Parlamentares da oposição criticaram a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, extermínio de judeus promovido pelo governo nazista de Adolf Hitler, na Alemanha.
Em uma publicação no Twitter/X, o senador Sergio Moro (União-PR) criticou a postura do petista e afirmou que a fala “ofende o povo judeu e mancha” a imagem do Brasil.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Lula, ao fazer comparações inadequadas, mostra que não sabe o que foi o holocausto, ofende o povo judeu e mancha, mais uma vez, a imagem do Brasil no exterior. https://t.co/RuNwJaAyHj
— Sergio Moro (@SF_Moro) February 18, 2024
Neste domingo, 18, Lula voltou a chamar de “genocídio” a ação de Israel em Gaza. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico; aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus.”
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados, afirmou que Lula inverte a “lógica das coisas para defender o que é errado e atacar o certo”.
Lula mais uma vez envergonha o Brasil e ataca Israel e o povo judeu comparando a sua legítima defesa contra os terror1stas do Hamas ao genoc1deo promovido por H1tler contra os judeus. É repugnante a capacidade desse crápula de inverter a lógica das coisas para defender o que é… pic.twitter.com/Oaa3AefWU4
— Carlos Jordy (@carlosjordy) February 18, 2024
Osmar Terra (MDB), deputado federal pelo Rio Grande do Sul, defendeu a ação de Israel e destacou que o presidente tem uma “narrativa mentirosa”.
+ Confederação Israelita repudia fala de Lula que comparou ataques de Israel ao Holocausto
É para ficar indignado!Lula acha que “a guerra em Gaza é do exército de Israel contra mulheres e crianças”?!Que narrativa mentirosa.O que ocorre lá é reação ao terrorismo brutal do Hamas, que chacinou famílias indefesas,estuprou,sequestrou e usa mulheres e crianças como escudo! pic.twitter.com/6eVkEKM8sK
— Osmar Terra (@OsmarTerra) February 18, 2024
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que o discurso é uma vergonha e pediu desculpas ao mundo e aos judeus “em nome dos brasileiros”.
Presidente Lula, comparar o HOLOCAUSTO à reação militar de Israel aos ataques terroristas que sofreu é vergonhoso. O holocausto é incomparável e não pode ser naturalizado nunca. Em nome dos brasileiros, pedimos desculpas ao mundo e a todos os judeus. pic.twitter.com/cD8C6mJXjf
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) February 18, 2024
O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, considerou a fala de Lula “surreal”. “A fala surreal de Lula comparando Israel a Hitler vai rodar o mundo ocidental e afundar de vez a imagem do Brasil. Quando a gente acha que ele chegou ao fundo do poço da degradação moral, descobre que o poço dele não tem fundo”, tuitou neste domingo.
Falas de Lula em relação à guerra e a comparação com o Holocausto
O presidente Lula comparou neste domingo,18, os ataques de Israel em Gaza com o Holocausto. As declarações foram feitas a jornalistas em Adis Abeba, capital da Etiópia.
No sábado 17, Lula participou da 37ª Cúpula da União Africana e afirmou que o momento é “propício” para resgatar tradições humanistas, e que isso implica condenar as agressões dos dois lados no conflito entre Israel e Hamas. O presidente retorna hoje ao Brasil.
Leia também: “Lula fala em ‘conivência’ para fuga da prisão de Mossoró”
Como se manifestam os judeus “cumpanheiros” de Lula e da esquerda que o apoia? Acho que tem muitos, até ministro.
Asqueroso! Abjeto! Criminoso! Ele nos cobre de vergonha!
Nem Lula entende o que fala. É um inútil que alguns idiotas admiram sua inteligência. Inteligência de perfil de líder do botequim dos sindicatos e que vota contra todas as reformas aprovadas pelo Legislativo.
Esse BEBUM não sabe nada da história do povo judeu, ele só fala mal do povo de Israel por um motivo, pq o ministro de Israel é amigo de Bolsonaro.
O amor relativo venceu!
Fux, o peruca não vai se manifestar? Desculpem-me, esqueci que o dono do sta, Adolf, não permite.
Esse animal abre a boca para envergonhar o povo.
Infelizmente temos um comunista semianalfabeto no cargo de Presidente da República.
Quanto mais você aprende, mais você entende o quão pouco você realmente sabe.
Imagine ser uma pessoa pobre e descobrir que o Luladrão que literalmente não faz nada está ganhando 100 milhões de dólares por ano, ele conseguiu isso com a ajuda de votos somente existentes dentro das urnas eletrônicas, mas onde realmente estão seus eleitores?
O LULA NAO EM CULPA, É APENAS UMA VITIMA. TODO JUMENTO SEGUE O SEU INSTINTO QUE É NATURAL.
ESSES SAO OS CULPADOS:
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Aqui no Brasil profundo chamamos isso de JUMENTADA.
Como você derrota o regime esquerdopata petralha? É simples, mesmo diante de um incêndio violento, siga em frente com o amor do povo. Apesar dos ciclones cataclísmicos, marche em frente recusando-se a recuar, e óbviamente recuse fazer o papel de idióta útil nas eleições, sempre exija o voto impresso antes de ir as urnas. Como sabemos com a presença do Moraes no comando do TSE, essa é a insígnia indicativa de um ambiente de lassidão moral, e ausência de ética profissional. Abra os olhos, exubere a dignidade e fale em voz alta, assim como falam os bravos soldados de Israel: meu povo, minha responsabilidade – minha sociedade, minha responsabilidade – meu mundo, minha responsabilidade.
Como ele não lê nem sabe fazer essa comparação …tristeza ter um governante assim….
Se Hitler ainda vivesse seria um ídolo para o 9. Ao ladrão mentiroso só lhe é devido uma conotação: imoral.
Até quando vão permitir que esse verme continue falando em nome de um país ? Esse criminoso deve ser preso imediatamente juntamente com aqueles que o sustentam no poder.