de rezar o Pai-Nosso em nossos Lares, em detrimento da nossa liberdade de culto, idem para as demais práticas religiosas que eles dizem defender, o cidadão não poderá livremente praticar determinados ritos religiosos – INCLUSIVE os NÃO-CRISTÃOS – em locais considerados públicos: haverá brecha para uma JUDICIALIZAÇÃO do direito ao livre culto religioso, ou até do direito de não praticar QUALQUER CULTO… haja vista as estratégias obscuras que existem por detrás destes macetes jurídicos, como por exemplo a implantação de uma RELIGIÃO UNIVERAL LAICA, progressista e contrária aos VALORES QUE MANTEM UMA CIVILAÇÃO DE PÉ…
R2B.: Ou seja, você que se diz ATEU CONVICTO, que de repente até concorda com a RECOMENDAÇÃO DO MP, prepare-se para a “catequese PROGRESSISTA de adultos” que sua Mãe, Pai ou Avó não recomendariam nem passar em frente de suas reuniões …
03- “…e não apoiar ou discriminar nenhuma religião….”
R3A.: Automaticamente ESTÃO DISCRIMINANDO SIM o direito da liberdade de culto, senão como os cristãos católicos cumprirão o encargo das chamadas “orações públicas”? Cita-se o art. Num. 257 do documento “Catecismo de Catecismo de São Pio X”:
“257) Que é a oração pública?
A oração pública é a que fazem os ministros sagrados, em nome da Igreja, e pela salvação do povo fiel. Pode-se chamar pública também a oração feita em comum e publicamente pelos fiéis, como nas procissões, nas peregrinações e na Igreja.”
R3B.: O que dizer então de outras manifestações semelhantes identificáveis em outros: cultos, marchas, bênçãos coletivas, sem contar com o nosso calendário de feriados repleto de homenagens e de necessárias datas de paralização de trabalhos, feriados mesmo, inclusive nas prefeituras e escolas?
Texto da “CF de 1988”:
“CAPÍTULO I –
Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos
Art. 5o Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(EC no 45/2004)
I – Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II – Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.
…
“
04- O fato de nenhum pai ou mãe de aluno ter reclamado do posicionamento da escola é irrelevante.”
R4A.: Logo, se nenhum de nossos representantes, que foram eleitos democraticamente por centenas de milhões desses “pai ou mãe de aluno”, representantes do poder político a nível local, municipal – VEREADORES e PREFEITOS, e das esferas estaduais – DEPUTADOS ESTADUAIS – e federais – DEPUTADOS FEDERAIS -e da própria justiça – STM, PGU, STF, em suas instâncias PUBLICAMENTE os fundamentos dessa pretensa imparcial medida, exporem suas posições, a luz da nossa Constituição Federal de 1988, só nos justifica a opção pela “santa desobediência civil”: rezar a oração do Pai Nosso publicamente sim, mas sem a necessária exposição ou ciência daqueles que, de garantidores da nossa liberdade e justiça, se revelam como instrumentos de perseguição e de cerceamento destas liberdades…
CONCLUSÃO.: Lembrando, da nossa já 1000 vezes rasgada e escondia “dentro de roupas de baixo masculinas”, texto da “CF de 1988”:
“CAPÍTULO II – LXXIII – qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;”
Uma oração, fruto de devoção antiga, segundo a tradição trazida ao Brasil por Pedro Alvarez Cabral:
“Nossa Senhora da Esperança de Pointmain, rogai pela paz no Brasil e no mundo inteiro.”
Oração a Nossa Senhora da Esperança
“Senhora da Esperança, tua alegria era fazer a vontade do Pai. Tua vida era estar atenta às necessidades dos outros. Intercede por nós! Quando nossa Fé vacila, quando somos tentados a desesperar, Senhora da Esperança, intercede por nós! Quando fechamos o coração, quando consentimos a injustiça, Senhora da Esperança, intercede por nós! Quando parece ser difícil seguir teu filho, quando nos cansamos de fazer o bem, Senhora da Esperança, intercede por nós! Quando o não se antecipa ao nosso sim, leva-nos a Jesus Cristo, nossa esperança. Amém!”
zzzzzzz
Seu comentário está bem escrito e resumido, porém, como é um pouco longo, sempre vai ter aquele imbecil que não vai dar importância para ler, devido à analfabetismo funcional que domina este país.
