publicidade
Política

Nunes Marques assume presidência do TSE

Ministro comandará Justiça Eleitoral em substituição a Cármen Lúcia

Ministro Kassio Nunes Marques, do STF | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil bets
Nunes Marques foi eleito por seis votos; posso deve ser feita até maio | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Kassio Nunes Marques foi eleito, nesta terça-feira, 14, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele comandará a Justiça Eleitoral durante as eleições de outubro. O mandato terá duração de dois anos.

+ Mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Na mesma sessão, os magistrados escolheram o ministro André Mendonça como vice-presidente do TSE. Os sete integrantes da Corte participaram da votação de forma simbólica, com uso de urna eletrônica instalada ao lado do plenário.

O ministro do STF e relator do caso Master, André Mendonça | Foto: Andressa Anholete/STF
O ministro do STF André Mendonça assume como vice-presidente do TSE depois de votação simbólica | Foto: Andressa Anholete/STF

Nunes Marques recebeu seis votos e assumirá o cargo no lugar da ministra Cármen Lúcia, que antecipou a saída da presidência. A posse ainda não tem data definida, mas deve ocorrer até o fim de maio.

Transição do TSE

Eleito presidente da Corte eleitoral, Nunes Marques agradeceu a escolha. O magistrado afirmou que a função representa “uma das maiores honras” de sua vida.

O TSE reúne sete ministros. Três vêm do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da Ordem dos Advogados do Brasil. Um integrante do STF sempre ocupa a presidência, com mandato de dois anos, renovável por igual período.

Com a saída de Cármen Lúcia, o ministro Dias Toffoli ocupará a terceira vaga do STF na Corte eleitoral. As cadeiras do STJ permanecem com Antônio Carlos Ferreira e Villas Bôas Cueva. Os juristas são Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha.

Nunes Marques nasceu em Teresina e tem 53 anos. Ele chegou ao Supremo em 2020. Antes disso, atuou como desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Também exerceu a advocacia e integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Leia também: “Toga combina com jato“, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 316 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade