O ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques concedeu ao ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel o direito de não comparecer à CPI da Covid. O depoimento está marcado para amanhã.
Na decisão, tomada na noite desta terça-feira, 15, o magistrado pontuou que, se Witzel decidir comparecer à CPI, poderá ficar calado, não precisará assumir compromisso de dizer a verdade e poderá ser acompanhado por advogado.
Leia mais: “Defesa de Cabral pede ao STF que decisões de Moro sejam anuladas”
A defesa sustenta que a convocação configura “subterfúgio ilegal”, já que obriga o ex-governador a comparecer à CPI para falar sobre fatos sobre os quais já é investigado ou processado. O advogado de Witzel também afirma que o regimento interno do Senado impede as comissões da Casa de investigar fatos relacionados aos Estados.
“O próprio ato convocatório reconhece a circunstância de que o paciente está sendo investigado pelos mesmos fatos a que se referem as operações Placebo e Tris in Idem, o que caracteriza a situação de estar o paciente convocado perante a Comissão Parlamentar de Inquérito na condição de investigado e não como testemunha”, argumenta Nunes Marques.
Mesmo com a decisão do STF, Witzel afirmou à TV Globo que pretende comparecer à comissão. “Vou comparecer. Vou me oferecer para ser juiz auxiliar da CPI. Há muito e muitos a serem investigados”, afirmou o ex-governador.
Mais uma vez, o $TÊEFE mostra que só defende bandidos. Bolsonaro deu um tremendo tiro no pé, ao nomear essa figura apagada para a corte mais corruPTa do País.
Será que digitaram errado? Que sentido faz gastar recursos públicos para ouvir uma pessoa que deveria estar na prisão para “não precisa assumir compromisso de dizer a verdade”.
Renovação já do STF, demorou demais. Mandato de no máximo 8 anos, sem aposentadoria especial!
Witzel quer ser juiz auxiliar na CPI do Covid, não vejo nenhum problema, uma vez que a presidência e relatoria é composta por bandidos de naipe maior. Que mal faria ter Witzel como juíz ?
Quanto ao Nunes, acredito que ele tenha apenas acatado os argumentos da defesa.
Tenho a impressão que enquanto ele for minoria no STF, ele vai ficar quietinho na dele, até que se tenha maioria pra poder virar o jogo.
Pqp, fui elogiar🤦🏾♂️, já fez uma cagada, mais uma né