A esquerda brasileira começou a reagir com críticas à vitória de Donald Trump como presidente eleito dos Estados Unidos. O republicano ganhou da democrata Kamala Harris na madrugada desta quarta-feira, 6.
Enquanto o presidente Lula tenta minimizar os estragos ao parabenizar Trump por sua conquista — depois de ter defendido o voto em Kamala Harris —, alguns de seus ministros e parlamentares da esquerda se pronunciam negativamente.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, afirmou que a vitória do republicano é um “sinal de alerta para o campo democrático” e que é preciso “fortalecer a democracia no Brasil”.
“A polarização se mantém como uma realidade e temos de nos preparar para enfrentá-la também aqui no Brasil, onde a extrema direita já se assanha com o resultado”, disse.
Mais cedo, em conversa com jornalistas, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) declarou que o “dia amanheceu mais tenso no mundo” com a vitória de Trump. “Na campanha, foram ditas muitas coisas que causam apreensão não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, disse Haddad”, falou.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, também se pronunciou em seu perfil oficial no Twitter/X. “A mais rica nação do mundo elegeu um presidente que cultiva os piores valores humanos. Nega as mudanças climáticas e a ciência e apoia a extrema direita no mundo. Tempos difíceis para a humanidade”, escreveu.
Parlamentares criticam vitória de Trump
Também nas redes sociais, parlamentares de esquerda se mostraram insatisfeitos com a definição de Donald Trump como o próximo presidente dos Estados Unidos.
Rogério Correia (PT-MG) afirmou que, com a vitória do republicano, não “perde” só Kamala Harris, “mas a democracia, o meio ambiente e o clima que são constantemente ameaçados pela extrema direita”. “Nossa luta por um mundo mais justo é contínua”, afirmou.
Erika Kokay (PT-DF) declarou, antes do anúncio de Trump como ganhador das eleições, que a vitória de Kamala Harris significaria “um duro golpe para a extrema direita global, inclusive para o bolsonarismo”.
Outro a se pronunciar sobre o assunto foi André Janones (Avante-MG). Afirmou que a vitória de Trump significaria “riscos para o mundo” e que o republicano “quer criar campos de concentração para imigrantes”.
Declarou que o presidente eleito quer “usar o exército para atacar os seus opositores”, além de “fortalecer as guerras”, “aumentar ainda mais a crise mundial”, “obrigar todos a casar” e “proibir o FBI a investigar fake news”.
GENTE PRECISASMIS NOS LIVRAR DESSA GRNTE QUE TOMOU O BRASIL DO POVO. MORAES. BARROSO ETC. LULA JANJA HADDAD RANDOLF ….2026. NO SENADO
O que a esquerda brasileira ainda não entendeu é que o mundo se cansou. O mundo está dando uma guinada à direita porque não aguenta mais que lhe prometam o paraíso e entreguem o caos; não suporta o vitimismo e as pautas identitárias; está cansado de um estado inflado que toma grande parte do seu dinheiro em impostos para não entregar nada, exceto o desfile de mordomias dos “donos” do poder; está farto de ver a esquerda falar em democracia enquanto persegue, prende, censura e acaba com a liberdade; está exausto, sofrido e amedrontado com a violência sob a complacência e leniência do governo com o crime; não cai mais na conversa de preservação ambiental enquanto desfila sua incompetência para tratar desse e de outros problemas. A esquerda está moribunda em todos os locais onde ainda se trata a eleição com respeito.
A esquerda tem lágrimas de crocodilo.
O CHORORÔ IS FREE! CHUPA ESQUERDALHA! LULADRÃO E CATERVA DE BANDIDOS ” COLOQUEM AS BARBAS DE MOLHO”.
TRUMP NELES!
A esquerda não esperava essa mudança , eles estavam desconfiados que aconteceria mas ainda confiavam que não acontecesse , porem o resultado está aí para todo mundo ver .
O medo deles é que comecem a acontecer sanções por conta das arbitrariedades que o consorcio vem cometendo aqui no Brasil.
E agora vão ter pensar antes de agirem porque o consórcio vai estar na mira .
Apesar de que obviamente não vai ter nenhuma hecatombe , mas com certeza serão incomodados , e eles não estão acostumados com essas coisas .
Acho que os discursos vão começar a mudar , especialmente no stf , porem essa mudança não vai passar uma borracha no fizeram até agora , esse é o problema , afinal não vai dar para consertar muitas coisas como por exemplo ressuscitar o Clezão e outras coisas mais.
Quanto ao Lula , ele não deveria se iludir tentando se “alinhar” e puxar o saco do Putin do Xi e dos iranianos , pois se ele está pensando que vai conseguir algum apoio dessa turma está muito enganado , pois eles não vão se desentender com o Trump por causa dele e do Brasil com toda certeza.
.O que o Maduro está fazendo com ele deveria servir de lição .
Porém uma coisa é certa : como está não vai ficar , esse é o medo.
Impressionante o grau da doença mental dessa turma. Agora entendo porque a esquerda tanto fez para acabar com os manicômios.Todos esses estaria lá, em celas acolchoadas.
O Janones aí não pode ser enquadrado em “fake Nnews”? Ou algumas pessoas têm o direito de mentir e passarem incólumes.
Quanta hipocrisia…
“campo democrático” para os esquerdopatas é sinônimo de “falcatruagem”…
Chora mais esquerda maldita!
O Guga Chacra da Lula News deve ter se borrado todo. Porque ele chorou quando o Milei ganhou.
Os esquerdistas adoram falar a palavra “democracia” porém apoiam censura, a ditadura da toga, o desrespeito à imunidade parlamentar. Que democracia é essa? Muita hipocrisia
O choro é livre para os esquerdopatas.
Bando de parasitas, Perigo democratico só quando é pra cumpanheirada.
Esses picaretas perceberam que a farra está acabando e já estão KAMALA pronta.
Choro de comunistas, hoje chorando pela derrota nos EUA, daqui a dois anos será aqui, aguardem…
Uma pena é que o Lula com medo da derrota, não será candidato, anotem.
A única coisa triste nesta matéria é o tratamento da revista Oeste aos extremistas da extrema esquerda: enquanto os extremistas da extrema esquerda só se referem ao Trump e seus apoiadores como “extrema direita”, a revista segue utilizando o afável rótulo de “esquerda” para os verdadeiros extremistas. Quando será que a imprensa que presta vai aprender a tratar extremistas como extremistas?! Será que vai esperar que os extremistas da extrema esquerda comecem a matar seus oponentes aqui no Brasil?! Porque depois de censurar, prender, caluniar, intimidar, fraudar eleições, soltar bandidos comprovados, só falta começar a matar!
Eu sou de direito mais acho tanto de falar de extrema direita que de extrema esquerda. O que acaba com o mundo é essa intolerancia dos 2 lados.
Ao ler esta matéria, fiquei com mais dúvida, ainda.
Essa turma consome capim estragado, ou estou enganado!?…..
CHUPA QUE A CANA É DOCE!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esquerda vagabundo exploradora dos humildes ingênuos, vcs sumirão em breve do mapa político , momento que esses humildes acordarem para a realidade vcs deixarão de existir , só os canalhadas que será minoria votarão em vcs.