O que significa a ‘nova governança global’ defendida por Lula

Proposta do presidente do Brasil enfraqueceria o Parlamento dos países
-Publicidade-
Lula está no Uruguai para encontros diplomáticos | Foto: Divulgação/Agência Brasil
Lula está no Uruguai para encontros diplomáticos | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Em pronunciamento nesta quarta-feira, 25, no Uruguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que pretende “brigar” por uma nova governança global. A proposta, sugere o petista, daria amplos poderes aos organismos internacionais e enfraqueceria o Parlamento dos países, que tem a prerrogativa de aprovar e rejeitar projetos.

“Se não tivermos uma governança global que decida cuidar do planeta, continuarão a ocorrer encontros como a COP30, a COP15, a COP27, a COP35 e a COP40, em que tomamos decisões maravilhosas em nível internacional, mas, quando tentamos colocá-las em prática dentro dos nossos Estados, o Congresso não aprova — e as políticas não entram em vigor”, afirmou o presidente.

Mercosul “aberto ao mundo”

-Publicidade-

Ao lado de Lula, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse que o Mercado Comum do Sul (Mercosul) deve ser “moderno, flexível e aberto ao mundo”.

“Sabemos que o Brasil tem um peso econômico e demográfico importante, não tenho problema nenhum em admitir isso”, observou Lacalle Pou. “O Uruguai vai avançar nas negociações com a China, como tem feito até agora. O Brasil pode, paralelamente, fazer seu caminho. Depois disso, vamos compartilhar tudo aquilo que foi negociado. Para resumir: o Mercosul que queremos precisa ser um Mercosul moderno, flexível e aberto ao mundo.”

A declaração de Lacalle Pou ocorre na esteira das recentes críticas de integrantes do bloco aos uruguaios. Os coordenadores nacionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai no Mercosul criticaram o fato de Montevidéu ter buscado acordos bilaterais com outras nações.

Em nota conjunta, os três países disseram ter informado o Uruguai que se reservam o “direito de adotar as eventuais medidas que julgarem necessárias para a defesa de seus interesses” jurídicos e comerciais.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários Ver comentários

  1. Lula sendo Lula! Fútil, onipotente, arrogante e assassinando a nossa língua portuguesa. Todo dia eu peço a Deus que justiça divina seja feita àqueles que descondenaram essa criatura imoral.

  2. *[Atenção]* Desde 09/jan/2023, a Polícia Federal está monitorando vários grupos do WhatsApp e do Telegram para identificar possíveis apoiadores de um golpe de Estado. Os principais alvos da PF são militares, policiais, funcionários públicos, pastores e padres. As informações estão sendo repassadas ao Governo Lula e a veículos da imprensa alinhados ao novo governo: https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2023/01/18/grupos-de-pms-do-df-difundem-fake-news-e-mensagens-golpistas.htm

  3. Meu Deus! Lula quer liderar um grupo de cucarachas falidos. Como se o Brasil fosse alguma coisa muito diferente. Maior sim, mais populoso sim, economia maior sim. Mas, vulnerável até o talo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.