Membros da oposição, que participaram da CPI do MST, produziram um documentário sobre as investigações do colegiado. Da Terra ao Pó: a CPI que Revelou o Terrorismo do MST será lançado, no domingo 8, nas redes sociais dos 20 parlamentares (confira a lista ao final da reportagem).
“Fizemos questão de registrar em vídeo tudo aquilo que testemunhamos no curso das investigações”, destacou o presidente da CPI, deputado federal Luciano Zucco (Republicanos-RS). “A sociedade brasileira precisa conhecer a verdadeira face de movimentos como o MST e a Frente Nacional de Lutas.”
Inicialmente, o documentário foi apresentado na segunda-feira 2 para alguns convidados no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
A produção pretende abordar os bastidores que levaram a instalação da CPI, as oitivas realizadas com testemunhas, os embates em plenário e as diligências realizadas em áreas invadidas pelo MST ou por movimentos dissidentes.
Como mostrou Oeste, as investigações foram encerradas sem que o relatório final, do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), fosse votado. A cúpula da CPI atribui o fato a “manobras regimentais patrocinadas pela base do governo”.
Apesar disso, os apontamentos e indiciamentos serão remetidos ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Ministério Público Eleitoral para as providências legais.
CPI do MST alega que produção não teve custo financeiro
Conforme a comissão, a produção é resultado do “esforço coletivo dos parlamentares da oposição que se destacaram na atuação em defesa do agronegócio”.
“As imagens utilizadas neste trabalho foram capturadas durante as audiências públicas, tomadas de depoimentos e diligências realizadas em acampamentos ligados aos movimentos de luta pela terra”, informou a equipe de Zucco em nota.
Além disso, conforme o presidente, foram compiladas imagens de arquivos e matérias divulgadas pelos veículos de comunicação, que realizaram a cobertura dos quatro meses da investigação.
“A produção é uma parceria sem fins lucrativos e será veiculada de forma gratuita em diversos canais e plataformas nas redes sociais”, concluiu.
Confira os deputados que produziram e participaram do documentário:
- Luciano Zucco (Republicanos-RS);
- Ricardo Salles (PL-SP);
- Kim Kataguiri (União Brasil-SP);
- Delegado Fábio Costa (PP-AL);
- Evair de Melo (PP-ES);
- Messias Donato (Republicanos-ES);
- Magda Mofatto (Patriota-GO);
- Delegado Éder Mauro (PL-PA);
- Lucas Redecker (PSDB-RS);
- Caroline De Toni (PL-SC);
- Ana Paula Leão (PP-MG);
- Capitão Alden (PL-BA);
- Gustavo Gayer (PL-GO);
- Marcos Pollon (PL-MS);
- Coronel Meira (PL-PE);
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO);
- Rodolfo Nogueira (PL-MS);
- Zé Trovão (PL-SC);
- Pedro Lupion (PP-PR);
- Coronel Assis (União Brasil-MT).
Se o MST não tem nada a temer, Depois de uma CPI onde está tudo documentado, não custa nada mostrar…