Aldo Rebelo, um grande defensor da Amazônia, disse em entrevista à rádio CBN, de Belém, que “o Brasil vai ter de escolher entre o dinheiro e a dignidade, senão corre o risco de perder os dois”.
Rebelo falava sobre a soberania da Amazônia. A proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de criar um “Fórum Internacional”, que supostamente servirá para legislar sobre o território da Amazônia, é vista como a chave para a “internacionalização” de uma área do Brasil — que contém reservas de minérios, aquíferos, petróleo e gás.
Aldo fez uma comparação com os US$ 50 milhões que os Estados Unidos sinalizam para o Fundo da Amazônia, valor que decepcionou o próprio governo Lula e os recursos enviados pelos americanos à guerra da Ucrânia.
“Com 0,04% do que gastaram na Ucrânia (U$ 113 bi), EUA querem ter o direito de mandar na Amazônia e nomear ministros identificados com agenda do Partido Democrata. Até quando?”, questionou.
E fez uma paródia, lembrando uma fala de um colega de ginásio ao se negar a receber uma doação insignificante para o livro de formatura. “Como diria meu colega, uma vergonha para quem dá, uma vergonha maior para quem recebe”.
Os interesses por trás dos financiamentos são os mais preocupantes. “Tem muita gente, inclusive no Brasil, que acha que o Brasil deve abrir mão. A Amazônia é brasileira antes da Califórnia ser americana.”
Na entrevista, Aldo diz que é preciso ajudar a explicar a Amazônia para o Brasil e para o mundo no seu conjunto e não apenas por meio de agendas negativas. “Tem que reconhecer o direito da Amazônia ao desenvolvimento pleno de estrutura, da indústria, do comércio, da agricultura e pecuária”.
Ele afirma que é possível promover o desenvolvimento em parceria com a proteção do meio ambiente. “Quanto mais um país é desenvolvido, mais ele leva tecnologia e instrumentos para proteger o meio ambiente”. E prossegue: “Nós temos petróleo e gás da melhor qualidade, nós podemos usar esse petróleo e gás sem agredir o meio ambiente. A Noruega tira todo o seu petróleo do mar do Norte”, declarou.
“A Amazônia tem várias ‘Noruegas’ de petróleo, porque tem da Foz da Amazônia à fronteira com o Peru. A Amazônia tem a maior reserva de biodiversidade do mundo, a promessa dos fármacos, os medicamentos, os cosméticos, os alimentos do futuro”, diz.
Mas para isso aconteça é necessário substituir a política da bolsa floresta pelo desenvolvimento econômico.
“A bolsa-floresta não vai pagar ninguém, não vai render tributos, não vai movimentar a economia. Nós não podemos aceitar esse tipo de imposição que o mundo rico, ajudado por algumas organizações não-governamentais, querem impor ao Brasil e principalmente a Amazônia.”
Atual governo
Ainda na entrevista à rádio, Aldo fez uma avaliação do atual governo. Ele vê com preocupação a relação do governo com os militares. “Você tem a Presidência da República e as Forças Armadas olhando com insegurança, para dizer o mínimo, ou com desconfiança, uma para outra. O poder nacional está fragilizado internamente e externamente e é preciso que o Brasil recupere a capacidade de conviver entre as suas instituições.”
Rebelo também falou da relação entre os Poderes. “É preciso que o Poder Executivo seja respeitado e que não haja um predomínio do Judiciário e do Supremo Tribunal Federal. Que não tenha o Congresso Nacional fazendo a execução orçamentária no lugar do Executivo, como vem acontecendo”, frisou.
Aldo Rebelo, denuncia esse APÁTRIDA para algum organismo internacional sério, porque, aqui, não adianta nada. Parece que estão hipnotizados. O cara pode falar, fazer e ameaçar quem ele quer e nada acontece! Chama o Congresso e o STF (e mais outros) de golpistas, persegue o presidente do banco central (o chamando de “essa gente”), ameaças a mídia com censura, produz fake neews contra Bolsonaro… Tudo fica por isso mesmo.
Que diabos esse cara tem para intimidar tudo e todos??!!!
É precisa trazer isto às claras.
O duplamente ex-presidiário vendendo a Amazônia para os gringos por 50 milhões, significa pouco mais de 20 centavos para cada brasileiro.
O único interesse do cachaceiro é que haja muito dinheiro para comprar as mídias e as pesquisas em 2024 e eleger todos os prefeitos pelo PT. Adeus psdb, mdb, pdt, psol, rede, união, pp, psb…
Boa reflexão do Aldo Rebelo!
O Brasil desde sua independência, conquistou sua soberania e devemos mantê-la!
A Amazônia é um patrimônio nosso e devemos nós mesmos administra-la e explorá-la respeitando o meio ambiente!
Quando Deputado Federal, o Aldo fez um belo trabalho a frente de uma comissão de meio ambiente sobre reserva legal e seu impacto sobre os pequenos produtores.
Até pensei em fazer um elogio ao comunista Aldo Rebelo por este artigo e algumas entrevistas esporádicas sobre como pensa. Dai fui procurar na internet como Aldo entendia o voto impresso “aldorebeloeovotoimpresso”, e assisti entrevista concedida ao “Café do MyNews” na qual se revela quem realmente é. Assistam para entender como destila ódio ao governo Bolsonaro e aos militares que participaram de seu governo.
Não da para entender esse senhor.
Aldo Rebelo cada vez melhor! Mesmo sem falar nada, demonstra remissão da metástase comunista. Parabéns!
Aldo Rabelo é um comunista raizes…..pensa igualzinho aos russos…já os PTralhas não são e nem pensam como os russos…pensam e agem simplesmente como ditadores cubanos …vcs conseguem entender a diferença?!
Se não conseguem então é melhor ré analizar o que leram e”entenderam” até hoje…MÃE RÚSSIA
Se não fossem a ameaça soviética e agora russa chinesa …. Os EUA já teriam internacionalização da Amazon há tempos…para a alegria dos Europeus….que não o fizeram graças a doutrina Moore..e a perda da capacidade político militar com as 2 grandes guerras.
Um paradoxo né …quem salva o Brasil das garras dos EUA são os russos e agora chineses….ninguém quer perder um aliado no quintal de casa…os EUA sabem que se fizeram algo mais ríspido com a Amazônia…perderá toda a América Latina que já está há tempos com o saco cheio das trapaças e soberba desses gringos.
Dizem que Deus dá nozes a quem não tem dentes. O problema é que quem tem dentes também tem cabeça, e é aí que mora o perigo. As nozes serão de quem for mais esperto. A população de Banânia possui um QI médio de 85, muito baixo para efetivamente garantir domínio sobre suas riquezas. Vai daí que os bwanas de olhos azuis e cabelos louros têm excelentes chances de nadar de braçada por aqui. Se não forem os bwanas alourados serão os Lingling de olinhos fechados… É questão de tempo, basta haver um imbecil no comando da aldeia. Como temos agora! A Noruega dando pitaco sobre a Amazônia é particularmente danosa, posto que é ela quem determina a concessão do Prêmio Nobel da Paz. Agora liguem os pontos…
Várias serão as fontes de fumaça, este Sr. é apenas mais uma, eleger um governo sem qualquer proposta aponta “nossa” real preocupação…
Existem dois socialistas/comunistas no Brasil que eu respeito. Aldo Rebelo que não está com sua cabeça mergulhada nas ideias ultrapassadas de Marx que sacrificou sua própria família defendendo o indefensável. Outro é Olívio Dutra que foi governador do RS e prefeito de Porto Alegre. Mas é muito pouco para frear as alucinações do ex presidiário alçado a condição de presidente da nação por ação do um SFT / TSE por ele mesmo aparelhado para sangrar o país até sua exaustão.
Aldo Rebelo é o único socialista/comunista que s pode respeitar e levar a sério, mesmo porque sua visão de nação não é a do socialismo/ comunismo parasita da população, a ideia de Rabelo é diferente é um socialismo nivelado por cima , seria um liberalismo com uma distribuição de renda mais abrangente com iniciativa a uma melhor produtividade e não o parasitismo do estado massacrando à população, aumentando impostos e mendigando dinheiro junto aos países colonialistas.
Depois de ouvir ultimamente o Sr. Aldo Rebelo, vejo que existe uma luz no fim do túnel. Ele pode ser socialista, mas reconhece que o liberalismo econômico é a única maneira de criar riquezas e não a venda de nosso patrimônio florestal por migalhas.
Aldo Rebelo é um homem que eu respeito. Comunista, mas um comunista diferente. Ama o Brasil, defende os interesses nacionais e tem plena consciência do que é soberania e de como devemos defender a Amazônia, com a exploração racional e consciente das suas riquezas, uma pauta que todos sabem, não é da esquerda; pelo contrário é da direita. Aldo Rebelo merece respeito e apoio.
O equilíbrio de Aldo Rebelo, seu conhecimento do Brasil, e sua visão da política mundial credenciam as opiniões manifestadas por ele. O que o Brasil não pode é ser governado por gente medíocre e a serviço daqueles que desejam impor ao país um regime estranho ás nossas convicções.
O atual presidente não passa de um ignorante, mal informado que está presidente por uma manobra que teve o respaldo fundamental do Supremo, que, por sua vez, queria qualquer um para presidente menos Bolsonaro cujo governo não deu trégua à corrupção como podemos testemunhar.
O plano era esse mesmo, Sr Rebelo. Por que acha que ainda maltratam tanto o que se chamava por brasileiro com perseguidos, desmonetizados, presos, calados, falidos, gulague e tudo mais ?
Maltratam para todos ficarem quietos e não dizer que já estavam avisando antes, bem antes, lá em 2019, quando pediram o voto impresso auditável…
Deram tudo por este estado de “coisas”, e não aceitam nenhuma crítica. Quem tocar em certos nomes é multado, etc, etc.
“Missão dada, missão cumprida” -> Amazônia era a missão, e faremos de conta que só eles não perceberam, para que o peso do estado não recaia sobre quem não é “artistis” ou “reportis”…
Será que as almas dos índios também foram no leilão como na música do Legião Urbana ?
A verdade é que o pt representa esse grupo internacional, que quer vender o Brasil..
Comunista falando…cuidado!
O Aldo Rebelo é um facho de luz da esquerda e está cada vez mais lúcido.
Dignidade!!!! Já não existe em Banania há muito tempo.
Fala da Amazônia com mais propriedade e clareza que muito quatro-estrelas que por lá passou boa parte da vida nas ditas “operações”. O finado dr. Ivo Pitanguy “operaria” melhor.
Aldo Rebelo, um nome que defende o Brasil. Isso é o que importa, e não se o político é de esquerda ou direita, mas precisamos verificar se o político está mais preocupado em encher os bolsos dos companheiros (p/ex. Dilma no BRICS).
Isso vindo de um comunista. Na minha opinião o governo do ladrão vai terminar antes de começar, basta o concresso querer.
Parabéns pela excelente opinião Sr. Aldo Rebelo, precisamos de mais políticos como o senhor.
O os milicos, ainda têm dignidade pra defender o país dessa atrocidade?
E quem vai defendê-los sem nação cultural depois do “Senhores, entrem nos ônibus!” ?
Quanto mais grana entrar, maior vai ser a propina, tudo dentro da normalidade! (“L”!!!).