Os brasileiros confiam nas urnas eletrônicas, diz Cármen Lúcia

Milhões de pessoas saíram às ruas em defesa do voto 'impresso'
-Publicidade-
Especialistas levantam dúvidas sobre a segurança dos equipamentos
Especialistas levantam dúvidas sobre a segurança dos equipamentos | Foto: Divulgação/Agência Brasil

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia engrossou o coro em defesa da votação 100% eletrônica. “As urnas são confiáveis e confiadas pelo cidadão brasileiro”, declarou a juíza do STF, em entrevista à CNN Brasil, na segunda-feira 23. Segundo Cármen, “o caos, a desinformação e a ausência de liberdade não interessam a um ser humano livre”.

Conforme noticiou a Revista Oeste, milhões de brasileiros saíram às ruas em defesa do voto auditável. A medida, no entanto, foi sepultada na Câmara dos Deputados depois de articulações de magistrados da Corte. A proposta de emenda à Constituição que tratava do assunto previa a impressão do comprovante do voto, para futura auditoria.

Especialistas levantam dúvidas sobre o software das urnas

-Publicidade-

Amílcar Brunazo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, afirmou que a confiabilidade das urnas eleitorais é duvidosa. De acordo com ele, o equipamento pode ser objeto de fraude. “O software é desenvolvido no TSE seis meses antes das eleições, compilado com 15 dias de antecedência, transmitido por internet pelos tribunais regionais e por cartórios e gravado num flashcard”, explicou Brunazo, durante audiência pública em comissão especial da Câmara dos Deputados.

“A equipe do professor Diego Aranha, dentro do TSE, mostrou ser possível pegar esse cartão, inserir nele um código espúrio, que não foi feito pelo TSE, e colocar na urna eletrônica”, salientou o especialista, ao mencionar que os brasileiros acabam tendo de confiar no servidor que vai pôr o dispositivo na máquina. “Muitas vezes é um profissional terceirizado. Realmente, o processo eleitoral brasileiro depende da confiança de todos os funcionários envolvidos. Isso é um equívoco”, lamentou Brunazo.

Carlos Rocha, engenheiro formado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e CEO da Samurai Digital Transformation, defende a descentralização de poderes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo ele, a democracia brasileira não pode continuar a depender de um pequeno grupo de técnicos do TSE, que têm o controle absoluto sobre o sistema eletrônico de votação, de todos os códigos e chaves de criptografia.

Leia também: “É proibido modernizar as urnas eletrônicas?”, reportagem publicada na Edição 69 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

78 comentários

    1. Essa mumia, a.k.a Benta Carneira, não serve nem pra fazer adubo pois mataria ervas daninhas de toxicidade. Faça-nos um favor: SUICIDE-SE diante das cameras da Grobo, assim quem sabe sobe um pouco do ibope daquele lixo de empresa. Você é um pedaço de lixo humano!

    2. Meu Deus!!Onde a Benta Carneira vive , 70 % da população não confia narina eletrônica. E tem um agravante o próprio STE admitiu que foram invadidos e apagaram as provas.

  1. A afirmação da Carmem Lúcia é uma demonstração muito clara de que os ministros do STF vivem numa bolha, completamente fora da realidade. Defendem uma ideia irreal com todas as forças de um tribunal e são como cegos conduzindo os destinos da nação para o abismo.

  2. Ela está fora da casinha (para não dizer outra coisa). Não sabe aprofundar o assunto sobre o sistema de eleições totalmente fraudada. E não sabe que muita gente está protestando contra as decisões do STF.

  3. O Alzheimer já está se fazendo a se apresentar de uma forma muito evidente. Urge declarar a pobre velhinha para se recolher a um asilo ou algo semelhante, está já caducando, coitada!

    1. O stf, seus ministros, vivem numa bolha imperial, dissociada da r realidade!
      Estas declarações são de alguém em desacordo com a realidade das ruas.
      Lamentável!

  4. Vamos usar a chamada da notícia. Realmente os Brasileiros acreditam na urna eletrônica, mas também acreditam na mula sem cabeça, no papai noel, no coelhinho da páscoa, acreditam inclusive que lula é honesto e que ele vai vencer a disputa eleitoral do ano que vem do jeito que as pesquisas mostram, com 116% do total de votos. É até difícil de entender mas os mesmos 116% do total da população acreditam que o STF é o ORGULHO NACIONAL. Eu acredito em Carmem Lúcia, você não?! como não?

