O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está reunido, nesta segunda-feira, 15, com cinco governadores para discutir uma proposta para renegociação das dívidas dos Estados com a União.
O encontro, que começou às 12h30, reúne os seguintes mandatários: Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Gabriel de Souza (MDB-RS), governador em exercício do Rio Grande do Sul, na Residência Oficial do Senado.
+ Secretário de Segurança de SP articula derrubada de veto de Lula às ‘saidinhas’
A ideia é buscar um entendimento com os governadores para apresentar um projeto de lei sobre a dívida. A ideia é garantir uma modalidade de pagamento dos débitos sem o rigor do Regime de Recuperação Fiscal, que impõe a venda de estatais e o congelamento de salários do funcionalismo.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Pacheco tem como base as negociações do débito de R$ 165 bilhões de Minas Gerais. Desse modo, defende a redução dos juros cobrados, corrigidos pela Taxa Selic ou inflação mais 4% ao ano, além de um refinanciamento da dívida com o desconto dos próprios juros.
A ideia de Pacheco também é que aqueles que tenham ativos possam federalizá-los ou entregá-los em danação em pagamento para amortização do valor principal da dívida. Além disso, outro ponto defendido é que haja um abatimento sobre o saldo final. Existe a discussão sobre a indexação, que é alta na dívida dos Estados com a União.