Diante do avanço do crime organizado no Brasil, especialistas em segurança pública passaram a discutir a possibilidade de o país ter virado um narcoestado. Esse tema virou pauta no Jornal da Oeste desta quarta-feira, 13, que contou com a participação de Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Durante a entrevista, Pimentel comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que limita as operações policiais em favelas do Rio de Janeiro. O STF julga, nesta quarta-feira, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como ADPF das Favelas. O ministro Edson Fachin é o relator do texto que restringiu as operações policiais durante a pandemia de covid-19. O magistrado também determinou ao governo do Rio de Janeiro um plano para reduzir a letalidade policial nas ações.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Pimental criticou a ADPF das Favelas por considerar que a medida beneficiou as facções criminosas e as milícias que atuam nas comunidades cariocas. A medida do STF permite operações policiais nas favelas apenas em casos de “excepcionalidade”.
“É muito perigoso a Suprema Corte limitar as ações militares no Rio de Janeiro a situações de excepcionalidade”, afirmou Pimentel. “Quem sabe os problemas da cidade e do Estado é o governador eleito direto pelo voto, que é o chefe das polícias Militar e Civil.”
Medida favorece formação de narcoestado
O ex-policial afirmou temer que a medida se espalhe por outras cidades e Estados. Embora não considere que o Brasil possa ser considerado um narcoestado, a ação poderia aumentar o poder das milícias e facções criminosas.
“A gente achar que, ao informar uma operação ao Ministério Público, vai vazar do gabinete de um promotor para uma facção criminosa ou para uma milícia, é o fim dos tempos, seria realmente a definição de um narcoestado”, afirmou Pimentel. “No entanto, informar as escolas e unidades de saúde, evidentemente que a própria movimentação da escola vai sinalizar aos bandidos de que vai ter uma operação ali.”
Confira a entrevista completa do ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.
Em 2021, após deixar o cargo de secretário de segurança da OEA, o Arthur Weintraub escreveu um livro sobre o tema e já alertava para a existência de características de um narcoestado no Brasil de então. Que tal a Oeste o entrevistar?