  5. Sra. Ministra Carmen Lúcia.
    Uma coisa é confiar. Outra coisa é séria obrigado a confiar.
    Caso eu não precisasse votar, a senhora acha que eu iria fazer papel de bolo e ir em uma secção votar… A senhora acha que o povo é burro?
    Acreditar nos senhores magnânimos, é impossível… infelizmente.

  6. Sra. Ministra Carmen Lúcia.
    Uma coisa é confiar. Outra coisa é ser obrigado a confiar.
    Caso eu não precisasse votar, a senhora acha que eu iria fazer papel de bobo e ir em uma secção votar? A senhora acha que o povo é burro?
    Acreditar nos senhores magnânimos, é impossível… infelizmente.

    1. Como é que é, ministra?! NÃO divulgue NOTÍCIAS FALSAS, Carminha, que vocês aí da “central de polícia oficial do stablishment”, chamam de fake news. Seu colega delegado chefe, o Moraes, prende e persegue muita gente por causa disso.
      Notícia verdadeira é essa aqui, Carmen Lúcia: MILHÕES, MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO CONFIAM NAS URNAS ELETRÔNICAS E ESTARÃO NAS RUAS DE NOVO POR CAUSA DISSO E TAMBÉM PELA DITADURA DO JUDICIÁRIO.
      É dia 7 de setembro, Carminha.
      Cuidado com notícias falsas, querida.

  7. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

    Definitivamente, com esse time de ministros no Supremo o Brasil não vai a lugar algum. A conclusão geral é que não dá mais pra confiar nesses ministros. São servidores públicos indicados para o cargo que exercem e, visivelmente, não estão à altura desse cargo. O empenho da Corte contra aumentar a credibilidade e transparência das eleições, revelou essa verdade à todos.

    Proponho renúncia coletiva, pelo bem do Brasil.

  8. Espera aí que eu vou ali vomitar e já volto. Essa mulher não se enxerga? Quem ela pensa que é? E nós ? Um bando de idiotas ? Esses ministros do STF já ultrapassaram todos os limites. Quero ver chegar o 08 de setembro…

  9. Como assim senhora, em que mundo vocês vivem, quem vocês querem enganar,
    confiar como em uma urna que não pode ser auditada, que o Barrosinho vem com um papelzinho na mão no final da eleicão apenas com o nome do ganhador e ai de quem contestar o resultado é antidemocratico, radical, fascista, ai o outro lá já manda prender!! apenas BRASIL, BUTÃO e BANGLADESH tem estas urnas, para que vergonha, pior é esta midia podre acobertando e sendo contra uma maior transparencia, dos militecos esquerdopatas que apostam nelas pra botar o bandido preferido deles de volta lá tudo bem é de se esperar.

    1. Lamentável Carmem Lúcia , lhe ver dar tantas declarações tão absurdas e que claramente nem você acredita. O gigante acordou e não acreditamos mais em seus discursos arrumados e nitidamente policiado pela esquerda e sua trup.

  10. Milhões de pessoas pediram a possibilidade do voto ser auditável. Esta Carmen Lucia parece que não viu. Está completamente desconectada da realidade. Deveria ser afastada das atividades jurisdicionais.

  11. E ainda temos que engolir essa e outras baboseiras vindas do stf. Se liga Bento Carneiro de saia a Internet acabou com o discurso amestrado q éramos obrigados a acreditar por n ter outra opção. Os embustes agora n levam 3 segundos p serem desmascarados com fatos e dados.

  12. SÓ PARA FICAR NO EXATO TOM QUE ESTE PESSOAL TEM USADO: tem alguma pesquisa científica, confiável, conduzida por órgão isento que comprove isso? QUE EU SAIBA, NÃO!!!!

  13. Dona Carmen Lúcia, capacho do Gilmar Mendes, com todo o respeito CALA A BOCA, ninguém está interessado na sua opinião, que nem sua deve ser. Além de ser vulneráveis, nós não acreditamos principalmente em quem comanda o sistema que é o TSE, filhote bastardo do STF.

