A foto acima é inesquecível no noticiário político-policial, que, no Brasil, andam de mãos atadas, infelizmente. São R$ 51 milhões atribuídos ao ex-deputado baiano Geddel Vieira Lima (MDB), profundo conhecedor dos caminhos da rapinagem do dinheiro público desde o escândalo dos Anões do Orçamento, em 1993 — e há quem diga que, antes disso, já estava em atividade no seu Estado.
As nove malas e seis caixas com dinheiro em espécie foram descobertas pela Polícia Federal no dia 8 de setembro de 2017, escondidas em um apartamento-cofre na cidade de Salvador. Na época, o imóvel havia sido emprestado por um amigo a Geddel com o pretexto de que o político armazenaria ali pertences do seu pai. O político foi preso três dias depois e condenado a 14 anos de prisão — segue cumprindo a pena, mas em casa porque o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que ele corria risco de morte por ser do grupo de risco da covid.
A polícia concluiu que ele surrupiou os valores por meio de fraude na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal de 2011 a 2013, quando a ex-presidente Dilma Rousseff o manteve como um dos vice-presidentes da instituição. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o político por lavagem de dinheiro. Em sua defesa, Geddel disse que era responsável apenas pela “simples guarda de valores em espécie” — mas nunca explicou direito quem era o dono da fortuna.
No ano passado, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) que os R$ 51 milhões, depositados em uma conta judicial desde então, fossem repassados para o combate à pandemia — a base para a transferência seria a resolução 313/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Corte, contudo, não analisou o pedido até hoje.
Se fosse para transferir o dinheiro para a conta destes vagabundos do STF, eles já teriam analisado o pedido a muito tempo, STF VERGONHA MUNDIAL!!!
Incrível como nossos Tribunais protegem o crime, o criminoso e o produto do crime!
A Covid em pleno vigor e o STF ainda não analisou o pedido pra liberar essa dinheirama. É incrível. Mas compreensível. A quadrilha tem que trabalhar diligentemente pra proteger aos seus e isso dá trabalho. Todo cuidado é pouco pra não serem pegos pela polícia. E haja cuidado! Toffoli, G.Mendes, Moraes que o digam.
socios
Eles estao dando um tempo , pra devolver a grana pro Geddel, não sem antes pagar pedágio, sacou…
Aguardem, o STF vai mandar devolver a grana p gedel, dessa trupe não duvido nada
Comigo é que não está, infelizmente.
?
Presídio não é isolado? bota ele em uma sala com outros de risco isolados ué. É só não sair de lá pra mais nada
Concordo plenamente…
Quantos, do grupo de risco, morreram de Covid-19, e não tiveram o mesmo tratamento de Geddel, por parte do essetêefe? Vá entender isso!