A defesa do padre Edison Geraldo Bovo, que está sendo processado pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou à Justiça que não deve explicações ao petista.
Lula entrou com “notificação para explicações” após o padre dizer em missa que o petista é o “maior ladrão do mundo “e que comprou o Supremo Tribunal Federal”. Bovo atua em Laranjal Paulista, cidade a 160 quilômetros de São Paulo.
De acordo com os advogados do padre, “quem deve prestar contas à população são [ex] integrantes do funcionalismo público, tal como o requerente (Lula) deveria prestar a respeito de fatos pretéritos que possuem [no mínimo] um cariz imoral”.
Na resposta, os defensores do padre citam que não é o pagador de impostos e o cidadão comum que devem prestar contas das coisas que pensam “em relação às imoralidades ocorridas durante e a respeito do exercício de mandato presidencial do requerente”.
No embate jurídico, advogados de Lula questionam se o padre sabe que o ex-presidente “foi absolvido” em ações criminais.
Entre 2017 e 2019, o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro.
A defesa do padre explica que Lula não foi absolvido, mas teve ações arquivadas por prescrição.
“Sobre o ponto, por maior que seja a boa vontade da qual todas as almas são merecedoras, forçoso é reconhecer que em verdade, muito embora não se possa falar em condenação criminal vigente contra o senhor ex-presidente da República não é possível reconhecê-lo como ‘absolvido’ quando, em verdade, notícias dão conta da perda do direito do Estado de punir por força do advento da prescrição”, citam os advogados de Bovo.
O padre também cita que é um homem de virtudes que tenta ajudar a população de Laranjal Paulista e região. De acordo com a petição, Bovo é um dos responsáveis pela Frac-Emaús, entidade responsável pelo tratamento e recuperação de dependentes químicos e alcoólatras.
“A atuação à frente desta associação beneficente demanda grande energia e sacrifício do padre Edison e de muitos outros colaboradores, os quais tiveram seu foco naturalmente prejudicado pela insegurança [e injustiça] causada pela interpelação judicial da qual ora se trata”, citam os advogados.
Com a reposta enviada por padre Bovo, a promotora de Justiça Ana Cláudia Dutra Cristofani pediu intimação de Lula para “que requeira o que entender de direito”.
Não sou católico, mas fiquei fã deste Padre, homem de coragem, precisamos de líderes assim no nosso Brasil, que não tem medo de se posicionar e falar a verdade. Todos os líderes religiosos deveriam fazer o mesmo, orientar suas comunidades sobre a verdade, pois o povo sofre por falta de conhecimento. Deus abençoe Padre.
O padre Bovo teve que dizer o óbvio uLULAnte.
Parabens padre Bovo , o senhor representa a grande maioria dos cidadãos de bens desse nosso Brasil.Um pinguço que apoia abertamente a legalização do aborto , a censura da imprensa, que sustentou ditaduras sanguinárias em vários conrinentes, solto por manobras de seus apadrinhados mas não inocentado,não pode aparecer como salvador da pátria.Gostaria muito de poder assistir suas preleções em suas missas.Que outros padres sigam seu exemplo que é o de Jesus em denunciar os poderosos corruPTos do seu tempo. Deus continue em seu coração de homem honrado .
Meu apoio irrestrito a desse padre!
É no q deu a lambança provocada pelo STF: pessoas de bem censuradas e a tentativa de serem caladas por corrupto q sequer chegou a devolver o dinheiro roubado!
Faltam padres iguais a esse que, na minha opinião, é um herói. Sou católico e fã de carteirinha desse ilustre brasileiro.
Padre herói do Brasil 👏
Parabéns ao Sr. Padre!
O STF, Lula, corrupção, ignorância, limitação cognitiva, amoralidade, irresponsabilidade, mau-caratismo, etc…., são redundâncias de qualquer um dos adjetivos escolhidos como base.
Não acho que o ladrão comprou o STF. Acho que o STF está pagando um pedágio para o chefe. Um chefe do crime organizado não paga os funcionários. São os funcionários que pagam ao chefe.
Era só o que faltava, ladrão processando o mocinho. Lula foi absolvido onde ? Nem esse STF fake teria coragem para tal, deram um jeitinho de soltá-lo para que se voltasse ao poder garantisse as mamatas desse pessoal podre.
O STF não trabalha para o Brasil é agora é Ladrão processando o cidadão pagador de impostos.
Este é um país de bananas!
Sendo o congresso inoperante, pleno de bandidos e corruptos, nada mais alentador que um sacerdote para o enfrentamento do descarado ladrao. É ladrao e como tal se não na cadeia, era para estar calado e escondido. Foi solto por militantes no poder, NUNCA ABSOLVIDO!
Parabéns padre Bovo pelo seu posicionamento e não omissão, diferentemente da CNBB, que deveria estar defendendo o padre mas a grande maioria da CNBB são comunistas e quando aparece um padre com essa posição deixa a CNBB incomodada
Querido padre, estamos com você!
Parabéns a esse padre.
O ex-presidiário, favorável ao aborto, disse que acha que Deus é petista…Será Alzheimer? Se tentar apertar a mão do Biden os dois ficarão dando giros até o fim dos tempos…
Kkkkk O padre precisa explicar o que todos sabemos…. O cidadão de bem, agora é o bandido…. Brasil.