  14. Fico me perguntando, pra quê possuir notável saber jurídico p ocupar uma vaga no ESSITÊEFIII?
    Se quando os juizecos abrem a boca só saí merda, essa morta viva só pode falar por ela e por seus interesses, não ocupa cargo eletivo, o povo não a escolheu, não fale por milhões de brasileiros, prq nós não confiamos nem nas urnas, nem em vcs, inimigos da pátria.

  15. Eu tenho 71 anos ,voto desde os 18 e NÃO acredito nessas urnas eletrônicas ultrapassadas e fraudáveis ! Essa sinistra vampira deveria se aposentar e não ficar falando mentiras ! Ela vai verificar no dia 07/09 o quando acreditamos no STF,TSE e nessas urnas !

  16. A Bruxa do 51 deveria ter seu pomposo salário confiscado pelo ministro-ditador alexandre de Moraes, por estar disseminando fake news! Milhares de brasileiros saíram às ruas para dizer exatamente o contrário. Aonde será que ela vive? Saia da bolha madame, o mundo real é bem diferente do seu mundinho milionário e cheio de pinduricalhos e mordomias imorais, paga pelo nosso dinheiro! Xô esquerdalha, se quiser fazer política, candidate-se!

  17. Os chineses estão se rebaixando pegando qualquer lixo que se oferece. Vejam essa vampira ai e a Katia. Não me parece estarem muito preocupados com a aparência de prostitutas da política. Gostam é de morcegos, principalmente com vírus.

  18. Realmente o brasileiro confia na urna eletrônica.
    Mas tenho 100% de certeza que não confiam no sistema de apuração dos votos.
    100 % de certeza que não confiam nos operadores das urnas
    100 % de certeza que não confiam na segurança das urnas
    100 % de certeza que não confiam em quem está dizendo que as urnas são seguras
    100 % de certeza que não confiam nos políticos que se locupletam com os resultados das urnas

  19. Integrantes da Suprema Corte não deveriam se manifestar o tempo todo em redes sociais, entrevistas, mas até aí eu aceitaria. O problema é que eles proíbem quem pensa diferente de se manifestar. Outra coisa, a questão não é ser contra voto eletrônico ou urna eletrônica. O que se defende é a possibilidade de auditá-la.

  20. Discordo e ainda digo Ministra, mera Fake News. Como a senhora disse temos o direitos de discordar. “Cala boca já morreu”. Tenha mais coerência e para com esse corporativismo. Parem de cercear nossa liberdade de expressão. a insistência e assegurar um modelo obsoleto e inseguro como a verdade pura, nos traz mais desconfiança ainda. Estão prendendo quem fala e soltando criminosos, traficantes, corruptos, assassinos, ladrões. Quando ouço a voz de vocês e aí, muitos sem a mínima qualificação e competência, me desespero quanto ao futuro do nosso País!

  21. É isso, é sempre essa inversão, sempre olhando tudo de ponta cabeça. Pois qdo ela diz “os brasileiros confiam nas urnas eletrônicas” isso ñ quer dizer rigorosamente nada, os brasileiros ñ são idiotas de confiar em um objeto inanimado, o q está em questão são os vagabundos q operam o objeto inanimado. Mas é claro q sobre este aspecto esta bruáca ñ dirá uma só palavra. Tudo normal nessa farsa q se tornou este poder judiciário!

  22. Essa aí eu não sei se ela é sem vergonha como os outros ministros, ou é retardada mesmo. O q sei é q parece o Beto Carneiro, vampiro brasileiro kkkkkkk As feministas deveriam fazer um manifesto contra essa coisa.

  23. Eu como um bom Brasileiro tb acredito em Papai Noel; Ela acredita na Urna Eletrônica porque não disputou um simples votinho, tudo foi arranjado com os Ptralhas Né!!! Chega de Palhaçada, nesse País os únicos idiotas são os Mortadelas que passam fome porque acabou 50 reais das passeatas…Dia 7 estarei lá com minha Bandeira Verde Amarela, de graça, digo, pagando pra chegar lá pelos meus direitos…

  24. Fico inseguro de tudo que não pode ser medido ou mesmo auditado. A experiência na contabilidade me fez perceber isso. Não sou bolsonarista nem tão pouco pró Lula. Já faz tempo que desconfio dos ministros do STF. Muito poder nas mãos dessa turma.

