Durante uma reunião da executiva nacional do União Brasil, ACM Neto disse, nesta quarta-feira, 13, que quando o DEM se fundiu com o PSL ele esperava a construção de um partido, não de um “cartório”. Ex-prefeito de Salvador, ele é vice-presidente eleito do partido.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Com todo respeito, nós não queríamos que o resultado da fusão fosse um cartório, mas, sim, um partido e temos agora essa oportunidade”, disse ACM Neto. Como mostrou Oeste, governadores, senadores, deputados federais e prefeitos estão reunidos para decidir sobre o afastamento e a expulsão do atual presidente da legenda, o deputado federal Luciano Bivar.
A reação ocorre dois dias depois de a casa do presidente eleito do partido, Antonio de Rueda, ser incendiada. A residência está localizada no litoral de Pernambuco. A casa da tesoureira do partido, Maria Emilia de Rueda, também pegou fogo. Ela é irmã do dirigente partidário
Leia mais:
Na terça-feira 12, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, um dos principais nomes do União Brasil, disse ao canal GloboNews, que os incêndios envolvem crimes de “pistolagem”. De acordo com Caiado, Bivar seria o responsável pelo incidente.
Segundo o governador goiano, o partido vai acionar o Tribunal Superior Eleitoral e o conselho de ética da própria legenda com o intuito de tirar o mandato de Bivar no comando da sigla. Ontem, a Oeste, Bivar disse que Caiado “não reflete o tamanho que é”. “Um pigmeu moral e oportunista, onde o próprio JB [Jair Bolsonaro] afirmou ontem.”
Incêndio, briga entre dirigentes do União Brasil e comentário de ACM Neto
O incêndio ocorre na esteira de Bivar ser acusado de ameaçar Rueda e seus familiares. “Eu disse que as propostas indecorosas que ele estava fazendo eu não aceitava e que iria ‘fud*r’ ele”, contou Bivar a jornalistas, sem detalhar quais propostas “indecorosas” Rueda fazia.
Leia também: “Luciano Bivar chama de ‘factoide’ incêndio na casa de Rueda”
Apesar de negar ter ameaçado a família de Rueda, Bivar admitiu ter ameaçado o oponente. “Ele disse que ia me fud*r também”, continuou. Conforme o ainda presidente do União Brasil, o áudio supostamente gravado por Rueda foi editado.
“Essa solidariedade é de todos nós, me sinto hoje tão atingido quanto você”, disse ACM. “Quando puder ver, incrédulo, as ameaças feitas contra sua filha, me coloquei no lugar de pai.”
Conforme ACM Neto, Rueda era a “única opção possível para pacificar” o União Brasil.
Leia também: “Ronaldo Caiado: ‘A estrutura do crime é maior que a do Estado'”, entrevista publicada na Edição 204 da Revista Oeste