O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que cometeu um erro ao não arquivar o requerimento para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro, no início desta legislatura, como, segundo ele, manda o regimento. A CPI propunha chegar aos culpados pela depredação de patrimônio público, em Brasília, durante um protesto na Praça dos Três Poderes.
A declaração foi uma resposta à senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), que acusou Pacheco de dar uma “interpretação pessoal” ao solicitar uma nova lista de assinaturas em prol da CPI. Das 44 assinaturas alcançadas na legislatura anterior, só 15 congressistas reiteraram apoio à CPI. Nove senadores retiraram seus nomes. Outros 20 deixaram de assinar o novo documento.
“Talvez o que tenha sido o equívoco desta presidência foi, em razão da atipicidade dessa situação, da gravidade do 8 de janeiro, de um requerimento feito no recesso parlamentar, com número de assinaturas suficientes, ter deixado de arquivá-lo”, disse Pacheco, na terça-feira 21. “E, de fato, eu deixei de arquivar esse requerimento, como fiz com todos os outros requerimentos que estavam pendentes de apreciação, como sempre foi no Senado Federal.”
Na sequência, Pacheco garantiu não ter feito “manobras” contra a CPI. Em entrevista coletiva, Soraya declarou que não concordava com a forma como foi conduzido o processo de ratificação.
Com a CPI do 8 de janeiro enterrada, ainda há a possibilidade de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, de autoria do deputado federal André Fernandes (PL-CE), que também quer investigar os responsáveis pelos atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes.
CPMI
A CPMI do 8 de janeiro pode ser judicializada na próxima semana, caso os parlamentares da oposição não consigam fazer um acordo com Pacheco. Os apoiadores da CPMI desejam fechar a negociação com o senador até a sexta-feira 24. Há quase um mês, o pedido aguarda a boa vontade de Pacheco para ser instaurado.
Para fazer a leitura do requerimento, o presidente da Casa deve convocar uma sessão do Congresso Nacional, com senadores e deputados. Conforme apurou Oeste, a instauração da CPMI deve acontecer na primeira sessão do Congresso, ainda sem data definida. De autoria do deputado federal André Fernandes (PL-CE), o pedido possui a adesão de 193 deputados e 37 senadores.
Enquanto Pacheco não instala a comissão, o governo do presidente Lula tenta minar a CPMI — por exemplo, represando a liberação de emendas parlamentares. Na quarta-feira 15, Fernandes acionou a Procuradoria-Geral da República com uma notícia-crime contra o presidente Lula e o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
Leia também: “Brasília, 8 de janeiro de 2023”, reportagem publicada na Edição 147 da Revista Oeste
O que é a política! Dilma foi levada para Minas Gerais para perder para esse Pacheco, caso contrário ele não se elegeria. E o povo enganado pelo PT. Se Dilma fosse eleita como senadora seria uma insignificante em todos os sentidos; já Pacheco se prestou direitinho para vassalo de uma agenda de esquerda corrupta é atrasado.
Não pensei que Minas pudesse ter um senador pior que Dilma Rousseff
Pilantra que enganou os mineiros, apesar de não terem muitas opções ou era esse que se mostrou vendido ou a dilmanta
Esse Rodrigo Pacheco, é o maior responsável por tudo que está acontecendo no país hoje. É um lixo na política brasileira! Esse não se elege nem pra Vereador em minas. Preferível que tivessem elegido Dilma, porque é burra. Agora Pacheco é inteligente para o mal. Esse não vale um sibazol vencido. O LIRA que fica esperto. Lira o povo brasileiro confia em você. Você é a esperança do povo Brasileiro!
O maior erro foi do povo mineiro, elegeu um traira e covarde, espero que no final do mandato que lhe resta, os mineiros tenham aprendido e lhe dê o troco e te coloca pra ver navios.
O Brasil anda uma bagunça com Lula e seus pelegos. É muita incompetência reunida em um grupo só.
Não sei qual dos últimos 3 presidentes do senado, é o pior.
Sei que todos, são apátridas e, jamais deveriam estar naquela casa.