  25. Essa turma vive no mundo do Lula e não da lua. A segurança de todo o sufrágio eleitoral brasileiro está nas mãos de defensores imaculados do universo.

  26. Que pesquisa foi essa da Carmem? Qual seu temor ao voto auditável que daria ao próprio eleitor a certeza que seu candidato estará nas 2 urnas , eletrônica e impressa?
    Ai sim o eleitor seria o primeiro auditor de seu voto. Para que seu coleguinha Barroso foi à Câmara Federal falar com lideranças políticas e melar a notória aprovação da PEC do voto impresso? Que justiça é essa que teme mais transparência às urnas eletrônicas?

  27. AS 7 PAUTAS PARA O 7 DE SETEMBRO (tá aí um boa pauta de reivindicações):

    1) Proibição de inquéritos judiciais sem iniciativa do Ministério Público e Garantia à Livre Expressão

    2) Voto auditável

    3) Prisão em Segunda Instância

    4) Redução da Maioridade Penal

    5) Transformar o STF em Corte Exclusivamente Constitucional (só julga ADINs e ADCs)

    6) Candidaturas Avulsas

    7) Fim do Fundo Eleitoral

  28. A quem a senhora quer enganar, dona Cármen? Acontece, dona Cármen, que fica bem claro, que a senhora e seus asseclas seriam TOTALMENTE desmoralizados perante os brasileiros quando à farsa da segurança e confiabilidade entre muitas aspas, das urnas eletrônicas, desmoronando de vez o TSE e o STF. Acho até que a senhora e seus pariceiros das duas Casas de Tolerâncias desarmaram a possibilidade de ganhar a eleição de 2022 na mão grande, para venderem a conversa mole e furada da segurança das tais urnas. Bolsonaro vencendo a eleição soaria como segurança do nosso vulnerável sistema eleitoral, né, Carminha? A senhora sabe que nós sabemos que não é bem assim, né? Sugiro à senhora, mas duvido que tenha tutano para tanto, conversar com o hacker VandaTheGod, preso em Uberlândia – MG, ou então, questione a empresa que deletou dados da eleição de 2018. Se o VandaTheGod não entrou, como ele afirmou, nos intestinos do TSE, por quais motivos ele continua preso? Novamente, duvido que a senhora tenha tutano para tanto. A senhora, dona Cármen, tem ficado calada quanto às arbitrariedades de seus cúmplices togados. Aliás, lembro da senhora falando que ” cala a boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu “. O termo que a senhora apropriou-se, para resguardar o SEU direito de usar a verve, lhe faz silenciar sobre quem usa a própria verve contra o STF e TSE? As pessoas públicas como a senhora, dona Cármen têm que pensar muito no que falam, pois amanhã a vida e os fatos pedirão um confronto entre o que se falou e o que se tenta distorcer ou omitir.

  29. Uma mulher já de idade, más de uma mentira disporcianal a sua idade.
    Nenhum brasileiro decente acredita em urnas venezuelana.
    Deixa de mentir,senhora.

  30. Esse pessoal já se desconectou da realidade ! Vivem numa bolha … no subterrâneo de Brasília. Andam com motoristas particulares, vivem em mansões, alimentam-se de lagostas e vinhos importados e quando botam a cabeça pra fora da bolha, falam umas sem tamanho. Dia 7-SETEMBRO teremos uma nova independência !!!!!!
    Por isso fico com a seguinte frase : “Buscar a paz, quando possível, mas a liberdade – SEMPRE !!!!!!

  31. Ela parece lúcida. Não acredito que seja débil mental. Então o que é? Maria Entorpecida. Há um vírus estranho dentro do stf. Viraram fantoches de alguém. E estão agindo como tal.

  32. inversão demoníaca.. não falha um… todos invertem a realidade e as quer impor ao povo.. acreditem no que digo e não no que os vossos olhos veem(nesse caso não veem)- filhos de satanás!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro