Em discurso nesta sexta-feira, 1º, na abertura da conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, citou a queda no desmatamento na Amazônia neste ano, mas omitiu a destruição acelerada da floresta pelas queimadas e a devastação recorde — pelo desmatamento e pelas queimadas — de outro bioma do país: o cerrado.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
“Reduzimos drasticamente o desmatamento na Amazônia e vamos zerá-lo até 2030”, discursou o petista, sem citar as queimadas e o cerrado. “Formulamos um plano de transformação ecológica para promover a industrialização verde, a agricultura de baixo carbono e a bioeconomia.” O petista acrescentou: “O Brasil está disposto a liderar pelo exemplo. Ajustamos nossas metas que são hoje mais ambiciosas do que a de muitos países desenvolvidos.”
+ Área de queimadas no Pantanal triplica em 2023
Lula atribuiu a mudanças climáticas o calor registrado na Amazônia neste ano e as tempestades que afligiram o Sul do país, especialmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “2023 já é o ano mais quente dos últimos 125 mil anos. A humanidade sofre com secas, enchentes, ondas de calor cada vez mais extremas de frequentes. No norte do Brasil, a Amazônia amarga uma das mais trágicas secas de sua história. No Sul, tempestades e ciclones deixam um rastro inédito de destruição.”
+ Amazonas tem recorde de queimadas
Apesar disso, secas como essa já foram registradas no Amazonas em tempos anteriores assim como o excesso de chuvas é comum nesta época do ano no Sul do país.
Na COP28, Lula critica ONU e países que não cumprem acordos climáticos
Lula aproveitou o discurso para criticar “acordos climáticos não cumpridos, metas de redução de emissão de carbono negligenciadas e discursos vazios” de outros governantes. “Precisamos de atitudes e práticas concretas.”
+ Manaus é coberta de fumaça de queimadas pelo segundo dia seguido
Lula também voltou a falar sobre guerras e criticou a “incapacidade” da ONU de inibir os conflitos. “É inexplicável que a ONU, apesar de seu desforço, se mostre incapaz de manter a paz, simplesmente porque alguns dos seus membros lucram com a guerra”.
A COP28 começou na quinta-feira 30 e deve durar cerca de duas semanas.
Esse q se diz presidente do Brasil, falar mentiras e besteiras, nós já sabemos, afinal ele é um mentiroso contumaz, pior é aquele que acredita nas asneiras e sandices q ele exala.
Impressionante como esse senhor fala inverdades, com um discurso produzido oculta dados e a verdadeira realidade da Amazonia e o Cerrado. Queimadas dessa grandeza não são provocadas por apenas problemas climáticos. Qualquer especialista climático pode explicar isso. A ação do homem pode provar isso.
Desde criança ouço falar das secas no Amazonas , são cíciclas e faz parte do movimento natural da natureza
Aquecimento causado pelo homem é uma metira, é fruto de modelos falhos, mas muitos ganham com ela, e os jornais vendem mais noticiando dados infundados, como o ano mais quente em 125 mil anos. Até imagino o home das cavernas anotando a temperatura com seu termômetro recém inventado.
Lula fala mentiras, mas, assim como o aquecimento global, ninguém cofere os dados.
Lula é de esquerda, e isso é o que vale. O resto é o resto.
Pobre Brasil. A saída continua sendo o aeroporto.
Simplesmente mitomano.
O que mais me intriga é porque as pessoas não consegue enxergar a verdade? Esse irresponsável desse presidente só sabe falar mentiras e nada acontece.
Ele continua sendo o mesmo mentiroso de sempre.
Brasil passando mais uma vergonha MUNDIAL. Mente descaradamente contra todos os fatos e evidências. Acredita quem quer.
Pior que não passa vergonha.
A maioria das notícias que o mundo lê sobre o Brasil é escrita por jornalistas de esquerda.
Aliás, jornalistas neutros e cultos, curiosos para conferir fatos, existem poucos.
A lavagem cerebral feita nas faculdades de jornalismo é forte.
Se nem o Dilmo, com a ‘cervejada da paz’, conseguiu inibir a guerra na Ucrânia, a coitada da ONU conseguiria? Quem sabe se for criada uma meta de ‘Guerra Zero’…
…. “ não vamos colocar meta, vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta ….”