A prefeitura vai “cumprir” a recomendação. Sequer vai lutar pelo direito das pessoas exercerem sua fé? Agora quem manda é o MP? Aliás, o MP nem mandou, porque não tem poder pra isso. Só recomendou. Na curiosa e patética democracia brasileira mais vale a vontade de UMA professora contra a vontade das DEMAIS.
Se pode pai nosso, tem que poder também, uma saudação pros orixás do candomblé, um ponto de umbanda, um mantra budista e etc….tem que contemplar todas as crenças porque o país não é uma teocracia. Ou pode todos ou não pode nada . O país é laico
Irineu, você não sabe…
Cara, numa boa? Eu estou dasanimando.
Percebo coisas acontecendo que me deixam perplexo.
O que esse promotor tem que se intrometer nisso?
Me lembro de quando era jovem e apareceram as primeiras motos 50 cilindradas na minha região. Alguns amigos que tinham um poder aquisitivo maior, compraram; alguns com 17 anos e sem habilitação.
O delegado da cidade era um descendente de japones e nem se preocupava com isso.
Um dia questionado, ele respondeu : Tenho que ir atrás de bandidos : assassinos, ladrões, estupradores, e não perseguir adolescentes que daqui a 2 meses estarão com habilitação.
O nome disso é : ponderação e firmeza de caráter.
Ministério público recomenda, FIM DA CORRUPÇÃO, FIM DA BANDIDAGEM NA POLITICA, NO SENADO, NA CÂMARA, e o fim dos politicos que ameaçam a democracia se é que esse democracia ainda existe !!! ESSA DEVERIA SER A FUNÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLUCOLIXO E NÃO SE METER COM A FÉ DA PESSOAS
Permitir a ideologia de gênero na escola pode. Permitir que um rapaz de 1,90 m de altura, que alega identificar-se como mulher, faça suas necessidades fisiológicas no banheiro feminino, pode. Rezar, não. A escola não pode obrigar ninguém a rezar o “Pai Nosso”, mas, permitir aos que queriam, fazerem-no, nada tem de errado. Porém, para a esquerda a coisa não funciona assim. Se uma pessoa de direita é homossexual, ela vai escolher alguém que também o seja e vai viver sua vida em paz, junto com quem escolheu. Para o esquerdista, não. Se um esquerdista é homossexual, todo mundo tem que ser também. Raçazinha desgraçada essa.
Se pode pai nosso, tem que poder também, uma saudação pros orixás do candomblé, um ponto de umbanda, um mantra budista e etc….tem que contemplar todas as crenças porque o país não é uma teocracia. Ou pode todos ou não pode nada . O país é laico
Irineu, você não sabe…
Irineu, você não sabe…
Inacreditável a conduta ideológica desses professores, os pais nunca contestaram td indica q aprovam. Deveriam pressionar a escola.
Será que essa “fessora” merece estar nesta profissão? Está demente? Está a mando de alguém? E os pais dela sabem da “demência” dela? Em que situação esta “maluca” está pondo a escola? As crianças são inocentes e necessitam(também) da religião. A “fessora” é dispensável!
Se ela souber ler, mande ela ler :proverbios 22:6 ( se ela souber ler…)
Deve ser da mesma qualidade da PROFESSORA DO ÓDIO – Monique Varella Emer – Caxias do Sul/RS.
QUANDO A CRIMINALIDADE CHEGAR EM UMA ESCOLA REZEM O PERDEU MANÉ.
DEPOIS, VÃO CHORAMINGAR LÁ NO DOPS INVERTIDO.
Realmente.
Fico só imaginando o que essa ‘profesdora’ tem na cabeça. Certamente titica de galinha. Nunca deveria ter sido aceita como alguém útil para o ensino. Nunca aprendeu NADA na vida! Uma ameba.
Malditos.
Agora vão proibir as orações e embutir na mente das crianças algo como a (o) Pablo Vittar.
Algo como a (o) filho (a) da Gretchen como exemplo de ideologia.
Algo como ensinar as crianças que o crime compensa
E vida que segue
O último que sair fecha a luz e apaga a porta.
