publicidade
Política

Nikolas questiona imparcialidade de Messias e cobra transparência de senadores

Em vídeo de quase 6 minutos, parlamentar relembra trajetória do advogado-geral da União com Lula; assista

nikolas ferreira
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Entre críticas e questionamentos, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) trouxe à tona dúvidas sobre a imparcialidade do advogado-geral da União Jorge Messias, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

+ “Aborto, Estado laico e autocontenção do STF: o que disse Messias no começo da sabatina”

Receba nossas atualizações

+ “Governo libera R$ 890 milhões para a CCJ antes de sabatina”

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira, 29, o parlamentar pressionou senadores a se posicionarem antes da sabatina que ocorre no Senado hoje.

Nikolas também relacionou a trajetória de Messias ao governo Lula. Ele mencionou o episódio da Operação Lava Jato que rendeu ao indicado o apelido de “Bessias”. “[Isso ocorreu em] Uma manobra para dar a Lula foro privilegiado e blindá-lo das investigações”, disse

Críticas de Nikolas à relação de Messias com o governo

Jorge Messias e Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Jorge Messias e Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O deputado também criticou a relação entre Messias e o presidente. “É mais um amigo do Lula sendo indicado para o STF”, avaliou Nikolas. “O tribunal deveria guardar a Constituição e ser imparcial.”

Outro ponto abordado por Nikolas referiu-se à atuação de Messias na Advocacia-Geral da União. O parlamentar questiona um parecer sobre resolução do Conselho Federal de Medicina. “Como alguém que se diz contra o aborto pode assinar o parecer facilitando sua prática?”, indagou.

Dúvidas sobre transparência

Em vídeo de quase seis minutos (acima), Nikolas também levantou dúvidas sobre a transparência na AGU. Ele afirmou que dados de pagamentos públicos deixaram de ser publicados por meses.

“Um dado que qualquer cidadão podia consultar todo mês no portal da transparência simplesmente desapareceu”, relembrou o deputado. “Nesse período, os pagamentos somaram R$ 2,5 bilhões, e a justificativa foi a incompatibilidade de sistemas.”

Leia também: “O supremo estafeta”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 319 da Revista Oeste

O deputado ainda mencionou a produção acadêmica de Messias e destacou a frequência do nome do presidente em seu trabalho de curso. “O nome de Lula aparece 54 vezes em sua tese de doutorado”, afirmou Nikolas Ferreira.

Ao encerrar, Nikolas reforçou a cobrança por transparência na escolha do novo ministro e pediu que os senadores revelem suas posições antes da votação secreta. “O senador que aprovar essa indicação estará dizendo sim para tudo isso”, afirmou. “Será que ele vai ser imparcial? Será? O povo brasileiro não esquecerá.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade