Deputados que fazem parte da oposição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 3, para traçar estratégias de atuação diante do bloqueio da rede social X/Twitter no Brasil, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada.
Os parlamentares definiram que, no âmbito do Senado, vão pressionar o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que dê prosseguimento ao impeachment de Moraes. Com mais de 145 assinaturas de deputados, o requerimento deve ser protocolado na segunda-feira 9.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Na avaliação dos opositores, dois motivos embasariam a deposição de Moraes: a suspensão do X e a série de reportagens do jornal Folha de S.Paulo que mostrou como era a atuação do ministro contra jornalistas conservadores e políticos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Caso Pacheco não considere o pedido, a ideia do grupo é denunciá-lo por prevaricação.
Na Câmara dos Deputados, a estratégia vai se concentrar na instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar supostos abusos de autoridade por parte de ministros do STF.
De autoria do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), o requerimento foi protocolado em 2023, mas ainda não foi lido pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Os opositores pretendem pressionar Lira para instalar o colegiado, mas, nos bastidores, a avaliação é que não há possibilidade da instalação de nenhuma CPI neste ano.
Ao lado de Van Hattem, as deputadas Bia Kicis (PL-DF) e Adriana Ventura (Novo-SP) estiveram com Lira, mais cedo, na Residência Oficial da Câmara. A oposição também definiu que vai se concentrar na atuação da manifestação que vai acontecer no 7 de Setembro, na Avenida Paulista. O foco da manifestação também será o impeachment de Moraes.
Moraes suspende o X no Brasil
https://revistaoeste.com/politica/primeira-turma-do-stf-forma-maioria-para-manter-suspensao-do-x/A decisão do ministro, posteriormente referendada pela Primeira Turma do STF, foi tomada após Moraes ter intimado o empresário Elon Musk, dono da rede social, a nomear um novo representante legal da empresa no Brasil, sob pena de suspensão da plataforma.
Ferro, desses bem grossos nesse assassino do Clezão ; é ou não é?
Apoiado !!