Ele querem proibir pois oração afasta demônio e eles querem entrar nas escolas
O MPSP parece não ter o que fazer. Se não tem eu os digo. Relato de uma funcionária na empresa: Sua filha chega em casa (out/22) e pergunta: Mãe em que você vai votar, é no L#la né? Uma vergonha absoluta, professores idiotizados e manipulados pela turma da Ap3o$p e outros parasitas. MPSP deve correr atrás de atividades mais úteis para a sociedade.
Apenas dizer que isso é profético; que irão atrás das religiões com o intuito de extermina-las, e isso quem disse foi JesusCristo; sinal dos fins deste sistema de coisas.
Hoje: ” o que é certo esta se tornando errado, e o que é errado esta se tornando certo”.
Parabéns a estas pessoas que confirmam que a profecias de Deus é uma verdade e que o dias para vinda de Jesus Cristo estão encurtando.
Se pode pai nosso, tem que poder também, uma saudação pros orixás do candomblé, um ponto de umbanda, um mantra budista e etc….tem que contemplar todas as crenças porque o país não é uma teocracia. Ou pode todos ou não pode nada . O país é laico
Irineu, você não sabe…
Mas essa raça demoníaca acha correto ensinar as crianças práticas sexuais. Isso não é professora é militante nojenta aliada ao MP do cão.
O patriotonta….se pode pai nosso, tem que poder também, uma saudação pros orixás do candomblé, um ponto de umbanda, um mantra budista e etc….tem que contemplar todas as crenças porque o país não é uma teocracia. Ou pode todos ou não pode nada . O país é laico
Irineu, você não sabe…
Falta do que fazer.
Tudo para os ideólogos, nada para Deus. Vai ver se a reclamante não prega o catecismo de Marx aí para os inocentes. Se se incomoda tanto, por que não muda de escola? Ou de profissão? É tão mais saudável resolvermos nossos conflitos ou inaptidões sem incomodar os outros. Será que essa dona se importa com o que os outros pensam dela? Claro que não, né. Esse tipo de gente só se enxerga em espelho quebrado. Metade é ela mesma, metade é a ideologia. Em um de seus livros, o escritor Milan Kundera conta a história de uma adolescente que passeava em sua pequena moto, que ao avistar uma igreja estacionou e adentrou o templo. Nesse momento, sentiu uma coisa maravilhosa, um êxtase. Aí o autor pergunta: QUEM FOI QUE A GAROTA ENCONTROU NA IGREJA, FOI DEUS OU A BELEZA? – Fica a cada um a sua resposta. Voltando ao nosso caso, fica claro o que a professora encontrou na escola: nenhum dos dois.
É vedado aos entes federativos e seus órgãos estabelecerem cultos religiosos ou igrejas. Incrível isso. O evento em que expos homem nu sendo tocado por crianças parece normal, agora ser ensinado na escola uma oração!!! É assustador. Agora professores impondo ideologia pode.?
O patriotonta….se jo inpode pai nosso, tem que poder também, uma saudação pros orixás do candomblé, um ponto de umbanda, um mantra budista e etc….tem que contemplar todas as crenças porque o país não é uma teocracia. Ou pode todos ou não pode nada . O país é laico
Irineu, você não sabe…
Não pode o “pai nosso”. Aos professores só é permitido e incentivado doutrinar politicamente seus alunos para serem futuros militantes de esquerda, divulgar a ideologia de gênero e seguir os preceitos altamente “democráticos” do tal de Paulo Freire que prega a desobediência aos pais entre outras coisas lindas.
Se pode pai nosso, tem que poder também, uma saudação pros orixás do candomblé, um ponto de umbanda, um mantra budista e etc….tem que contemplar todas as crenças porque o país não é uma teocracia. Ou pode todos ou não pode nada . O país é laico
Irineu, você não sabe…
Nossa existe o ministério público, bem que já tinham fechado! Agora ele aparece para proibir rezar o pai nosso, sem os pais se manifestarem. Agora como é que está o ensino? Ah isso não importa, o que importa é não rezar o pai nosso!
Gostaria de saber como está o estado de limpeza da casa dela, assim.como a orientação educacional e religiosa dos filhos. E só!
Bom pelo menos, acredito que a pretensão ministerial terá, finalmente, um “defiro”, de quem competente para atender.
Digo:porque
Ministério público ainda existe no Brasil? Kkkkkk Só se for pra impedir o Pai Nosso, né? Por que se for pra ser fiscal da Lei, nosso Stalin Tupiniquim não deixa.
Verdade.
Digo: porque