O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que vai pautar, no primeiro semestre de 2024, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz para oito anos o mandato de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A Revista Oeste confirmou a notícia publicada pelo G1.
Conforme Pacheco, o momento não é propício para pôr o texto em votação. Isso porque o presidente Lula escolheu o ministro da Justiça, Flávio Dino, para uma vaga na Corte, e Pacheco não quer atrapalhar a romaria por votos e a sabatina de Dino, marcada para 13 de dezembro.
Pacheco defendeu a importância da PEC e disse haver os votos necessários para aprovar a matéria. Na semana passada, o Senado avalizou uma proposta que limita decisões monocráticas de ministros do STF.
Relatoria de PEC em análise por Pacheco que limita mandato de ministros do STF
De autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), a PEC que limita o mandato de ministros do STF deve ser relatada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS). Oeste apurou que a parlamentar recebeu um convite para moldar o texto. A congressista, porém, ainda não se posicionou e deve fazê-lo no ano que vem.
Leia também: “Morte anunciada”, reportagem publicada na Edição 192 da Revista Oeste
O Pacheco leva jeito para ser coveiro, não presidente do senado.
Tudo indica que Pacheco deu ou está sendo um grande golpe na república. Os Vitalícios disserem q não são covardes, deixando no ar sobre quem é covarde.