A eleição para a presidência do Senado ocorrerá no próximo sábado, 1°. Enquanto o dia não chega, os postulantes trabalham para buscar apoio de parlamentares. O senador Davi Alcolumbre (União-AP), por exemplo, tem conquistado apoio tanto da oposição quanto da base governista.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com reportagem do site g1, políticos opositores ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiram apoiar Alcolumbre. O objetivo seria reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso, contudo, teria de ocorrer antes das eleições de 2026.
Acordo firmado com Alcolumbre
Ainda segundo o g1, o acordo foi articulado pelos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Eles informaram a Alcolumbre que, embora ele pudesse se eleger somente com o apoio de Lula, uma aliança com a oposição garantiria a ele a reeleição para o comando do Senado em 2027.
Eles esperam que Alcolumbre coloque em votação um projeto que daria ao Congresso o poder de reverter declarações de inelegibilidade feitas pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro seria o principal beneficiado por essa mudança legislativa.
Discussão sobre a anistia
No entanto, a discussão sobre uma eventual anistia para os presos do 8 de janeiro somente será considerada depois da decisão do Supremo Tribunal Federal.
Alcolumbre espera receber cerca de 30 votos da oposição, apesar de enfrentar concorrência de três apoiadores de Bolsonaro.
Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Marcos do Val (Podemos-ES) e Marcos Pontes (PL-SP) também concorrem à presidência do Senado.
Eu entendi direito? Bolsonaro tá apoiando esse criminoso com vistas a reverter sua inelegibilidade? E os presos do 08/01? Não são mais importantes do q
Os políticos são todos farinha do mesmo saco e mesma mandioca. Não há político honesto.
Será mais um tiro no pé, de uma Oposição sem nomes fortes no Senado.
PUTZ…. É LADEIRA ABAIXO. BATORÉ…??? THE END!
É vergonhoso ver que o COCOZÃO (que tem como parceiro de “senado” o cocozinho, ambos do Amapá), está de volta ao comando do chiqueiro, todo o processo feito por meio de voto secreto.
Sai o COVARDE Pacheco, entra esse sujeito que tem o rabo preso com o “stf” e é outro capacho do Carniça Maldito.
É o Brasil a caminho da tragédia.
Eu não confiaria neste coiso.
Mas enfim….
Kkkkk oferecendo apoio para 2027 qdo 2/3 do senado será trocado? Q loucura é essa? O STF condena o JB em qq um desses inquérito fantasia e já era.. nao tem lei q supere isso.