O presidente Lula (PT) evitou comentar a autodeclaração de “presidente da Venezuela” por parte de Edmundo González. Nesta segunda-feira, 5, em visita oficial ao Chile, o petista foi abordado por jornalistas na saída do hotel. Sobre a atitude do opositor de Nicolás Maduro, ele respondeu ironicamente: “O cara nem tomou posse e você já quer que eu fale”. A informação é do Poder 360.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
González, principal candidato da oposição nas eleições de 28 de julho, enfrentou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Ele foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão vinculado ao próprio governo.
Em comunicado conjunto no Twitter/X, González e María Corina Machado, líder da oposição, afirmaram ter vencido as eleições, com 67% dos votos. Eles acusaram Maduro de manipular os resultados e realizar um golpe de Estado.
Posição do presidente Lula sobre a pleito eleitoral da Venezuela
Durante a tarde, Lula reiterou a necessidade de transparência nos resultados das eleições presidenciais na Venezuela. Destacou que o “compromisso com a paz” o motiva a pedir a Maduro um diálogo com a oposição.
+ Lula é vaiado no Chile durante ato oficial; vídeo
“O respeito pela tolerância e pela soberania popular é o que nos move a defender a transparência pelo resultado”, declarou Lula em conjunto com o presidente chileno, Gabriel Boric. “O compromisso com a paz é que nos leva a conclamar as partes ao diálogo e promover o entendimento entre o governo e a oposição”.
Boric se absteve de comentar o assunto. Mas adiantou que vai abordar o tema na terça-feira 6. “Essa visita trata da relação Chile e Brasil”, disse Boric.
Leia também: “‘Lula auxilia o roubo de Maduro’, diz colunista do WSJ“
Cala a boca, bandido! As urnas fraudadas aqui e sua arrogância quer justificá-las através do desastre na Venezuela.
Brasil tem presidente nomeado pelos cumpanhero do judiciário, não foi eleito.