Parlamentares da oposição entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a participação de um membro de fora da base do governo na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. Os políticos assinaram o documento nesta sexta-feira, 5.
A decisão de judicializar o caso se deu depois de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), referendar a manobra do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que tirou uma vaga da oposição na CPMI. Trata-se de uma resposta à questão de ordem provocada pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).
Agora, os dois principais blocos da Casa — em maioria, governistas — vão ter direito a 12 das 16 cadeiras do Senado na CPMI. O Bloco Vanguarda, da oposição, terá apenas duas. Marinho disse que pretende recorrer da determinação de Pacheco.
No mandado de segurança, a oposição alerta sobre o grave risco que partidos considerados pequenos correm, caso o STF não acate o pedido da vaga de rodízio na CPMI.
“Se essa interpretação for admitida por esta Corte, chegaremos a um resultado desastroso: os partidos minoritários serão prontamente extintos, uma vez que não poderão mais nem sequer integrar comissões, nem mesmo na vaga de rodízio destinada às agremiações minoritárias”, diz um trecho da nota.
Câmara também atuou contra a oposição
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também ajudou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva na composição da CPMI. Lira tirou a única vaga titular do Novo e deu para o PT, que já tinha duas cadeiras.
Confira a composição da CPMI no Congresso:
Câmara
- União, PP, PSB, PDT, PSDB-Cidadania, Avante, Solidariedade e Patriota (Superbloco): cinco cadeiras;
- MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC (Bloco): quatro cadeiras;
- PL: três cadeiras;
- PT: três cadeiras; e
- Bloco do Psol e Rede: uma cadeira.
Senado
- PL e Novo (Bloco Vanguarda) − duas cadeiras;
- PSDB, Rede, Podemos, MDB, União e PDT (Bloco Democracia) − seis cadeiras;
- PT, PSB, Rede e PSD (Bloco Resistência Democrática) − seis cadeiras; e
- PP e Republicanos (Bloco Aliança) − duas cadeiras.
O Picolé de Nabo está Vendido para o desgoverno. O STF também.
Devem estar enrolado até o pescoço.
Eu sinceramente não entendo porque perdem tempo tentando algo no STF. O STF é deles. O STF está do lado da ditadura. Em breve acho que todos estes parlamentares da oposição serão presos, se não coisa pior.
Não há mais espaço para discursos regados a lexotan ou aqueles exaltados que NÃO RESULTAM EM NADA. A oposição atual é medíocre. URGEM AÇÕES CIVIS DE COMBATE ARMADO À DITADURA.
Pacheco é como aquele mineiro malandrão… enrola enrola… e sempre dá um chapéu. Um tremendo de um legítimo vagaba.
Recorrer pra onde? Como disse Rui Barbosa, quando a própria justiça é suspeita, vai recorrer aonde??
Pacheco disse que era um democrata, por isso evitava danos à democracia.
Sempre soubemos, mas agora temos certeza: é apenas mais um oportunista.
STF ????? STF ????? perda de tempo, todos ja sabem qual sera a decisão
O Brasil virou uma piada. Enquanto inocentes estão presos sem o devido processo legal, e sem provas nenhuma. Mesmo com todas aquelas imagens das câmeras ainda precisa de CPI para apontar os culpados, e é claro no final dará tudo em pizza.
O que mata essa política brasileira é esses regimentos internos numa burocracia sórdida interminável
Alguém desconhece qual será a definição do STF dobre o assunto.
Esse covarde e canastrão desse Pacheco já vendeu sua alma e seus votos em troca de uma indicação no STF
OREMOS
Os deputados federais e os senadores já deveriam ter pedido o IMPEACHMENT DO PACHECO há muito tempo!!! AFASTEM O PACHECO!!!
Vão recorrer ao esse-t-efe??? Sério???? 😄😄😄😄