O economista Guido Mantega anunciou, nesta sexta-feira, 11, que não será ministro no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele comandou a Fazenda por oito anos e meio nas gestões de Lula e Dilma Rousseff (PT).
“É claro que poderão ser escolhidas pessoas que estão lá, mas eu, por exemplo, não serei ministro”, disse o economista, em entrevista à GloboNews. “Já estou indicando. Já fui ministro do Planejamento, da Fazenda, e não pretendo ser mais ministro. Saio dessa vanguarda e fico na retaguarda, ajudando com conselhos e tudo o mais.”
Relacionadas
Mantega não sugeriu, contudo, quem poderia ser responsável por liderar o Ministério da Fazenda do PT. “O ministro da Economia tem de se enquadrar na política que é definida pelo governo e pelo Lula”, explicou.
Na quinta-feira 10, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou que Mantega participará do grupo de transição do governo Lula. Ele integrará o grupo responsável pelo planejamento, pelo Orçamento e pela gestão da equipe que dará início aos trabalhos da nova administração.
Relacionadas
Ex-ministro da Fazenda nos governos petistas, Mantega ficou fora do grupo de transição especializado em economia. Na terça-feira 8, Alckmin anunciou André Lara Resende, Pérsio Arida, Guilherme Mello e Nelson Barbosa como responsáveis pelo grupo econômico. Ao todo, são 21 grupos temáticos, que indicam as prioridades do governo e os possíveis ministérios.
Além de Mantega, fazem parte do grupo de planejamento o deputado federal Enio Verri (PT-PR), a economista Esther Duek e Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia. Alckmin lembrou, contudo, que os integrantes da equipe de transição não têm passagem garantida para o novo governo. A decisão final, portanto, caberá a Lula.
Não será ministro porque a Lei o impede de sê-lo. Como condenado pelas pedaladas no governo Dilma, está legalmente impedido de exercer cargos públicos.
Mas o perigo persiste, ele disse que ficará na retaguarda dando conselhos e tudo mais, o que será tudo mais?
Grande conselheiro hein Julio Jose! Irá ensinar como roubar?
Só um saquinho a menos de lixo dentro do caminhão.
Se ele diz que não será, é porque será!!!
Não será ministro, ainda bem. Mas o fato é que em deveria estar em Brasília nesta transição. O que acham que uma pessoa como Mantega, com suas parcas habilidades, pode fazer. O PT não aprende nem com os seus próprios erros e ainda sofre com a falta de pessoas honestas.
Ufa!!!…. kkkkkk Alguém aí tranquilizou-se????
O crime organizado perdeu a cereja do bolo. Volta Mantega!!!
Nem precisa torcer contra o Brasil
Deus seja louvado!!!!
Continuo rezando por outras declarações de desistência, Mercadante, por exemplo.
Livrai-nos Pai, deste PE-SA-DE-LO !!!!!!!
Tem cara de idhiot@, é idhiot@, este b0st@ é muito pretensioso, algum dia por ventura foi ministro?, foi um verdadeiro desastre, além de ladrão, deveria estar na cadeia em regime fechado.
Poderia ser, estão chamando todo mundo que nunca deu certo no governo.
A quadrilha vai estar desfalcada de um craque!
Devia estar é na cadeia, se tivéssemos justiça com J maiúsculo!
Tantos os honestos que ficamos cada dia mais envergonhados por sermos nós, os mentirosos
Era só o que nos faltava, manteiga…Já tem ladrão aos montes, chega.