publicidade
Política

Oposição e PL fecham apoio a Helio Lopes na corrida pelo TCU

Líderes do partido anunciam mobilização pela indicação à cadeira aberta na Corte de Contas

Helio Lopes
A candidatura de Helio Lopes (PL-RJ) já reúne pelo menos 80 assinaturas de parlamentares | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL-PB), reforçou nesta quarta-feira, 25, nas redes sociais, o apoio à candidatura do deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) ao Tribunal de Contas da União (TCU). Além dele, o líder do Partido Liberal (PL) na Casa, Sóstenes Cavalcante (RJ), também anunciou o apoio da sigla ao colega.

Segundo Sóstenes, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, comunicou a decisão em reunião com os deputados da sigla. A bancada aprovou o nome de Helio de forma consolidada, afirmou o líder. “Foi um momento de convergência e alinhamento.”

A candidatura já reúne pelo menos 80 assinaturas de parlamentares. Além disso, o nome de Helio recebeu chancela do ex-presidente Jair Bolsonaro.

+ Leia mais de Política em Oeste

Em agradecimento, o deputado afirmou que recebeu o apoio com “gratidão e senso de responsabilidade.”

Helio Lopes e a disputa pela vaga no TCU

A vaga no TCU foi aberta com a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz, que participou de sua última sessão nesta terça-feira, 24.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), havia sinalizado apoio ao Partido dos Trabalhadores (PT). O acordo envolveria apoio petista à eleição de Motta para a presidência da Casa. O preferido da bancada do PT é Odair Cunha (MG).

Leia mais: “Banco Master: investigação deve permanecer no STF por mais 2 meses

Parte do Centrão, porém, não reconhece o acordo político. O Partido Social Democrático (PSD) articula o nome do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ). Danilo Forte (União-CE) também manifesta interesse na disputa. Outros nomes citados incluem Elmar Nascimento (União-BA) e Pedro Paulo (PSD-RJ).

O conselheiro Cezar Miola, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, também foi lançado. Miola já presidiu a Associação Nacional dos Tribunais de Contas.

Leia mais: “PL confirma De Toni para o Senado em ‘chapa pura’ com Carlos

5 comentários
  1. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    Todos querem mamar em alguma teta. Na se sabe nem da competência . Virou consolação.

  2. Osmair Mendonça
    Osmair Mendonça

    Hugo Mota se elege presidente da casa com ajuda do Bolsonaro e dá apoio ao PT. Tá contente agora?

  3. paulo jose do nascimento filho
    paulo jose do nascimento filho

    Ainda bem que sai um adesista de governos e do PT

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade