Integrantes da oposição passaram a acusar o governo Lula de tentar obstruir as investigações relacionadas às manifestações do 8 de janeiro. Parlamentares começaram a reclamar depois da notícia de que imagens gravadas no dia pelas câmeras de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública foram apagadas.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
A informação de que as imagens do Ministério da Justiça, que é comandado por Flávio Dino, foram apagadas partiu da Polícia Federal, segundos informações dos canais Record TV e CNN Brasil.
Em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) considerou o caso como “queima de arquivo”. O também senador Eduardo Girão (Novo-CE) chamou a exclusão das imagens de “escândalo sem precedentes”.
“A cada dia vai ficando evidente a verdade: a omissão do governo federal em relação aos atos de 8 de janeiro, que poderiam ter sido plenamente evitados”, disse Girão.
A “queima de arquivo” é muito comum nos governos petistas!
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) August 30, 2023
Eles não tão nem aí para a Justiça!
Quem manda em tudo são os comunistas! pic.twitter.com/fizI7MAliW
DESMORALIZAÇÃO TOTAL: GOV.LULA SABOTA P/ ACABAR LOGO C/ CPMI…No Nordeste chamamos isso de esculhambação! Mas vou além:seria uma confissão de culpa tbém? O fato é q trata-se de um desrespeito ñ apenas c/ instituições como o parlamento e 5TF mas,sobretudo,c/ brasileiros. A cada… pic.twitter.com/g0Pelchj2y
— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) August 30, 2023
Segundo os canais de TV, o Ministério da Justiça teria dito à Polícia Federal que as gravações das câmeras ficam armazenadas no sistema interno por até 15 dias. Depois disso, os registros seriam apagados para liberar espaço.
Leia também: Imagens mostram Força Nacional dentro do Ministério da Justiça em 8 de janeiro
Contudo, outros órgãos da Esplanada dos Ministérios preservam as imagens do 8 de janeiro por considerar a eventual necessidade das gravações para apuração de responsabilidades.
CPMI do 8 de Janeiro pediu imagens do Ministério da Justiça
O pedido das imagens foi feito ao Ministério da Justiça pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro há cerca de um mês. Num primeiro momento, Dino se recusou a entregar o material e alegou necessidade de autorização do Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre de Moraes autorizou o envio do material ao colegiado.
Dino entregou as imagens de apenas duas câmeras, mas a CPMI reiterou o pedido para a disponibilização das imagens de todas as câmeras.
+ Imagens internas do Ministério da Justiça de 8 de janeiro foram apagadas
Precisava de 240 homens da Força Nacional para carregar este monte de banha e estrume, caso algo acontecesse ao ministreco da justiça.
Bandidos descarados.
Eu quero a verdade verdadeira, doa a quem doer. O citefê bloqueou o dia do patriota do Rio Grande do Sul mas, este crime do pessoal do atual desgoverno… Lógico que no primeiro caso, é alguém do PL mas, no segundo… Pobre brazilzim. A brazuelatina tá vindo de avião.
Esperar o que dessa corja de bandidos? Nenhuma surpresa.
Esse Dino jogou um tremendo 171 aí com as imagens! Eh obvio que estavam com a guilhotina descendo no pescoço. Imaginem por 10 segundos se isso tivesse sido feito no govermo do Bolsonaro!!!!! O STF já tinha expedido ordem de prisão!!! Mas o povo está vendo tudo, parece estar calado mas não está, está bem ATENTO!
Artigo 305 código penal: 2 a 6 anos de reclusão e multa
O paquiderme escarra seu escárnio no rosto do brasileiro. Fuça nauseabunda do elefandino.
Pena para supressão de suquinhos : att 305 código penal: pena de 2 a 6 anos e multa.
Mais do que ” queima de arquivo” é um crime contra a Pátria. O que vai fazer o STF ?
Ao apagar as imagens do Ministério da Justiça, o Flávio Dino CONFESSA sua participação e do ATUAL DESGOVERNO nos atos do dia 08/01 – Dia dos Patriotas.
Confissão clarissima de cometimento de crime por um governo sabidamente composto por bandidos. A questão é: vai ficar por isso mesmo?
Tudo isso já sabíamos. Esse desGoverno tá envolvido até os cabelos com a invasão.
Queremos saber o que a CPMI vai fazer com essa escandalosa/criminosa obstrução do dln0 Sauro.
Vão prender o cara (q já deveria estar preso) ou vão prevaricar?
Vão prevaricar, mas sem consequências.
Que surpresa!!!
Chamar essa puhttarya de esculhambação é pouco!
Governo corrupto, mentiroso,sem vergonha. Bando de criminosos!