A Justiça espanhola convocou o jornalista brasileiro Oswaldo Eustáquio nesta segunda-feira, 27, para uma audiência marcada para o dia 6 de fevereiro.
A Audiência Nacional analisará o pedido de extradição feito pelo Brasil a Espanha. Eustáquio reside na Espanha desde 2023. Antes de se estabelecer no país, ele passou um tempo no Paraguai. Durante sua estadia na Europa, solicitou asilo político.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O jornalista possui dois mandados de prisão preventiva em vigor no Brasil. Eles foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As acusações são de ameaça a autoridades, corrupção de menores e tentativa de minar o Estado Democrático de Direito, relacionadas aos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
O advogado Ricardo Vasconcellos, que representa Eustáquio, afirmou a Oeste que irá evocar, durante a audiência, que “Constituição Espanhola prevê que nenhum estrangeiro será devolvido ao seu país de origem por questões políticas”.
De acordo com Vasconcellos, essa é a fase inicial do processo e “não tem participação do STF”.
Oswaldo Eustáquio é considerado foragido pela Justiça brasileira
Em outubro do ano passado, Moraes solicitou a extradição de Eustáquio. O jornalista é considerado foragido pela Justiça brasileira.
Para uma extradição ser concedida pelo sistema jurídico internacional, é necessário que essa condição seja atendida.
Leia também: “Oswaldo Eustáquio quer se candidatar a deputado na Espanha“
O advogado do jornalista argumentou que os crimes atribuídos a Eustáquio não têm a gravidade necessária para justificar sua extradição, especialmente em um contexto de perseguição política.
“O artigo 13 da Constituição Espanhola proíbe a extradição de indivíduos por motivos políticos”, disse o advogado. “A própria Constituição do Brasil também impede pedidos de extradição que tenham natureza política.”
Vasconcellos destaca que, ao contrário de outros casos, como o do terrorista italiano Cesare Battisti, o pedido de extradição de Eustáquio não se justifica. Ele explicou que isso ocorre porque não há acusação formal contra o brasileiro.
🆘André do rap , não é foragido .
Lá na Espanha não tem Trump para soltar bandido não. Vai vir algemado para o país.
Quem disse que é natureza política? Desde quando uma condenação por corrupção de menores tem a ver com motivação política? É bandido e como bom bandido, tem que ser extraditado
O bandidão vai fugir ou será que vai ser HOMEM e pagar o que deve à Justiça?
A Espanha tem um primeiro ministro esquerdista e um rei bobalhão, logo, Eutáquio será enviado para o sádico fazer seu serviço.