Depois de prestar depoimento por mais de cinco horas à Polícia Federal (PF), o General Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), afirmou que o acompanhamento das ações de vandalismo que ocorreram nos prédios dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro, cabia aos ministérios da Justiça e da Defesa.
De acordo com o general, o GSI nem sequer foi convidado a participar da reunião do Plano de Ações Integradas, ocorrida na antevéspera das manifestações. Conforme ele, isso teria resultado em “um apagão geral no sistema pela falta de informações para tomada de decisões”. Dias também negou ter recebido informações de maneira antecipada da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Durante o depoimento, o general disse que as manifestações já estavam na mira do governo durante o período de transição, antes mesmo da posse de Lula. Ele admitiu que os protestos foram avaliados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
A respeito das prisões arbitrárias feitas em frente aos quartéis do Exército, Gonçalves Dias disse que não concordava com as ações, uma vez que não havia um planejamento prévio para efetuar essas prisões, além de saber da presença de “famílias, idosos e crianças” nos locais.
À PF, o ex-chefe do GSI de Lula detalhou que, naquele domingo — dia das manifestações —, havia no Planalto 45 agentes da Coordenação Geral de Segurança, 46 militares do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas e um Pelotão de Choque de Reforço com 38 militares do Batalhão da Guarda Presidencial.
Ainda de acordo com o ex-ministro, a sede do governo foi invadida às 15h41 e ele chegou ao local às 14h50, quando viu “a multidão conseguir superar o bloqueio da Polícia Militar e partir em direção ao Palácio do Planalto”.
Foi então que Dias pediu reforços. Ele afirmou que ao final da operação o total de militares no local era de 487 e de PMs chegava a 520. Ele disse também que “não tem conhecimento se houve demora injustificada” por parte do Exército, para auxiliar na segurança do local.
Outra afirmação do ex-ministro é que “ao entrar no Palácio do Planalto, se dirigiu ao quarto andar e verificou que havia invasores sendo retirados por agentes do GSI”. Conforme o depoimento, depois de descer para o terceiro andar, o general fez uma varredura e encontrou outros invasores na sala contígua e conduziu essas pessoas à saída.
O ex-chefe do GSI foi interpelado sobre o motivo de não ter efetuado as prisões dos invasores. O general declarou que “estava fazendo um gerenciamento de crise e essas pessoas seriam presas pelos agentes de segurança no segundo piso tão logo descessem, pois era o protocolo; que não tinha condições materiais de sozinho efetuar prisão”.
Ao final do depoimento, Gonçalves Dias afirmou ter entregue as imagens das câmeras da Presidência às instituições de Estado, “sem omissão de possíveis filmagens”. Versão essa que contradiz a cobrança feita por Alexandre de Moraes em despacho no qual determinou a quebra do sigilo das gravações e a entrega na íntegra do material.
Se ele não tinha condiçoes de sozinho efetuar prisões, pprque então subiu sozinho ao terceiro e quarto andar pra fazer varredura? Sei não…..alem disso, como ninguem viu esse video das cameras de segurança que era de suma importancia para esclarecimentos dos fatos? O STF não assistiu, o planalto não assistiu, o ministro da justiça não assistiu, ninguem assistiu e mesmo assim se decretou sigilo. Como pode isso?
Apenas protocolar , o STF , PGR e Governo Federal já tinham as imagens, motivo de decretar sigilo. Bandidagem !!!
No olho de porco desse general melancia não passa nem wi-fi. Se ele falar a verdade, o nine fingers o apagará.
Explicando o inexplicável.
Então a invasão foi planejada pelo próprio PT para sujar Bolsonaro, assim como aconteceu com o capitólio dos Estados Unidos quando Biden assumiu para sujar Trump.
Duas ratazanas gigantescas e asquerosas.
Pelo teor do depoimento, é de se concluir que foi feito apenas prá cumprir algum protocolo, já que, ao que consta, as gravações já estavam no STF que nada fez, até o momento em que foram tornadas públicas. Nada de apreensão de celulares, documentos e muito menos busca e apreensão na casa do ex-GSI ou em seu antigo local de trabalho, bem diferente do que aconteceu com Anderson Torres, que aliás nem estava no país naquela oicasião, mas segue preso até hoje apesar de ter a casa totalmente vasculhada com apreensão de tudo o que a PF tinha direito. Risivel se falar em apagão de inteligência, justamente porque a ABIN é vinculada ao GSI. Passa a impressão que não se está querendo investigar. Se isto tivesse acontecido no governo anterior, provavelmente já teriam vasculhado o GSI inteiro, lá atrás, e não somente depois que vazou o video.
