Durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 24, a oposição ao governo Lula anunciou que vai acionar as Procuradorias da Câmara e do Senado para oficiarem o Supremo Tribunal Federal (STF).
O objetivo é levantar os sigilos dos inquéritos conduzidos pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
“Precisamos da quebra desses sigilos clandestinos, pois só assim daremos transparência à população e aos perseguidos sobre ações inconstitucionais que atingem a milhares de brasileiros”, disse o deputado Marcel van Hattem (Novo-SC).
Conforme o líder da oposição na Câmara, Filipe Barros (PL-PR), que falou depois de van Hattem, os procedimentos investigatórios do STF servem para “ameaçar e censurar veladamente” a oposição.
Depois de Barros, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), classificou os inquéritos como “noite sem fim”, visto que já duram cinco anos e não têm tempo para terminar.
Inquéritos no STF
Ainda na coletiva, os parlamentares lembraram que os inquéritos no STF, que nasceram daquele que apura supostas fake news, já duram cinco anos.
Os deputados lembraram ainda que Moraes não pode seguir como relator dos procedimentos, visto que também é vítima do que seriam ataques contra ele.
Leia também: “Crise no consórcio”, artigo publicado na Edição 213 da Revista Oeste
Tem que desmanchar essa côrte, ela é uma farsa assim como o governo e metade do parlamento, antes que o país caia no abismo sem fim
Quando será que a oposição vai entender que NADA absolutamente NADA vai parar Aleixandre ? Somente povo na rua. E não são manifestações do tipo rio e são paulo não, é preciso muito mas muito mais que isso. Ah mas tem o Ellon. O cabeça de ovo está defecando e andando para o Ellon.
Como disse o ex-ministro Marco Aurélio “Inquérito do fim do mundo”. Inacreditável uma Corte Constitucional atuar como faz o STF. Uma vergonha para o país. Coisa de país tupiniquim.
Esqueçam isso, nada mais faz sentido, tudo que chega lá eles dão um jeito de reverter a situação, de réu acabam virando vitimas, o sistema esta fechado.