publicidade
No Ponto

Pacheco confirma manobra e governo vai ter maioria na CPMI

Base governista terá 12 cadeiras no Senado

rodrigo pacheco instala cpmi do 8 de janeiro - stf - droga
A resposta de Pacheco era aguardada desde a quarta-feira 26 | Foto: Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), referendou a manobra do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e tirou uma vaga da oposição na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.

A decisão, em resposta a uma questão de ordem provocada pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), foi divulgada nesta sexta-feira, 5.

Receba nossas atualizações

Agora os dois principais blocos da Casa — em maioria governistas —, vão ter direito a 12 das 16 cadeiras do Senado na CPMI. Já o Bloco Vanguarda, da oposição, terá apenas duas. Marinho disse que pretende recorrer da determinação de Pacheco.

A resposta de Pacheco era aguardada desde a quarta-feira 26, quando o requerimento foi lido em Plenário. Após a decisão, a distribuição de vagas foi destravada no Congresso.

Pacheco já comunicou todos os líderes solicitando as indicações para compor o colegiado. Conforme noticiou Oeste, a CPMI será composta de 32 titulares — 16 para o Senado e 16 para a Câmara — e 32 suplentes.

Na decisão, Pacheco considerou a composição dos blocos parlamentares que estava montada na data da leitura do requerimento, em 26 de abril.

“Esclareço que será considerada a composição das bancadas partidárias na primeira reunião preparatória que antecede a primeira e a terceira sessões legislativas ordinárias de cada legislatura, conforme regularmente referendado e comunicado pelas Secretarias-Gerais da Mesa de cada uma das Casas”, argumentou o presidente do Senado.

“Ademais, para fins da composição dos blocos parlamentares, será considerada aquela na data da leitura do requerimento de instalação da comissão”, concluiu Pacheco.

Lira também ajudou o governo na CPMI

Conforme antecipou Oeste, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também ajudou o governo Lula na composição da CPMI. Lira tirou a única vaga titular do partido Novo e deu para o PT, que já tinha duas cadeiras.

Confira a composição da CPMI no Congresso:

Câmara

  • União, PP, PSB, PDT, PSDB-Cidadania, Avante, Solidariedade e Patriota (Superbloco): cinco cadeiras;
  • MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC (Bloco): quatro cadeiras;
  • PL: três cadeiras;
  • PT: três cadeiras;
  • Bloco do Psol e Rede: uma cadeira.

Senado

  • PL e Novo (Bloco Vanguarda) − duas cadeiras;
  • PSDB, Rede, Podemos, MDB, União e PDT (Bloco Democracia) − seis cadeiras;
  • PT, PSB, Rede e PSD (Bloco Resistência Democrática) − seis cadeiras; e
  • PP e Republicanos (Bloco Aliança) − duas cadeiras.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

30 comentários
  1. Christian
    Christian

    O presidente do senado é um VERME cheirando à PODRIDÃO.

  2. jose carlos gomes
    jose carlos gomes

    Pachequinho doce criança, não sei como vai continuar brincando!!!!!!!, VERGONHA

  3. Aldo Oliveira da Silva
    Aldo Oliveira da Silva

    O que falar do sr Pacheco. Deste ser só se pode esperar o pior. Quem colocou está figura no comando do congresso? Quais os motivos ? Foi a pior coisa que já fizeram contra o povo.

  4. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    Está proibido o povo se manifestar na frente do Congresso ? Existe alguma lei contra isto ? Pelo que sei políticos morrem de medo do povo nas ruas e principalmente na frente do Congresso.Precisamos encampar esta idéia.

  5. MNJM
    MNJM

    Pacheco é o maior responsável por todas as arbitrariedades do STF. Um parasita que nunca deveria ter ocupado a Presidência do Senado. Não tem pudor , omisso, capacho do STF e do Governo do Luladrão. NÃO TEM DECÊNCIA.

  6. Pedro Henrique
    Pedro Henrique

    Esse pacheco é o principal causador dessa catastrofe institucional que o brasil vive, alem de nao freiar os demandos do STF agora conspira a favor do PT, um ser a servico do demonio e colocado na cadeira de presidente do senado, mas, demonios tb morrem….

