O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autorizou — enfim — a instalação da CPMI do 8 de janeiro. A leitura do requerimento ocorreu na sessão do Congresso Nacional aberta no início da tarde desta quarta-feira, 26.
Antes mesmo da leitura do requerimento que autoriza a instalação, Pacheco afirmou à imprensa que os trabalhos da CPMI do 8 de janeiro serão iniciados a partir da próxima semana.
Apesar da abertura das indicações para a composição da comissão, a definição de todos os nomes também ocorrerá somente na próxima semana, conforme apurou Oeste.
O aval para a instalação da CPMI do 8 de janeiro era aguardado para a sessão da última semana do Congresso Nacional. Pacheco, no entanto, ajudou o governo do presidente Lula e adiou a instalação da comissão, que, diferentemente de uma comissão comum, é “mista”, reunindo deputados federais e senadores.
A instalação da CPMI ocorre em meio à mudança de postura por parte da base governista. Até meados da última semana, o governo era contrário à existência da comissão. O discurso dos aliados de Lula mudou depois que imagens mostraram a presença do então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto no dia em que o local foi invadido por manifestantes.
No mesmo dia das revelações das imagens, divulgadas em primeira mão pela emissora CNN Brasil, Gonçalves Dias deixou o ministério lulista. Além da sua queda, o governo passou a discursar em favor da instalação da CPMI — e agora atua nos bastidores do poder para conquistar para aliados a presidência e a relatoria da comissão.
Qual será a composição da CPMI do 8 de janeiro?
Uma vez instalada, a CPMI do 8 de janeiro terá de definir a sua composição. Pelos regimentos do Congresso, ela será constituída por 15 senadores e 15 deputados, além de dois líderes de Minoria, em rodízio. Além disso, outros 15 senadores e 15 deputados serão suplentes. Caberá a eles apresentar relatório final sobre as investigações referentes às invasões aos prédios dos Três Poderes em até 120 dias (prazo que pode ser prorrogado por mais 60 dias).
As vagas para uma CPMI levam em consideração os tamanhos dos blocos partidários. Pelo lado da oposição, que sempre defendeu a instalação de uma comissão para investigar o que de fato ocorreu no dia 8 de janeiro, o Partido Liberal (PL) tem os nomes dos deputados André Fernandes (CE), Eduardo Bolsonaro (RJ) e Delegado Ramagem (RJ) como indicados pelo lado da Câmara.
Pelo lado da base governista, que anteriormente atuava contra a instalação da CPMI do 8 de janeiro, quatro senadores devem ser indicados para compor a mesa diretora da comissão: Humberto Costa (PT-PE), Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL).
A Oposição tem que ser unida contra todos os canalhas que o PT e seus satélites vão colocar nesta CPI.
Qualquer sugestão para a Direita será bem vista.
Aqueles da oposição que não participarem desta luta de gladiadores da CPI devem fornecer o máximo de informações para os seus colegas que estão na arena.
Recomendo que esses comentaristas mais animadinhos aí abaixo que se contenham e deixem ou não suas comemorações para depois. A canalhice está só começando, OK?
Um bosta será sempre um bosta!
ATÉ QUE ENFIM, ESTE INÚTIL E COVARDE FEZ ALGUMA COISA!!!!!!!!!!!!!!!
Canalha
Drogado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vejam a reportagem acima do mito.
CHUUUUPAAAA PAAAXEEEECOOO!!!!
Esse pessoalzinho tá muito confiante!
Temos o imperador do Xandaquistão e seus discípulos;
Temos o Alto Clero com seus asseclas;
Temos o Baixo Clero com seus comparsas;
Uma das lições de Sun-Tzu, de seu livro A Arte da Guerra, diz: “Ao encurralar seu inimigo, dê à ele a chance de escapar, ou ele lutará até à morte, não pra te vencer, mas sim pra sobreviver!
Nesse caso, a atual configuração dos três poderes da república, enxerga a população e a oposição ao governo, como inimigos.
Se não proporcionarem o mínimo que nossa Carta Magna nos assegura, com direito ao salvo conduto no tocante as liberdases, teremos a total ruptura do que sobrou de nossa democracia já tão em frangalhos.
1932 é logo ali!
Eu diria Aleluiah para os céus! Mas não direi por que o sujeito não fez mais do que sua obrigação. Politiqueiro arrivista! Atrasou de propósito a mando do STF/Alexandrino.
Enfim, a marionete do PT resolveu se mexer!
Acho muito interessante a expressão “autoriza” a instalação da CPMI.
Significa, então, que todas as providências, ou atividades, ou comissões, ficam na “dependência” exclusiva de “autorização”(sic) desse pseudopresidente do Senado?
Significa, então, também, que sem essa “autorização”(sic) nada ocorre na Casa do Povo?
É esse pseudopresidente do Senado quem decide o que pode e o que não pode acontecer no Congresso Nacional?
É essa a regra constitucional, a regra legal, a regra regimental do tal Senado Federal?
Ou seja, esse pseudopresidente do Senado estaria “LEGALMENTE” investido como DITADOR DA CASA LEGISLATIVA?
Hoje Bolsonaro alegou que a postagem feita logo após os atos de vandalismo de 8 de janeiro foi feita, e logo a seguir apagada, quando estava sob efeitos de remédios. Provavelmente todas as declarações dos 04 anos foram feitas sob efeitos de remédios.
O safado liberou a CPMI pra abafar a ditadura que estão implantando no país, os ensinamentos de Lenin sendo colocado em prática, tudo bem feitinho.
Sim a PL das”fake news ” é a implantação definitiva para a Stalinização do país ,mas creio q isso vai respingar na imprensa tradicional pois o comunismo se instala assim …vem com narrativas altruístas até seduzir os trouxas q acreditam que são aliados ….a lei do retorno existe
O bloco do “Pastel de Vento” fará de tudo para atrapalhar os trabalhos. O que esperar de Humberto Costa, Omar Aziz, Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros? Ainda mais na companhia de Danones, é a fórmula perfeita para coisa nenhuma.
Torço para que os que irão investigar a fundo sejam blindados de todo jogo sujo e rasteiro para que assim possam falar toda a verdade ao Brasil e ao mundo sobre os acontecimentos de 8 de janeiro.
Lamentável, com essa galera que vc sitou não vamos chegar a lugar algum, já estou quase desistindo de acompanhar os acontecimentos, só coisa errada que prevalece, só os sujos sobrevivem.
Exatamente , nem vou acompanhar ,vou é orar e entregar pra Deus , pois esses senadores farão tudo para inverter a situação e blindar o cachaceiro e sua quadrilha ,atrapalhar até …
Só espero que os deputados não se iludam com lisura desses senadores.
Ore para Bolsonaro se livrar das drogas lícitas.
Entre ser viciado em cachaça ou remédio, qual você prefere ?