Os exames para detectar o novo coronavírus já entraram na lista de procedimentos cobertos
O Ministério Público Federal (MPF) defendeu nesta sexta-feira, 11, a incorporação de eventuais vacinas contra a covid-19 no rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde.
A Procuradoria pede que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informe as providências e estudos que estão sendo adotados em relação à disponibilização de imunizantes nos planos particulares.
Leia mais: “Farmacêutica Sanofi adia vacina para fim de 2021”
No início da pandemia, os exames de covid já entraram na lista de procedimentos com cobertura. Na avaliação do MPF, o mesmo deve ser feito com as vacinas, com diretriz voltada especialmente para os grupos prioritários e de risco.
O Ministério Público Federal também afirma que vê com preocupação a “indefinição” do Ministério da Saúde em disponibilizar as vacinas pelo Programa Nacional de Imunização.
O MPF não tem mesmo o que fazer. Se a vacina vai ser gratuita para TODOS os brasileiros, não faz sentido exigir que os planos de saúde a paguem para seus associados. Só vai aumentar o preço dos planos. Quando é que esta turma de funcionários públicos do MPF, vai entender que “não existe almoço grátis”. Alguém vai pagar.
Não se preocupe. Nós pagamos.