O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu concentrar na mesma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) os pedidos feitos pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) para se apurar ações na pandemia.
A CPI proposta por Randolfe Rodrigues avançou após ordem do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Ela vai “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas”.
Leia mais: “‘Supremo dá cavalo de pau jurídico a cada mês’, diz senador”
Em relação ao pedido de Girão, Pacheco informou que o grupo poderá apurar eventuais irregularidades em Estados e municípios, desde que “limitado às fiscalização de recursos da União repassados aos demais entes federados para combate da pandemia”.
Prevaleceu a posição de que o regimento interno da Casa impede que os senadores investiguem diretamente a conduta de governadores e prefeitos. De acordo com o entendimento, a apuração sobre como os recursos financeiros foram gastos por eles, e se houve desvios, é uma prerrogativa das assembleias legislativas e câmaras municipais.
Agora, feita a leitura, abre-se prazo de até dez dias para os líderes partidários indicarem os membros da CPI.
Para que 11 MANDAMENTOS, se a BÍBLIA só cita 10 ?
RS pagou salário com verba federal do COVID
Pacheco começou muito mal. É só covardia ou tem rabo preso no STF e ainda não sabemos? Lamentável!
Vassalos do Judiciário!
Igual aconteceu na lava-jato. Rastreiam a grana, conclui-se com quem está, aí entram em campo os mesmos zanins que trabalham por amor.
Juízes e escritórios de advocacia enchendo +1× as burras. Ladrões remediados. Só perdem uns 30% do que afanaram.
Após ordem de Barroso? Pra que serve essa porcaria de Congresso Nacional? Lixos!
Não da para entender essa submissão ao STF monocrático. Porque Pacheco não esperou o pleno do STF se manifestar para abrir essa CPI? Esperamos que seja uma estratégia interessante para deixar essa novela para o ano eleitoral de 2022. E neste ano acelerar as reformas necessárias, que Randolfe odeia. Esse inútil senador vota contra todas as reformas. Seria interessante um artigo do jornalismo da revista oeste apresentar o curriculum parlamentar desse inútil senador e de seus feitos como despachante do STF.
Para que temos 3 inúteis Randolfes, Katias, Tassos por Estado?
Já que tinha que abrir a CPI, a decisão foi correta. Investigar todo mundo que usou dinheiro federal. Limita a apenas os recursos federais, mas o grosso do dinheiro é federal.
Ou seja, se investiga a União e se o dinheiro chegou aos estados e municípios. Daí para frente o Senado não pode investigar mais nada.
Se é isso mesmo, continua o Legislativo e o STF, pensando que todos nós somos idiotas iguais a eles; tenham certeza que não, tão pouco corruptos e antipatriotas!