Insetos estão a cerca de 250 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido ao risco de surto de gafanhotos nas áreas produtoras dos dois estados.
A portaria com a medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 25.
O estado de emergência tem por objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais. De acordo com o ministério, a emergência fitossanitária é por um prazo de 1 ano.
LEIA MAIS: Gafanhotos invadem a Argentina e devem chegar ao Brasil
A preocupação das autoridades do setor agropecuário e de produtores rurais é o dano que os insetos possam causar às lavouras e pastagens, se houver infestação.
Em nota, o ministério informou especialistas argentinos estimam que os insetos sigam em direção ao Uruguai. A ocorrência e o deslocamento da nuvem de gafanhotos são influenciados pela temperatura e circulação dos ventos.
A nota diz ainda que o gafanhoto está presente no Brasil desde o século 19 e que causou grandes perdas às lavouras de arroz na Região Sul no período de 1930 a 1940.
https://twitter.com/Mapa_Brasil/status/1276125483315404801
Gravíssima a situação caso esses gafanhotos que estão fugindo de alguma coisa, resolva vir para cá.
Não sei o que se faz mas acredito que exista alguma coisa.
Torta de gafanhotos. Proteína pura!
Importa um grupo de chineses por uns dias que num instante consomem os gafanhotos rapidinho. Como dizia o saudoso Chico Anísio, é vapt e vupt.
É muito simples resolver este problema. Além de fechar as fronteiras, é só pedir o STF para enquadrá-los no inquérito das fake news e da lei de segurança nacional e colocar tornozeleira eletrônica em cada gafanhoto.