Eu já escrevi à Revista Oeste, em outras ocasiões, o que todo mundo já sabia: as manifestações de 08/01/2023 foram de conhecimento de toda a imprensa, redes sociais e, até mesmo, por meio de conversas e comentários entre as pessoas. Portanto, todo esse governo comunista tinha conhecimento do que poderia acontecer. Tanto é assim que Lula já tinha pronto o decreto de intervenção no Distrito Federal. Alexandre de Moraes havia determinado o afastamento do Governador Ibaneis Rocha por 60 (sessenta) dias, sempre de forma arbitrária, passando por cima da lei, sem o menor critério de nada. Em relação à Governadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, nada aconteceu. No Estado nordestino, morreram mais de 100 (cem) pessoas por ação do Primeiro Comando da Capital (PCC) por causa de um preso da facção. Em Brasília – DF, não surgiu um único ferido e não morreu ninguém. Ou seja, estamos diante de 02 (dois) pesos e 02 ( duas) medidas. O governo comunista mais impopular da história pensa que peitar a Direita é a melhor estratégia. A CPMI do 08/01/2023, se bem conduzida, esclarecerá todos os fatos e punirá todos os envolvidos. Só não pode deixar que essa CPMI vire um circo igual à CPMI da Covid 19. Àquela, não havia uma única prova sequer contra Bolsonaro e o governo dele. Essa de agora, tem provas sobradas contra o governo comunista. Lembrem-se de que o Supremo Tribunal Federal é comunista e odeia Bolsonaro. Por mais que se busque incriminar Bolsonaro, o STF não consegue prendê-lo porque Bolsonaro é inocente e os casos de corrupção descobertos no Governo dele foram devidamente apurados, na hora certa, e não respingou uma gota de lama em cima dele. Já o governo comunista de ocasião, pelo visto, vai cair igual a um castelo de cartas. Não vai sobrar nada. Assim, eu espero.
Esse general Gonçalves Dias, fala como um Lobo, anda como uma raposa, e mente como um escorpião. Portanto seu envolvimento no golpe é transparente como um cristal.
O ataque foi planejado e executado por aqueles que agora se dizem vítimas, a fim de angariar apoio midiático, popular e internacional.
O que mais se pode esperar de um partido político e agora governo, que vive de trapaças?
Um general na verdade um ridículo puxa saco totalmente desmoralizado por fatos incontestes tem um comportamento indigno de um soldado … este canalha deveria ter sido preso no fim do depoimento por seu cinismo e covardia … que lixo !!!
O país necessita de uma CPI para o judiciário, eles não respeitam e nem tem consideração pelo povo brasileiro, vivem em um reduto chamado de capital federal. Nunca geraram riquezas nenhuma para esse país são burocratas idiotizados, nunca construíram nem um palito de fósforo para gerar riquezas para o país. CPI dá lava toga neles já
Os fatos e as imagens não deixam a menor dúvida a manifestação foi usada pelo desgoverno e adversários estes como bois de piranha para a transformação do pais numa república bolivariana ladra e assassina … 1.400 inocentes presos ilegalmente em masmorras indignas impõem dura puniçao a muitos déspotas crueis travestidos de defensores da democracia.
O país necessita de uma CPI para o judiciário, eles não respeitam e nem tem consideração pelo povo brasileiro, vivem em um reduto chamado de capital federal. Nunca geraram riquezas nenhuma para esse país são burocratas idiotizados, nunca construíram nem um palito de fósforo para gerar riquezas para o país. CPI dá lava toga neles já
Posso falar? A gente aqui de longe percebe onde há fumaça, há fogo. Pelo depoimento dele é possível adivinhar de que alguém estava muito bem informado fazia tempo e tinha informações confidenciais. Quem? O Ministro Alexandre de Moraes, ora. Ele sabia e sabe de tudo, pois dá canetaços sem dizer quais as provas que tem. Ele é o responsável direto pela bagunça dia 8 de janeiro. E seu colegas são também responsáveis pelo caos no Brasil desde que soltaram Lula de maneira sórdida e inconstitucional.
Só mentiras. Se fosse a PF séria daria voz de prisão no término desse depoimento mequetrefe desse Sr.
☢️Bingo! ACORDA, DIREITA!
🤡 STF, Pacheco, Dinossauro e Dilmo são cúmplices das invasões.
Isso daí já foi publicado desde à noite de ontem, inclusive alguns blogs já mostraram a íntegra desse depoimento. Tem um tal de general Feitosa que foi citado, se não me engano por duas vezes, e outros coronéis, majores e capitães, uma verdadeira plantação de melancias que dá para encher uma picape.
Ontem foi Dia das melancias, ninguém foi assistir o desfile de mendecaptos.