Depois de defender mais três mandatos consecutivos para o Partido dos Trabalhadores, em entrevista concedida na semana passada, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi alvo de críticas de partidos da oposição e até mesmo por apoiadores do atual governo do presidente Lula.
Em entrevista à RedeTV! na quinta-feira feira 6, Dirceu disse que um mandato de quatro anos de governo nas mãos do presidente Lula é “pouco” e que o do projeto de poder do PT deve durar três mandatos consecutivos, incluindo a reeleição de Lula em 2026. “Penso em 12 anos, três governos, para um projeto de desenvolvimento nacional, porque o Brasil precisa fazer, em dez anos, cem anos em matéria de ciência, tecnologia e educação. Não estou pensando em um governo do PT, mas em um projeto para o país. São políticas de longo prazo que o país precisa”, declarou.
O senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP e ex-ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro, reagiu nas redes sociais à entrevista de Dirceu. “O Brasil não merece ser condenado a uma pena de 20 anos de PT. Não vão punir o Brasil! O nosso povo é inocente e lutaremos pela liberdade dos brasileiros! Nosso país é o Brasil! Não permitiremos a implantação do Lulaquistão!”
O Brasil não merece ser condenado a uma pena de 20 anos de PT. Não vão punir o Brasil! O nosso povo é inocente e lutaremos pela liberdade dos brasileiros! Nosso país é o BRASIL! Não permitiremos a implantação do Lulaquistão! pic.twitter.com/lzKqbXcMaV
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) April 8, 2023
O Novo, partido de oposição a Lula, também criticou a declaração do petista histórico, condenado no Mensalão e na Lava Jato. O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) afirmou que a declaração do petista tem relação direta com a impunidade. “Estão à vontade para falar sobre o projeto de poder infinito que têm. Impunidade e conivência do Judiciário somadas à omissão do Legislativo garantem ao PT a blindagem necessária para revelar em público o que sempre foi seu plano de dominação política”, afirmou ao Estadão.
Ex-candidato à Presidência pelo Novo, o político Felipe D’Avila também foi veemente em sua crítica: “Vamos aos fatos: após 12 anos de poder, o PT deixou um país com 13 milhões de desempregados, inflação de dois dígitos, quase quebrou a Petrobras e o BNDES e teve sua presidente impedida por pedalada fiscal. A Lava Jato desvendou o maior esquema de corrupção da história e dezenas de bilhões de reais foram devolvidos aos cofres públicos.”
O ex-senador Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, fez crítica semelhante. “Dentro da democracia qualquer cidadão pode sonhar com o que quiser, mas o autor dessa frase nunca foi muito adepto do processo democrático. O PT não tem a democracia como um valor universal, tanto que apoia ditaduras pelo mundo.”
A declaração de Dirceu repercutiu mal até mesmo entre apoiadores de Lula. “O PT olha para o passado ou para o futuro distante em vez de olhar para o aqui e agora. Tem muita coisa para ser feita no presente”, disse o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, que apoiou Lula no segundo turno.
Mesmo afastado da executiva nacional do PT e sem cargo no terceiro mandato de Lula, Dirceu ainda tem alguma influência no PT. Em fevereiro, no aniversário de 43 anos do PT, Lula chamou o ex-ministro ao palco e agradeceu a ele.
Um “democrata” dizendo 3 mandatos? O Brasil tem um passado pela frente .
Este Zé é um falido, condenado e decrépito. E ainda fez um pior: Vai deixar um herdeiro.
O agente treinado pela KGB quer um reinado de corrupçao e decadencia molusqueal “ad aeternum” tambem para o Brasil, bem ao estilo da terra que ele tanto ama: a decadente e tiranica Cuba castrocomunista.
E quanto a essa “oposiçao” ai, sao caes banguelas que soh ladram e nao mordem, lancando bravatas aos quatro ventos.
E estao ai, coabitando a “casa do povo” com bandidos, como se isso fosse normal?!
Iguais as FFAAs que se deixam ser comandadas por um bando de ilegitimos e de bandidos.
Que vergonha bater continencia para um bandido no desfile de 7 de Setembro.
Talvez Duque de Caxias rolaria no tumulo se pudesse ver tal fato.
Sábio Duke.
Mas, por que o espanto? É o que a esquerdalha quer, o Zezinho do Apocalipse é o único que tem coragem de dizer e, não é de hoje…O larápio não terá saúde, é capaz de ser embalsamado para deixá-lo no poder! Se esse Congresso nada fizer (KKKKK), logo logo viraremos uma Nicarágua, ou pior, Venezuela…se cuidem Congressistas, com esse Pachecão como presidente, melhor colocar as barbas de molho.
Quando é que a dita direita vai apresentar o projeto para modernizar as urnas eletrônicas. Chega de atraso. Urnas velhas, feias e antiquadas.
Queremos progresso e várias camadas de segurança.
O PRIMEIRO E MAIS ÚTIL DE TODOS É ESSE.
Vão acordar quando houver a desculpa do tempo exíguo?
Ninguem ve que so um levante armado, da população honesta, trabalhadora, poderá defender nossa pátria, bandeira, nossa familia, casa, emprego, valores?????
Depois de descondenarem o Lula infelizmente não duvido de mais nada neste pobre país!
Grande coisa tecer críticas. Quem é contra este projeto tem é de impedir. Eles fazem a parte deles, e com competência. Tiraram o outro da cadeia e o puseram na presidência, com a omissão do congresso. Agora o céu é o limite.
A oposição está ouriçada à toa… Primeiro, o mané já morreu, só esqueceram de enterrá-lo; então re-eleição está fora. Segundo, o Zé ou não sabe do que está falando ou não domina a dita aritmética frívola… 100 anos em 10 nas áreas de ciências, tecnologia e educação??? Pô! O Zé deve estar delirando! O QI médio do bananense é só 85, e isso é uma senhora barreira! Então, a chance do sonho do Zé se realizar é igual a zero!
O PT do Luladrão nunca teve qualquer projeto de governança. Sempre teve apenas projeto de poder e roubalheira. E o papa comunista guarda, nos porões do Vaticano, grande parte da roubalheira realizada pelos petralhas. Não a toa que a primeira coisa que o Cachaceiro fez quando saiu da prisão foi visitar o papa!!!!