Parlamentares da oposição ao governo Lula comemoraram o recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas, o qual mostra Jair Bolsonaro (PL) na liderança das intenções de voto para as eleições de 2026.
No cenário eleitoral em que a pesquisa apresenta apenas os nomes de Bolsonaro e Lula, o ex-presidente tem 45,7% das intenções de voto contra 42,2% do petista. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 13.
+ Lula, Bolsonaro, Marçal, Tarcísio: pesquisa mostra cenário eleitoral para 2026
Atualmente, o presidente de honra do Partido Liberal (PL) encontra-se inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de junho de 2023. Dessa forma, o ex-presidente ainda está impedido de concorrer a cargos públicos durante esse período.
Em novembro de 2024, a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro pela suposta tentativa de golpe de Estado, acusando-o de crimes como abolição violenta do Estado democrático de direito, participação em organização criminosa e conspiração para impedir a posse de Lula.
Oposição comemora consolidação do nome de Bolsonaro
Deputados federais da oposição afirmam que a vitória de Bolsonaro sobre Lula se as eleições presidenciais fossem hoje mostram que a “população brasileira busca uma liderança que já demonstrou capacidade” para governar o país.
Para Silvia Waiãpi (PL-AP), a pesquisa mostra que os brasileiros estão “reagindo ao descaso do governo” Lula com “questões fundamentais como a segurança pública, soberania nacional e o custo de vida”.
“A liderança de Bolsonaro nas pesquisas mostra que o povo quer voltar a ter esperança, e ele é a figura que representa essa mudança”, acrescenta a parlamentar.
Rodrigo Valadares (União-SE) analisa que os números da pesquisa não tratam só sobre a figura do ex-presidente. “Trata-se de um recado claro de que o governo Lula está desconectado da realidade do povo”, diz. “A ineficiência em áreas críticas e a falta de liderança estão levando o Brasil a um retrocesso.”
O deputado Sanderson (PL-RS) destaca que o nome de Bolsonaro desponta na pesquisa porque “as pessoas lembram que, com ele, havia firmeza nas decisões e compromisso com o bem-estar da população”.
“O Brasil está cansado de um governo que prioriza narrativas ideológicas enquanto a população sofre com inflação alta, desemprego e violência”, sinaliza o deputado.
Para Rodolfo Nogueira (PL-MS), “enquanto o governo Lula falha em oferecer respostas concretas, a população busca uma liderança que já demonstrou capacidade e resultados”.
“Bolsonaro aparece como essa liderança porque, em seu governo, houve progresso em diversas áreas negligenciadas atualmente”, finaliza o parlamentar.
A única comemoração que deve ser considerada em termos eleitorais é a adoção do voto impresso seja ele com urna eletrônica ou não. Pesquisas no Brasil, assim como urnas eletrônicas sem voto impresso, não são confiáveis.
Quando acabei de ler a reportagem, pensei o mesmo para vir comentar.
Perfeito. Sem a impressão do comprovante do voto impresso, não tem como ter certeza que realmente o mais votado das chapas majoritárias, será eleito!