Em entrevista ao Jornal da Oeste desta terça-feira, 14, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), que é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, criticou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pela gestão à frente da pasta e pela dimensão da dengue no Brasil.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na opinião do parlamentar, o recorde brasileiro sobre a doença em 2024, ano em que o país registrou 6,6 milhões de casos e mais de 6 mil mortes, tem relação direta com a falta de ação da ministra.

“A vacina é a solução nesse caso da dengue, e nós tivemos só 1% da população vacinada em 2024”, afirmou Terra. “Então, a ministra não tem mais condições de ocupar o cargo. A saúde pública do Brasil vai mal, tem problema para todo lado, e a ministra é fraca.”
A vacina contra a dengue

Conforme dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, de 1º de janeiro a 28 de dezembro, houve 6,6 milhões de registros de casos da dengue. Além disso, o país teve outros 652.053 casos prováveis e 6.022 mortes.
O número de óbitos é superior à soma dos sete anos anteriores, ou seja, 2023, 2022, 2021, 2020, 2019, 2018 e 2017 juntos. Até o começo de junho, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostraram que o Brasil tinha 80% dos casos de dengue do planeta.
Leia mais: “Dengue nas quatro estações”, reportagem de Myllena Valença e Rachel Díaz publicada na Edição 251 da Revista Oeste
Segundo Osmar Terra, o baixo número de imunizantes contra a doença disponíveis no país é responsabilidade da Saúde. “O ministério poderia ter feito o planejamento”, disse. “É uma endemia que aparece todo verão, então era previsível que ia acontecer, não no tamanho que aconteceu, mas era.”
Vocês se deram conta que morreram mais pessoas pela dengue no Brasil do que foram assassinados israelenses pelo Hamas ?
Lá não tinha jeito pois morreram assassinados, mas aqui, a assassina foi a Ministra da Saúde pela sua incapacidade gerencial.
Deveria ser transferida para a ODR : Olho Da Rua.