  7. FELIX
    FELIX

    Só falta a CPMI querer atribuir ao bozo o que os apoiadores do bozo fizeram, para beneficiarem o bozo, após serem incentivados pelo bozo!

    1. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
      CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

      Sr. Felix.
      Você acredita mesmo que não houve no Brasil, nenhuma corrupção?
      Não houve: MENSALÃO, MENSALINHO, PETROLÃO, MALA DE DINHEIRO, DÓLARES NA CUECA, APARTAMENTO COM MILHÕES DE R$, SÍTIO DE ATIBAIA, TRIPLEX, EMPREITEIRAS, ETC…
      E agora… Uma pequena AMOSTRA dos Governos anteriores do Lula.
      1. Caso Pinheiro Landim
      2. Caso Celso Daniel
      3. Caso Toninho do PT
      4. Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
      5. Escândalo do Proprinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha )
      6. CPI do Banestado
      7. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
      8. Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
      9. Privatização das Estatais no Primeiro Ano do Governo Lula
      10. Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
      11. Irregularidades do Fome Zero
      12. Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
      13. Escândalo do Ministério do Trabalho
      14. Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
      15. Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Pan-americanos)
      16. Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queiroz)
      17. Operação Anaconda
      18. Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
      19. Caso José Eduardo Dutra
      20. Escândalo dos Frangos (em Roraima)
      21. Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
      22. Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
      23. Expulsão dos Políticos do PT
      24. Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
      25. Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
      26. Escândalo da ONG Ágora
      27. Escândalo dos Copos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
      28. Caso Henrique Meirelles
      29. Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
      30. Caso Cássio Caseb
      31. Caso Kroll
      32. Conselho Federal de Jornalismo
      33. Escândalo dos Vampiros
      34. Escândalo das Fotos de Herzog
      35. Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
      36. Escândalo do PTB (Oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado)
      37. Caso Antônio Celso Cipriani
      38. Irregularidades na Bolsa-Escola
      39. Caso Flamarion Portela
      40. Irregularidades na Bolsa-Família
      41. Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência
      42. Irregularidades do Programa Restaurante Popular (Projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
      43. Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
      44. Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
      45. Escândalo do IRB
      46. Escândalo da Novadata
      47. Escândalo da Usina de Itaipu
      48. Escândalo das Furnas
      49. Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
      50. Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
      51. Escândalo da Secom
      52. Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
      53. Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
      54. Escândalo da CPEM
      55. Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
      56. Caso Marka/FonteCindam
      57. Escândalo dos Dólares na Cueca
      58. Escândalo do Banco Santos
      59. Escândalo Daniel Dantas – Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
      60. Escândalo da Interbrazil
      61. Caso Toninho da Barcelona
      62. Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
      63. Caso dos Dólares de Cuba
      64. Doação de Roupas da Lu Alckmin
      65. Doação de Terninhos de Marísa da Silva
      66. Escândalo da Nossa Caixa
      67. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
      68. Escândalo das Cartilhas do PT
      69. Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
      70. Escândalo do Proer
      71. Escândalo dos Fundos de Pensão
      72. Escândalo dos Grampos na Abin
      73. Escândalo do Foro de São Paulo
      74. Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
      75. Escândalo do Mensalinho
      76. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
      77. 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin ( em São Paulo )
      78. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
      79. Crise da Varig
      80. Escândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
      81. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
      82. CPI da Imigração Ilegal
      83. CPI do Tráfico de Armas
      84. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC
      85. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST
      86. Operação Confraria
      87. Operação Dominó
      88. Operação Saúva
      89. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
      90. Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
      91. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
      92. Escândalo dos Grampos no TSE
      93. Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)
      94. ONG Unitrabalho
      95. Escândalo da Renascer em Cristo
      96. CPI das ONGs
      97. Operação Testamento
      98. CPI do Apagão Aéreo ( Câmara dos Deputados)
      99. Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão )
      100. Operação Navalha
      101. Operação Xeque-Mate
      102. Escândalo da Venda da Varig

  8. Lincoln Gutemberg De Miranda
    Lincoln Gutemberg De Miranda

    Não sei como funciona essas escolhas para a CPMI e ou CPI, embora ache a oposição medrosa, aceitando tudo sem mandar pacheco , lira e & para o devido lugar.
    M<esmo assim, esperamos, todos nós, povo, que os que tenham assento na oposição, hajam como verdadeiros homens, não se intimidem com saltitantes e falem mais alto que os babões. Lembrem-se que contam com o apoio popular. Deem um lição em "capacheco" e &!

  9. XY / XX
    XY / XX

    O Brasil só tera liberdade com UMA REVOLUÇAO DO POVO, COLOCANDO TODOS ESSES FANTOCHES E IMPOSTORES NA RUA. ESTAMOS ESPERANDO O QUE???? QUE O BRASIL TERMINE PIOR QUE CUBA OU VENEZUELA, E QUE QUALQUER REAÇAO DO POVO SERA IMPOSSIVEL Decida qual é o Brasil que deixaremos para os nossos filhos, netos……………. lutamos contra os comunistas ou seremos escravos ou assassinados.

  10. XY / XX
    XY / XX

    VOCE AINDA TEM DUVIDAS QUE O POVO PRECISA REALMENTE LUTAR PELA LIBERDADE??? ASSISTA O FILME NA NETFLIX “”WINTER ON FIRE”” “” Em tempos tirânicos, sempre bacana reviver e aprender com as histórias daqueles que resistiram e venceram a perseguição e a censura.
    No começo dos anos 80 – olha que história incrível – os poloneses viviam sob a opressão comunista. Tudo era restrito e monitorado, sobretudo a comunicação e o direito de ir e vir.
    Os poloneses tiveram seus passaportes cancelados e durante os primeiros meses da Lei marcial, ninguém podia sequer viajar entre as cidades da Polônia sem a devida autorização do governo.
    Cartas sempre eram entregues abertas, amassadas dentro de sacos plásticos e com um carimbo escrito “Censurado”. Quando alguém discava um número no telefone, uma voz automaticamente avisava, “conversa monitorada”.
    Os comunistas assumiram o controle de toda a comunicação, substituíram âncoras e jornalistas dos jornais, rádios, tudo passou a ser monitorado e na TV era comum a transmissão de filmes russos sobre a Segunda Guerra Mundial.
    Então começaram a surgir editoriais independentes e clandestinos. Poloneses passaram a traduzir, imprimir e distribuir várias obras “subversivas” de Alexander Solzhenitsyn, George Orwell, e até mesmo de Murray Rothbard e Ayn Rand.
    O melhor veio com o heróico casal Zbigniew e Sofia Romaszewski. Eles montaram uma estação de rádio clandestina, que constantemente mudava de lugar para não serem pegos pela polícia.
    A transmissão era curta, cerca de oito a dez minutos de cada vez, sempre levando uma voz de esperança e notícias que jamais seriam divulgadas na mídia oficial.
    Uma certa noite, quando estavam “no ar”, perguntaram se havia alguém ouvindo e pediram para piscarem as luzes de suas residências para mostrar se acreditavam na liberdade.
    Zbigniew e Sofia, curiosos e ansiosos, correram para a janela para conferir e durante horas, assistiram toda Varsóvia piscando suas luzes nos apartamentos e casas. Foi a noite mais bela da história de Varsóvia e da Polônia.
    Os poloneses descobriram que não estavam sozinhos no sonho e desejo por liberdade. Algum tempo depois o regime comunista caiu e Varsóvia nunca mais teve uma noite nas trevas da tirania.
    Quem sabe os brasileiros em breve não façam o mesmo? Toda vez que alguém censurar e cercear liberdades, que as luzes pisquem para nos lembrar que somos muitos dispostos a lutar pela liberdade”” (RCL).
    (TENHO MEDO DE MORRER ACOVARDADO E ASSISTINDO ESSES IMPOSTORES CONQUISTANDO DEFINITIVAMENTE O BRASIL PARA O SOCIALISMO COMUNISMO)
    AS ELEIÇOES FORAM UMA COMPLETA FRAUDE E O SILENCIO DO POVO NAO IRA TRANSFORMAR ESSA MENTIRA EM UMA VERDADE.)
    IMP. (PRESENTE E PRONTO PARA A LUTA)

    1. Paulo Renato Versiani Velloso
      Paulo Renato Versiani Velloso

      Então faça o que acha que tem que ser feito e pare com todo esse trololó repetitivo. Vá para rua e comece uma revolução de não sei do que, babaca!

  11. Mauro Franck
    Mauro Franck

    Alguém tem esperança de que esta cpmi vai dar em algo útil ?? Não duvidem de que o presidente será o Omar Azia e o relator o Renan Canalheiros. Irão provar de que foi o Bolsonaro quem abriu a porta do alvorada, também foi ele quem derrubou o relógio e quebrou os vidros.

  12. Bruno Thiago Souza de Lima
    Bruno Thiago Souza de Lima

    Vai ser do mesmo jeito da CPI do Covid, vão chamar para depor somente quem lhes interessa, ou seja, não vai dar em nada.

  13. Cláudio Pereira Da Silva
    Cláudio Pereira Da Silva

    Pergunta retórica: PARA QUE TER CONGRESSO SE “TUDO” QUE FOR VOTADO TEN QUE TER O RESULTADO QUE O GOVERNO QUER!?!?!?. A isso se dá o nome de ditadura…. Simples assim.

  14. Cláudio Pereira Da Silva
    Cláudio Pereira Da Silva

    Está cada dia mais claro o desrespeito a lei e às normativas legais. Declaram aos quatro cantos que vão fazer manobras espúrias para determinar justamente o que querem em detrimento de uma maioria esmagadora da população. Queriam a votação com prioridade e emergência e, no dia da votação, adiam, afirmando para quem quiser ouvir que é porque não tinham o “quórum” ou seja, sabiam que não tinham a maioria para aprovação. Oras…. Parece aquela brincadeira de criança que “o dono da bola” só a emprestava se fosse o capitão da equipe, caso contrário, levava a bola embora e não tinha jogo…. VERGONHA

  15. Elizabeth RRio
    Elizabeth RRio

    Conseguiram acabar com a CPMI antes de ela começar. O Fofão já disse que vai implementar a censura na marra. Poupem o nosso dinheiro e acabem logo com essa palhaçada.

  16. Felipe
    Felipe

    Escolheram o Pacheco para a presidência infelizmente, agora é disso para pior.

  17. Hamilton
    Hamilton

    Mais uma falcatrua, que começou com inexplicável ‘descondenação’ do campeão de fake news ao vivo e a cores. O sujeito mente desde 1975.

  18. Rosa Lucia Leme Abicair
    Rosa Lucia Leme Abicair

    Nada pior do que um Congresso de joelhos. Acabou a liberdade. Paulo Guedes profetizou 6 meses, não demorou nem quatro.

  19. Antonio Campo Santo
    Antonio Campo Santo

    Rodrigo Pacheco consegue ser um câncer pior que o presidiário para o Brasil.

  20. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Pachequinho e Lira, dois canalhas que serão extirpados da política. Vão apodrecer e enviados para os quintos dos infernos.

  21. Cynthia T dos Santos
    Cynthia T dos Santos

    Esse sujeito eh um HORROR!! A história irá cobrar dele essa postura de covarde e interesseiro! Nós mineiros não podemos reelege-lo!!

  22. Marcelo Orlando
    Marcelo Orlando

    Com essa manobra, se a oposição tiver culhao, retiram todas as assinaturas e deixa essa cpi.

  23. Marcelo De P. Santos
    Marcelo De P. Santos

    Esse aí tá doido por uma cadeira no STF.
    De todos os males, o pior, nesse pleito suspeito, que deu a maioria dos votos válidos ao Lula, é justamente as indicações para as vagas no STF.
    Poderíamos estar numa realidade mais próxima ao equilíbrio no judiciário, na Corte Suprema, se a direita não tivesse tido sua campanha eleitoral sabotada pelo STF/TSE.

  24. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Mais um pilantra 💰💰💰a serviço da ilegalidade, como tudo no Brasil

  25. Luis Carlos
    Luis Carlos

    Para quem não queria esta cpmi,agora quer a liderança, muito estranho.

  26. Paulo
    Paulo

    Com essas trapaças a oposição vai ser massacrada e a CPMI vai se voltar contra ela.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade