Gilberto Kassab afirmou nesta terça-feira, em meio a uma verdadeira “Torre de Babel” que virou o xadrez eleitoral depois do abraço de Lula e Geraldo Alckmin, que o seu PSD não pretende fazer o vice do petista. Disse isso para não melindrar o presidente do Senado, o letárgico Rodrigo Pacheco (MG), que alguns colunistas da mídia mainstream chamaram de novo Tancredo Neves — e ele acreditou. A chance de Pacheco viabilizar uma candidatura minimamente competitiva é nula. Já a chance de Kassab instalar o PSD na vice de Lula é real.
Contudo, para que um casamento entre PT e PSD vingue, é preciso sanar uma equação complicada que se chama Palácio dos Bandeirantes, a sede do governo mais rico do país, com um PIB de fazer inveja à Argentina. O PT sonha com a cadeira de governador desde a sua fundação. Kassab, que não entra em negócio para perder, tem ciência disso e entende que Alckmin seria o nome ideal para a disputa. Por enquanto, nem um nem outro estão dispostos a ceder — até porque é cedo.
De um lado, Alckmin não parece disposto a administrar o Estado pela quinta vez — algo como assistir ao reprise de um campeonato de futebol antigo. Ele deixou o PSDB à francesa sonhando em se mudar para Brasília. Do outro, Kassab não teria outra opção para São Paulo sem ele como moeda eleitoral.
Nessa ciranda, ainda apareceu o PSB, com quem Alckmin namora discretamente desde a chapa com Márcio França — este também pré-candidato em solo paulista. O PSB também poderia compor com o PT de Lula e Fernando Haddad, mas aí o jogo passa pela esfera da vaidade.
O nó a ser desatado parece estar nas mãos de Kassab. Problema? Não. Ele vive disso.
Kassab foi prefeito de São Paulo porque era vice do Serra que saiu para ser governador. Kassab se reelegeu graças o voto anti-pt mas, depois nem isso conseguiu pois, entregou o cargo para um tal de Hadad. Depois disso virou apenas proprietário do psd……não se elegendo para mais nada.
Alguém já ouviu falar de alguma pessoa que saiu de casa para votar em algum candidato do PSD do Kassab. O PSD é um partido de renegados políticos com algum prestígio paroquial. O Kassab está morrendo de inveja do Alckimin, é ele que queria estar sentado no colo do Lula.
vai sonhando “fofāo”, vai sonhando !
Bandidos posando de estadistas. A imprensa não aprende.