‘Nunca recebi influência de pastor’, diz presidente do FNDE

Marcelo Lopes da Ponte afirmou que trabalho do FNDE é 'eminentemente técnico'
-Publicidade-
Presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte | Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte | Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ouviu nesta quarta-feira, 25, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte. Ele respondeu perguntas por quase quatro horas e afirmou que nunca sofreu influência de pastores.

Lopes da Ponte disse também que nenhum dos prefeitos que denunciaram lobby dos pastores recebeu repasses do fundo. O FNDE é uma autarquia, vinculada ao Ministério da Educação, responsável por transferir recursos financeiros e prestar assistência técnica em educação a Estados e municípios.

-Publicidade-

“Quero deixar claro que nunca recebi influência de pastor ou de qualquer pessoa. Nosso trabalho é eminentemente técnico”, afirmou. Em abril, no Senado, o presidente do FNDE confirmou ter se encontrado com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura em quatro ocasiões. Hoje, citou novamente as agendas.

“Nesses atendimentos em que houve a presença de pastores, quero esclarecer ainda que eles nunca viajaram conosco na aeronave da FAB ou nas comitivas de aviões comerciais e que nunca arcamos com qualquer despesa relacionada a eles”, acrescentou.

Lopes da Ponte afirmou ter levado suspeitas de irregularidades na atuação dos pastores ao então ministro Milton Ribeiro e ao secretário-executivo da pasta, Victor Godoy, atual ministro, em agosto de 2021. Ele disse que ouviu “conversas tortas” e levou imediatamente as suspeitas aos gestores, embora não tivesse provas.

“Não recebi, não me foi oferecido (sic) valores, mas onde há fumaça há fogo e eu achei por bem falar: ‘Ministro, queria que o senhor tomasse uma providência’, e ele, ainda em agosto do ano passado, mandou esse relato à CGU”, disse.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.