Na Câmara dos Deputados, o Partido Liberal (PL) vai indicar três nomes para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. São eles: André Fernandes (CE), Eduardo Bolsonaro (SP) e Delegado Ramagem (RJ).
A informação foi confirmada pelo líder do partido na Casa, o deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), a Oeste. Segundo o político fluminense, no Senado, a sigla pretende indicar Jorge Seif (SC) e Magno Malta (ES).
Em contrapartida, o governo deve selecionar os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Humberto Costa (PT-PE), Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues e o deputado federal André Janones (Avante-MG). A CPMI deve durar quatro meses.
Fernandes, que é o autor da CPMI, teve sua participação colocada sob suspeita pelo governo. Na semana passada, o vice-líder petista no Congresso, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ), disse que o PT pretende acionar a Justiça para impedir a participação do deputado cearense na comissão.
“Essa história de que o autor do pedido de CPMI vira presidente ou relator só acontece quando há acordo”, explicou Lindbergh. “Nós nunca aceitaríamos que o André Fernandes (PL-CE), que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por sua participação no 8 de janeiro, participasse da CPMI.”
Nas redes sociais, Fernandes rebateu a ação do governo, dizendo que eles estão com medo da investigação sobre o 8 de janeiro. “Não venham me dizer que sou suspeito, pois me lembro bem que, há dois anos, o presidente do senado não aceitou a interferência da justiça, que alegava a suspeição de Renan Calheiros na relatoria da CPI da Covid”, escreveu o deputado.
Conforme Lindbergh, o governo — que tentava boicotar a investigação até semana passada — pretende ficar com a presidência e a relatoria do colegiado. A Oeste, contudo, Côrtes disse que o PL vai brigar para ficar com, ao menos, uma das duas atribuições mais importantes.
O presidente da CPMI vai ser escolhido pelo voto dos integrantes. Uma vez eleito, o líder da comissão escolhe um relator. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve ler o requerimento do colegiado na quarta-feira 26.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Por favor lutem em não deixar relatoria e presidência com a esquerda, senão de nada adiantará.
Os indicados do governo são a nata dos canalhas. Imaginem a performance do Janones, um canalha aloprado !!
O que o pessoal da direita tem de entender de uma vez por todas é que o PT é extremamente corrupto e sabe bem que também é; eles usam isso em favor deles, são experts. Tem de ir em cima desses caras, procurar os podres desses caras e jogar no ventilador, jogar o jogo deles, falar de igual pra igual, não pode baixar cabeça e deixar eles falarem sabendo que é mentira, rebater na cara deles no mesmo tom que eles usam e por aí vai. O petista ele é assim: ele primeiro tenta cooptar a pessoa, se eles verem que não dá certo, que o cara não vai pro lado deles, ele atacam politicamente o cara, ataca a integridade moral da pessoa (e pra isso eles inventam mentiras, difamam, fala meia verdades, adulteram fatos e espalham na militância para a militância espalhar e fazer escarcéu. Se depois não der certo, a verdade aparecer, problema nenhum. O estrago já foi feito). Também atacam a vida familiar do cara, procura qualquer coisa que possa ser usado contra um filho, esposa, mãe, pai (e nesse casso vale também mentir, deturpar fatos, inventar narrativas, tudo); petista não tem limites, não tem pudor,não tem peso na consciência É assim que eles fazem dentro de universidades e em qualquer meio que estejam presentes. Quando disserem um ai, diz dois, senão esses caras tomam conta mesmo.
Na cepeí do xinavírus, Renan Canalheiros, Omar Azia, Oto, e outras tralhas também eram todos investigados e parte direta com a roubalheira na compra fraudulenta de equipamentos do consórcio NE nos seus Estados…e enchiam o saco direto na inútil cepeí das mentiras
tic tac
RAMAGEM é imprescindível!!!
André merece muito. Pela experiência em investigação Ramagen é excelente. Eduardo será motivo do PT querer judicializar tudo.