PALHAÇO
Seu maior erro foi ter sido eleito
Teu erro foi trair o País…
O maior traíra do povo brasileiro chama-se Rodrigo Pacheco! Esse é o responsável por tudo que está acontecendo no país hoje. Esse não se elege nem pra gari em Minas. Se bem que o povo mineiro vem elegendo só traste na política. Como pode o povo mineiro apoiar e votar em um ex-presidiário? Olha o caos que estamos atravessando no país! Só incompetência das supostas autoridades!
ESTE BRASIL É UMA VERGONHA
Vergonhoso
Tem que exigir a instalação dessa cpmi e averiguar tudo o que aconteceu no 8 jan e punir os responsáveis, por ação ou omissão.
Teu erro foi vc perder o caráter se que teve algum dia, teu erro foi dar valores a bandidos deixando se vender por alguma coisa muito interessante p vc teu erro foi pelo erro de quem te elegeu p o qual não é da competência de covardes
Parceiro, ele não pode ser senador. A banca de advocacia dele possui vários processos no STF, segundo noticiado. Logo, de senador, passa a atuar como um medíocre, covarde, permitindo todo tipo de iniquidade de membros do STF, impedindo a instauração da cpf do 08/01, que irá mostrar que infiltrados manipularam os incautos imbecis que tanto prejudicaram a direita, resultando nesta busca de calar quem pensa diferente deste lici que ocupa o poder atualmente. Resumindo: estamos integres a desqualificados em posição de poder.
Escroto, cafajeste, desrespeito ao povo brasileiro, vagabundo , será que seus eleitores apoiam essa decisão de bandido ?
Pois é, os mineiros votaram por eliminação, mas será que se a dilma tivesse conseguido o emprego de senadora, conseguiria ser presidente do senado?????
Que esperar de um pais comandado por um corrupto e apoiado por um covarde presidindo um senado. Somos mesmo uma republiqueta escrota.
Espero que minas acorde nas próximas eleições ao senado e meta um penabunda nesse pilantra.
Pacheco quer agradar ao PT e STF para ser indicado para uma das vagas q se abrirão na Suprema petralha Corte
Não. Quem errou foi seu pai que não usou camisinha. Canalha de uma figa!
Pacheco é indigno do cargo, IMORAL. Muita cara de pau desse senadorzinho de araque. CAPACHO do Governo Lula e do STF, PILANTRA.
Respeite a democracia e instale pela via legal e obrigatória a cpmi que é o instrumento das minorias, Pacheco.
Queremos a verdade sobre as prisões:
1- quais provas
2- quais crimes
3- quais condutas individuais
Do contrário será o bonde de Auschwitz- papuda.
Pior que esse Pacheco, só mesmo os senadorzinhos que o reelegeu para Presidente do Senado. As atitudes dele são sempre contra o povo brasileiro.
Que vergonha para Minas ter um senador dessa péssima qualidade. Realmente nós não sabemos votar.
Pode ter gente igual, mas mais sem vergonha que esse Pacheco é impossível!
“Espelho, espelho meu, pode haver alguém mais submisso do que eu”?
Ridículo, indigno, imoral
Paxecu, depois do ex-presidiário tu é o pior dos marginais
Esse 0 a esquerda não deveria ser sequer senador já que é um peso morto na presidência da casa,deveria é ser arquivador federal,só sabe engavetar…
PACHECÚ,TEU CASO DE BRUMADINHO NO STF PARECE QUE NÃO VAI SAIR SE VOCE NÃO AJUDAR O PT
PACHECÚ,TUA BATATA TA ASSANDO VAGABUNDO
Pois é Pacheco, e o meu erro foi ter votado em você, mas te garanto que esse erro eu nunca mais cometerei.
Ele sabe Filho, que nos enganaria somente uma vez.
8 anos é tempo suficiente prá compor um exército capaz de destruir uma nação. Ainda mais com os exemplos passados por Alcolumbre, Eunício Oliveira, Renan Calheiros, José Sarney…Paremos por aí.
AS NOSSAS MAIS FAMIGERADAS PAUTAS SE NÃO CONCRETIZADAS, REPRESENTA A VERGONHA PELA QUAL VIMOS PASSANDO:
PEC da prisão em 2a. Instância
PEC do voto impresso e auditável
PEC da bengala
PEC da limitação da limitação de permanência no STF máximo de 8 anos, e nomeação restrita a juízes.
VOLTA DE LULA PRÁ CADEIA