O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, disse em conversa com jornalistas, nesta segunda-feira, 11, que o Brasil tem um sistema semipresidencialista. Na verdade, o modelo político usado no país é o presidencialismo.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
O senador conversou com jornalistas no Palácio do Planalto, sobre as emendas parlamentares do ano que vem. Com as medidas, o governo poderia perder mais poder para o Congresso Nacional.
O Parlamento discute um cronograma para a liberação desses recursos. Assim, o Planalto perderia o poder de definir a data de pagamento das emendas, como forma de conseguir apoio para seus projetos no Legislativo.
Leia mais: “Randolfe e Humberto saem em defesa de Felipe Neto e falam em bolsa Bis”
“Em relação à execução de emendas, vamos dialogar”, disse o líder do governo. “O nosso regime é semipresidencialista. Foi assim que a Constituição de 1988 fundou o regime republicano semipresidencialista no Brasil. Tem o Executivo, tem um governo que tem de fazer a execução. O Executivo é o ordenador da despesa.”
O modelo semipresidencialista tem, além do presidente, um primeiro-ministro, eleito pelo Legislativo. Nesse sistema, o presidente da República perde poder, comparado ao modelo atual.
Jornalistas corrigem Randolfe
![Flávio Bolsonaro celular Randolfe](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2022/09/randolfe-1024x682.jpg)
Mesmo interpelado pelos jornalistas, Randolfe insistiu que o sistema estava definido pela Constituição.
“Pela Constituição de 1988, é semipresidencialista”, disse o senador. “Tem um sistema, os Poderes do Parlamento. A doutrina constitucional já proclama isso, porque os poderes do Parlamento foram ampliados a partir da Constituição de 1988, em relação ao regime anterior.”
Leia também: “Mulher de Randolfe Rodrigues é nomeada assessora no gabinete de Cármen Lúcia”
Depois, o senador recuou. “Deixa eu me corrigir”, afirmou. “Temos um sistema de presidencialismo de coalizão.”
Sim Randolfe…ate quando a ideia do momento nos interessar.
Quando o momento for outro, mudamos ligeirinho de ideia.
La dona e mobile e o caráter também.
Como dizia Nelson Rodrigues, os idiotas dominarão o mundo, eles são muitos.
Sábias palavras.
Tudo escancarado.
A oposição, …. não sei se são oposição à ORCRIM.
Tipo, pagou, levou.
Qual seria o limite?: quando os “injustiçados pela sociedade” invadirem apartamentos e imóveis residenciais.
A PF e PCC vão bater em nossas casas com mandados de desapropriação.
Vamos ligar para o 191?
Vai ser assassinado com tiros de fuzil tentando se defender com se .38?
O cocozinho saltitante adora estar em evidência. Só podia ser “senador”pelo estado que nada produz. Aliás, é de lá que saiu o outro “senador” , o COCOZÃO. Que dupla!!!