Proposta surge em meio ao temor de que as eleições municipais sejam inviabilizadas em razão da pandemia de coronavírus
Começa a ganhar corpo no Congresso Nacional a ideia de adiar as eleições municipais desse ano. A proposta seria unificar o pleito com as eleições de 2022.
De acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, a tese conta com a simpatia do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). Caso seja aprovada, os atuais prefeitos e vereadores ficaram mais dois anos no cargo. Uma proposta semelhante já havia sido rejeitada na reforma eleitoral de 2015.
Muitos parlamentares temem que a pandemia do coronavírus inviabilize as eleições municipais. O ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do TSE em maio, já afirmou que não enxerga possibilidade de se adiar a eleição de outubro no momento.
Seria interessante se neste ínterim fosse efetivada a reforma política, com a introdução de voto distrital e distrital misto, no modelo Alemão e, com isso, limpar o congresso e renovar os políticos de alta à baixo. Agora se é para ficar como está, então é mais um casuísmo, pois a eleição só ocorrerá em outubro, poderiam adiar para novembro, no máximo, até lá a crise do coronavírus terá passado.
Meu amigo este Aécio Neves tinha que está preso .
Isso é desonestidade e golpe contra o povo brasileiro!
Não aceitamos essa afronta! Esse Aécio Neves mereceria a forca ou ser infectado com o covid 19.